Dedicado à Pietra Andrade Rodrigues, autora da idéia - 15 de Julho de 2010

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Nacional Kid

.
Nashônaru Kiddo / National Kid
Ano de Produção: 1961/1962
Criação: Daiji Kazumine
Produção: Toei Company
Dublagem: AIC São Paulo / Emerson Camargo
.
"Nacional Kid" foi uma série da TV japonesa exibida originalmente no Japão entre 04 de Agosto de 1960   e 27 de Abril de 1961. Produzida pela Toei Company, tinha por principal finalidade servir de merchandising para a fábrica de eletrodomésticos National Electronics (hoje Panasonic).
.
O criador do herói foi Daiji Kazumine, o mesmo que tempos depois criaria o personagem Spectreman. Kid tinha poderes especiais, voava e lutava pela paz. O elenco era formado por atores amadores e todos os episódios foram filmados em preto e branco.
.
Na abertura, a locução da AIC São Paulo - feita de forma brilhante por Emerson Camargo - dizia:
.
"Mais rápido que os aviões a jato,
Mais forte que o aço!
O invencível super herói, cavaleiro da paz e da justiça ... Nacional Kid!"
.
"Nacional Kid" era um personagem originário do planeta Andrômeda. Quando percebe que uma grande nave espacial se dirige para a Terra, resolve ir atrás para ver do que se trata. Os vilões eram os "Incas Venusianos", seres que pretendiam tomar nosso planeta pelo fato de termos construído uma bomba atômica.
.
.
O que ninguém sabia era que "Nacional Kid" era na verdade o Professor Massao Hata. E poucos perceberam que dois atores diferentes personificaram o herói: Ichiro Kojima iniciou a série, sendo substituído por Shiutaro Tatsumi a partir da trama "O Império Submarino".
.
Kid vestia um uniforme especial com a letra N no peito. Além disso, usava capacete, máscara, luva, capa e voava de braços abertos. Com duas pistolas que emitiam uma espécie de luz, lutava contra seus inimigos de forma abertamente coreografada, algo que mais lembrava uma dança do que uma luta propriamente dita.
.
.
A série no total é composta de 39 episódios, distribuídos ao longo de 5 histórias:
  • Os Incas Venusianos
  • Os Seres Abissais
  • O Império Subterrâneo
  • Os Zarrocos do Espaço
  • O Mistério do Garoto Espacial
De todas as tramas a que marcou mais foi sem dúvida a primeira. Os Incas Venusianos eram seres de orelhas pontiagudas, vestidos com um traje preto, com a letra Z estampada. Eram comandados pela imperatriz Aura e seus dois asseclas, Kábia e Vímana. A característica marcante era a saudação ao Deus Auíca (saudação essa que se tornou muito popular no Brasil). Os Incas Venusianos voavam ao erguer os joelhos, como se fossem subir uma escada, dando a impressão de estarem correndo pelo espaço.
.
.
"Nacional Kid" estreou no Brasil pela TV Record, Canal 7 de São Paulo, em Maio de 1964. O programa era exibido as terças feiras, 19h30 e logo se transformou numa referência em termos de audiência. Em 1968 migrou para a TV Globo onde, em diferentes dias e horários, permaneceu até 1971. Consta que a série não mereceu reprises posteriores por conta do então Ministro da Ditadura Militar, Alfredo Buzaid, que teria censurado a exibição de séries que apresentavam super-heróis voadores. Reza também a lenda que um incêndio na Globo teria destruído as películas em exibição, não existindo outras cópias contempladas com a dublagem da AIC São Paulo. Anos depois, rumores deram conta da existência de uma outra cópia de tais películas com a dublagem original em poder de um colecionador do Espírito Santo.
.
Pelo sim, pelo não, Nacional Kid estava redublado quando alguns episódios foram lançados em VHS no ano de 1993. Em 1996 a série voltou a ser exibida na nossa TV aberta, via Rede Manchete de Televisão. Em DVD, a série foi lançada totalmente redublada em duas oportunidades: a primeira em 2002 - formatada em dois discos - e a segunda em 2009 através de um relançamento promovido pela Focus Filmes (ano em que o herói foi tema de Carnaval da Unidos da Tijuca no desfile do Grupo Especial). Em 2019 passou a fazer parte da grade da Amazon Prime Video.
.
.
"Nacional Kid" apresentava efeitos criativos numa época onde não existia computação gráfica e foi sem sombra de dúvidas o "abre-alas" para outras séries japonesas como Ultraman e tantos outros que vieram depois.
.
Apesar do histórico de sucesso no Brasil, não teve tanta audiência em seu país de origem. A ideia de utilizar um personagem para fazer merchandising permaneceu entre os japoneses, a ponto de lançarem em 1967 uma série de TV chamada "Kosoku Esupa", entre nós conhecida como Esper.
.
Nacional Kid - Entrevista com  Emerson Camargo
Dublador do Personagem - Lançamento em VHS - 1993
.
.
Nacional Kid - Jornal da TV Cultura
Lançamento em DVD - 2009
.
.

8 comentários:

  1. Realmente duas coleções de National Kid foram descobertas em mãos de colecionadores, uma no Espírito Santo e outra no Rio Grande do Sul. No caso do RGS, a Sato Company, que havia comprado os diretos da série para lançá-la em VHS entrou na justiça reclamando as cópias por julgar-se no direito delas, terminou por perder a causa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite tudo bem?
      Saberia dizer se essas duas pessoas tem a série completa do National Kid com a dublagem AIC?

      Excluir
    2. Teremos de pesquisar para tentar saber algo.

      Excluir
    3. Entao.. na matéria que escreveste fala de "rumores" que alguém do Espirito Santo tenha.
      Tem o nome da pessoa?

      Excluir
    4. Salvo engano da minha parte o nome do colecionador é Paulo Tardin.

      Excluir
  2. E isso sepulta a lenda que um incêndio na Globo teria destruído as películas em exibição, não existindo outras cópias contempladas com a dublagem da AIC São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Amigos... saberiam dizer que sao essas duas pessoas que tem cópias de National Kid? E se elas tem a serie completa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salvo engano da minha parte o nome do colecionador é Paulo Tardin.

      Excluir