Dedicado à Pietra Andrade Rodrigues, autora da idéia - 15 de Julho de 2010

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

James West


.
The Wild Wild West
Produção: 1965 a 1969
Número de Episódios: 104
Elenco: Robert Conrad, Ross Martin
Criação: Michael Garrison
Estúdio: Columbia Television
Dublagem: AIC/SP, TV Cine Som/RJ, DublaSom-Guanabara e Herbert Richers.
.
Faroeste ou Espionagem? Talvez tenha sido essa a questão que o produtor Michael Garrison tenha feito a si próprio analisando o gênero western, que havia vendido como água na TV americana na década de 50 e na primeira metade da década de 60, em contraste com a "Bondmania" que assolava o mundo após a produção de "007 Contra Goldfinger", em 1964.
.
Foi pensando num gênero que já havia vendido muito e em outro que estava mais do que na moda, que Garrison pensou em fazer uma mescla colocando – literalmente – James Bond em cima de um cavalo. Para tanto, procurou por Hunt Stomberg, chefe de programação da Rede CBS e tentou convencê-lo sobre a viabilidade do projeto. Elaborar uma mescla de gêneros tão distintos entre si não era uma tarefa fácil. Fazer um novo James Bond televisivo estava fora de cogitação, já que a rede NBC exibia desde setembro de 1964, com grande sucesso no ano de 1965, "O Agente da UNCLE", primeiro seguidor de 007 na TV.
.
.
Garrison pensou num personagem que após a guerra civil se reportasse diretamente ao Presidente Grant. Os nomes pensados para o herói foram Jim West, Sam South, Tom East e Hal North. O grande problema em princípio foi achar roteiristas que conseguissem misturar faroeste e espionagem, tendo em vista que esses profissionais eram especialistas e quem escrevia um gênero, não conseguia escrever outro. Havia também um detalhe que incomodava: James Bond encontrava-se com seu chefe "M", que lhe orientava sobre a missão a ser executada. O muito que 007 fazia depois era encontrar-se com "Q", o cientista mestre de armas e truques, que dava ao herói todo um arsenal de recursos a serem utilizados naquele trabalho. Fazer isso com James West era impossível pela época em que a série estava baseada. Como fazer o herói se deslocar com freqüência até Washington numa época em que o meio de transporte mais utilizado era um cavalo?
.
.
Foi para responder a essa indagação que criou-se então o personagem Artemus Gordon. Ele traria os detalhes para que James West pudesse executar a missão, além de dota-lo de um arsenal de recursos para cada empreitada. Mas, com o passar do tempo, o personagem de Artemus passou a trabalhar em tempo integral, assumindo a característica de mestre dos disfarces.
.
O sonho da Rede CBS seria ter Paul Newman como James West. Como Newman era um ator caro e dificilmente se envolveria num projeto de TV, resolveram promover testes à procura do ator ideal. Consta que Rory Calhoun chegou a ser escolhido. Calhoun havia estrelado entre 1958 e 1960 a série de TV "O Texano" (The Texan). Por interferência da própria rede CBS ele acabou perdendo o papel, já que os executivos de produção não o consideravam adequado para viver o personagem.
.
.
O ator Robert Conrad não era exatamente um estranho no mundo televisivo. Ele havia co-estrelado com Anthony Eisley e Connie Stevens a telessérie "Hawaiian Eye", entre 1959 e 1963. Seu personagem, Tom Lopaka, alcançou grande sucesso na ocasião.
.
Ao saber que o ator John Derek não havia comparecido para os testes em James West, Conrad tomou como iniciativa tentar o papel. Seu grande problema era a pouca estatura. Assim sendo, os testes foram feitos usando planos de chão diferenciados para o ator, que sempre aparecia usando chapéu e botas com saltos especiais. Embora Bruce Lansbury e James Aubrey, executivos da CBS, conhecessem Conrad da série "Hawaiian Eye", pairava sobre ambos a dúvida sobre qual seria sua real altura.
.
Os testes foram feitos por Ethel Winant de modo a parecer que Conrad era razoavelmente alto. Ao ser perguntada sobre isso por Aubrey, Ethel respondeu que ele era alto o suficiente. E Robert Conrad foi contratado.
.
O papel de Artemus Gordon sempre foi de Ross Martin. Ele já era a primeira opção da CBS quando da concepção do projeto. Mesmo assim, recusou-o em quatro oportunidades porque os executivos de produção não promoviam as alterações por ele solicitadas. Martin queria viver um personagem que gostasse de disfarces, teatro e de mulheres, fugindo ao máximo de cenas que envolvessem lutas corporais.
.
.
Armado de um assistente e residindo dentro de um trem - dotado de uma locomotiva e quatro vagões cheios de truques - "James West" estreou nos Estados Unidos em 17 de Setembro de 1965.
.
Quando o herói surgiu foi um choque: um cowboy de calça justa e sapato com salto falso, que escondia badulaques explosivos. A abordagem era a mesma de James Bond, só que num oeste cheio de mistério e aventura. Seu parceiro era um cavalheiro por excelência. Artemus Gordon era uma espécie de Dr. Watson de um Sherlock Holmes galã, que tinha um andar de quem caminhava com botas apertadas. O charme da série foi logo identificado pelo grande público, colocando-a entre as 20 mais vistas na temporada 1965/66 com uma média de 22 pontos na audiência (nenhuma das três temporadas posteriores atingiu novamente essa marca).
.
O título de cada episódio possuía o termo "The Night" (assim como em "O Agente da UNCLE" cada título possuía o termo "The ... Affair"). E antes de cada comercial a cena era congelada, se transformando num storyboard. E o que mais impressiona até hoje foi a audácia dos produtores em misturar engenhocas mecânicas num tempo em que aquilo não existia.


A exemplo de outras produções em início de carreira cujo sucesso era incerto, "James West" foi produzido inicialmente em preto e branco. O processo de cor era ainda muito caro para a época e só poderia ser utilizado em produções com resultado financeiro garantido. Por isso, os 28 primeiros episódios que compõem a primeira temporada foram filmados nesse formato.
.
.
O segundo ano da série estreou em setembro de 1966. O lamentável é que um mês antes da estréia dessa temporada, o produtor Michael Garrison faleceu ao cair do alto de uma escada em sua própria residência. A morte dele quase tirou o programa do ar, mas Bruce Lansbury insistiu na continuidade. Embora o episódio "The Night of The Golden Cobra" (A Cobra Dourada) tenha sido o primeiro a ser filmado em cores, o episódio de abertura da temporada foi "The Night of The Exccentrics" ("A Noite dos Excêntricos"). Foi também a partir desta temporada que o ator Robert Conrad formou um time fixo de dublês, sob sua liderança. O episódio "The Night of the Vicious Valentine" ("A Perversa Valentina") - exibido em 10 de fevereiro de 1967 - rendeu a atriz Agnes Moorehead um prêmio Emmy. Agnes também trabalhava na série de TV "A Feiticeira" (Bewitched – 1964/72), onde vivia a personagem Endora. Alguns episódios dessa temporada chegam a ser fantásticos, misturando também ficção, como volta no tempo, transporte feitos através de quadros e até discos voadores!
.
Para quem aprecia muita ação, a terceira temporada talvez seja a melhor das quatro. Há quem diga que é a melhor da fase colorida. Alguns episódios valem exclusivamente por isso e pela trilha musical, bastante acelerada e criativa. A estréia ocorreu em setembro de 1967. Robert Conrad e sua equipe de dublês chegaram a transformar um dos estúdios num ginásio com equipamentos de boxe. O ator gostava de fazer suas próprias cenas perigosas. O problema é que vez por outra alguém se machucava e a constante presença de uma ambulância na porta dos estúdios começou a preocupar os executivos de produção.
.
.
Em janeiro de 1968, quando filmava o episódio "The Night of The Fugitives" ("Os Fugitivos"), Conrad sofreu uma queda ao se balançar num candelabro e caiu de cabeça num piso de concreto que estava pintado para parecer madeira. O ator foi parar no hospital com uma fratura no crânio, paralisando a produção da série por 12 semanas. Tal episódio só foi concluído após sua recuperação e incluído no lote da temporada seguinte.
.
A quarta temporada da série estreou em setembro de 1968. Os problemas verificados nesta etapa superaram os anteriores. Durante as filmagens de "The Night of Araricous Actuary", Ross Martin quebrou a perna numa seqüência de duelo, sendo substituído por um dublê. Como consequência, Martin só pode ser filmado da cintura para cima nos três episódios seguintes. Durante as filmagens de "The Night of Fire and Brinstone" ("Fogo e Enxofre"), Martin passou mal e sofreu um ataque cardíaco que quase o matou. Os médicos chegaram a afirmar que ele não voltaria para o programa, já que tomava café em excesso e fumava quatro maços de cigarro por dia. O ator foi substituído por “parceiros convidados”.
.
Charles Aidman foi o assistente de James West em quatro episódios, William Schallert foi o assistente de James West no episódio de duas partes "The Night of The Wigged Terror" ("Terror Alado") e Alan Hale Jr. foi o assistente de West no episódio "The Night of The Sabatini Death" ("A Morte de Sabatini"). Em dezembro de 1968, Ross Martin voltou a integrar o elenco do programa em "The Night of Diva" ("A Noite de Diva").
.
.
Ao contrário do que muitos possam pensar, "James West" não acabou por problemas de queda na audiência. Em verdade, o governo americano estava iniciando uma campanha contra a violência na televisão e a série foi a bola da vez. Os assassinatos de Robert Kennedy e do líder negro Martin Luther King eram os ícones desse movimento. A ordem era diminuir cenas de luta, não utilizar instrumentos cortantes, não quebrar cadeiras nas costas de ninguém e usar revólver só em último caso, evitando–se ao máximo matar quem quer que fosse.
.
Com cenas perigosas feitas na base da coreografia, "James West" aos poucos iria perder sua principal característica. Para piorar ainda mais esse quadro, Robert Conrad machucou seriamente o joelho durante uma sequência de luta no episódio "The Night of The Cossacks" ("Os Cossacos"), saindo do estúdio diretamente para o hospital, levado por uma ambulância. Após esse acontecimento e com toda a campanha feita pelo governo americano a Rede CBS decidiu cancelar o programa, que exibiu seu último episódio em solo americano no dia 11 de Abril de 1969.
.
Os Vilões
.
Ao longo de sua carreira televisiva, James West enfrentou vários vilões. Mas dois deles marcaram época. O Conde Manzeppi – vivido pelo ator Victor Buono – e o Dr. Miguelito Loveless – vivido pelo ator anão Michael Dunn.
.
Buono atuou no episódio de estréia, vivendo um outro papel. Apareceu como o Conde Manzeppi em apenas dois episódios da segunda temporada. Era mágico, fazia de West e Gordon gato e sapato e fugia no final, abrindo assim precedente para uma nova aventura. Os exemplares em que atua são fantásticos e apresentam situações mais do que improváveis.
.
O Dr. Miguelito Loveless é um caso à parte. Ele foi para James West o que o Prof. Moriarty foi para Sherlock Holmes. Sempre acompanhado por uma bela mulher, Miguelito respeitava West e este retribuía na mesma sintonia. Loveless foi tão marcante que apareceu em 10 dos 104 episódios que compõem o programa.
.
O Retorno
.
Não demorou muito para que executivos de produção conseguissem trazer James West de volta para a televisão. Em 1979, Robert Conrad e Ross Martin foram convidados a repetirem seus papéis no telefilme "The Wild Wild West Revisited". O filme mostra ambos aposentados: West morando com várias mulheres e crianças e Gordon excursionando pelo país com uma companhia de teatro. Ambos são chamados para combaterem o filho do Dr. Miguelito Loveless. O ator anão Michael Dunn havia falecido em 1973 e quem interpreta seu filho é o ator/cantor Paul Williams. Victor Buono aparece no elenco vivendo um Secretário de Estado. A crítica considerou o filme mediano, mas o público o recebeu bem, uma vez que na ocasião havia interesse em se saber a quantas andavam seus astros e como se sairiam de novo na pele dos antigos personagens.
.

E foi esse entusiasmo que fez com que os produtores alavancassem um novo telefilme em 1980, que se intitulou "More Wild Wild West". Desta vez, o vilão chamava-se Albert Paradine II e foi vivido pelo comediante Jonathan Winters. A receptivade do público desta feita foi menor e o filme, por sua vez, não conseguiu boas avaliações.
.
Em 1981 o ator Ross Martin veio a falecer vitimado por um novo enfarte e isso sepultou de vez a possibilidade da realização de um novo exemplar. Vale ressaltar que nenhum desses dois telefilmes foram exibidos no Brasil (TV aberta ou paga).
.
 Dublagem
.
Os episódios em preto e branco da primeira temporada de "James West" foram dublados pela AIC SP. As companhias responsáveis pela dublagem das três temporadas restantes foram, respectivamente, a TV Cine Som - Rio de Janeiro, a Dublasom - Guanabara e a Herbert Richers, com alguma confusão na transição de uma temporada para outra. 

Constatações:

1 O episódio "A Cobra Dourada", do segundo ano, tem dublagem da AIC SP (estúdio que dublou a primeira temporada). O mesmo ocorre com o episódio "O Retorno da Morte". No anúncio de estréia do primeiro ano, na TV Excelsior, em 1967 aparecem fotos de tais episódios;

2) O episódio "A Marca de Fogo" do terceiro ano, tem dublagem da TV Cine Som RJ (estúdio que dublou a segunda temporada), assim como o episódio "O Dr. Loveless Morreu";

3) O episódio "Os Fugitivos", do quarto ano, tem dublagem da Dublasom Guanabara (estúdio que dublou a terceira temporada), assim como "A Grande Chantagem", o primeiro da temporada 4.

Acredita-se que isso deva ter ocorrido face o critério de distribuição de episódios adotada para o Brasil por ocasião da exibição original dos mesmos.
.
É curioso observar que na dublagem brasileira foi abolido o termo "The Night..." (A Noite...), que consta em todos os episódios da série. O mesmo fora aproveitado em raros episódios, como no caso de "A Noite dos Excêntricos" e "A Noite de Diva".
.
O programa chegou ao Brasil sendo distribuído pela CBS Filmes do Brasil (depois Viacom e agora Network). Segundo o colega e colaborador Marco Antonio, a Network informa que a dublagem das 4 temporadas ainda existe, porém com problemas que precisariam de recuperação (chiados, sons distorcidos e incubados). Caso uma emissora queira transmitir, provavelmente não conseguirá exibir os 104 episódios a não ser que opte pela legenda (a exemplo do que o TCM fez com "Bonanza").
.
No Brasil
.
A série estreou no Brasil em 05 de Abril de 1967, uma quarta-feira, as 22h00, através da TV Excelsior Canal 9 de S. Paulo. A emissora na ocasião anunciava na imprensa que não iria reprisar um único episódio.
.
Anúncio veiculado no Jornal "Folha de São Paulo" em 19 de Abril de 1967
Episódio: "O Feiticeiro Estremeceu a Terra"
.
.
A receptividade, no entanto, não foi muito grande, já que o público da Excelsior estranhou um pouco a mescla de gêneros espionagem x faroeste. Em Dezembro de 1967 "James West" já estava na TV Tupi - emissora que exibiu a segunda temporada em 1968 e a terceira, a partir de 1969. Em 1970 a Tupi anunciou uma espécie de maratona de James West com novo episódios. Fica a dúvida se a Tupi exibiu a temporada 4 ainda em 1970, já que alguns títulos de tal temporada estão evidenciados no acervo do extinto jornal "Diário da Noite" daquele período. Em 1971/72 a TV Bandeirantes – Canal 13 de São Paulo – começou a exibir o programa quase que diariamente  às 19h30. Vale dizer que até aí, todas as películas enviadas para o Brasil eram fornecidas em preto e branco, pelo fato do Brasil não possuir transmissões coloridas.
 .

Em 1974, a mesma TV Bandeirantes voltou a exibir a série "pela primeira vez em cores", mostrando o lote de episódios da quarta e última temporada, exibindo-os todos os sábados, as 21h00. O mesmo foi adquirido em cores pelo fato do Brasil já estar efetuando esse tipo de transmissão desde 1972. A mesma Bandeirantes providenciou, a seguir, os lotes coloridos do segundo e terceiro ano e começou a exibi-los – juntamente com os do quarto ano - de segunda à sábado, as 20h00.
.
Foi nessa ocasião que praticamente todas as aberturas da segunda e terceira temporada foram refeitas pela Herbert Richers, mostrando inclusive o título original da série (até então era mostrado o título em português). Primeiro detalhe curioso: ninguém sabe porque o episódio "The Night of the Feathered Fury" - "Fúria Incontrolável" (do segundo ano) teve a locução da TV Cine Som RJ mantida em sua abertura. Segundo detalhe curioso: o episódio "The Night of The Bogus Bandits" - "Os Falsos Bandidos" (último do segundo ano) foi totalmente redublado na ocasião pela Herbert Richers. Os episódios da primeira fase (em preto e branco) não foram reprisados na ocasião e por esse motivo tiveram seu formato original de áudio e apresentação mantidos.
.
Em 1976, quando ganhou a concessão de uma emissora no Rio de Janeiro, o empresário Silvio Santos tinha um grande problema: a falta de programas para compor sua grade de programação. Foi quando inventou então a tal da "Sessão Corrida", tal e qual acontece nos cinemas. O mesmo episódio de uma série podia ser visto das 20h às 21h, das 21h às 22h e das 22h às 23h. "James West" foi adquirido pela TVS, que trocou o nome da atração para “O Valente Bonitão”. Claro que o público percebeu logo em seguida de que série se tratava e nunca perdoou a emissora por um título tão brega. Mesmo assim, começaram a enxergar em "James West" uma opção, ainda mais quando a Rede Globo emplacava no horário uma novela de teor mediano. A revista "Amiga", da Bloch Editores, publicou na ocasião um artigo que dizia “James West nunca pensou que seus tiros fossem tão longe... é a maior audiência da TVS durante a semana...”. Pasmem, uma série que naquela época emplacava mais de dez anos após sua origem nos Estados Unidos, dava para uma emissora do Rio de Janeiro a média de 11 pontos no horário nobre, concorrendo com telenovelas da Rede Globo de Televisão.
.
Em 1978, "James West" voltou a ser apresentado com regularidade pela TV Bandeirantes, de segunda à sábado, as 19h30, com uma vantagem: os episódios coloridos da segunda, terceira e quarta temporadas, eram exibidos de segunda à sexta-feira e os episódios em preto e branco, da fase inicial, passavam aos sábados. E esta foi a última vez que o público brasileiro teve a oportunidade de assistir a esses primeiros episódios na TV aberta.
.
Na década de 80 (mais precisamente em 1985/86) "James West" foi parar na TV Record, integrando o time de séries que eram apresentadas na famosa "Sessão Bang-Bang" (que exibia também "Bonanza", "Laramie", "Laredo" e "Chaparral"). Os episódios apresentados foram os coloridos da segunda, terceira e quarta temporadas.
.
Em 2004 "James West" voltou a ser exibido no Brasil via canal pago Retro Channel (DirecTV), especializado em filmes e séries antigas. As cópias apresentadas estavam com som original (muito baixo, por sinal) e legendas (precárias) em português.
.
Curiosidades
.
Durante a abertura das quatro temporadas, o que sempre se mostrou foi o nome do ator Robert Conrad como Jim West;
.
Existe uma diferença entre a apresentação do primeiro ano em preto e branco em relação às demais temporadas coloridas. A apresentação do primeiro ano mostra o desenho do herói beijando uma mulher que tem a intenção de esfaqueá-lo pelas costas. Ela porém, fica tonta com o beijo dele e não leva adiante seu intento. Nas demais temporadas, o herói percebe a intenção da moça e lhe dá um soco (este último formato fora o adotado na abertura descartada para o episódio piloto, que mostrava "The Wild West" como título ao invés de "The Wild Wild West");
.
Numa cena de perseguição do episódio "Terror Subterrâneo" ("The Night of The Underground Terror") o ator Robert Conrad rasga sua calça deixando a cueca exposta;
.
Enumerar os vários erros de seqüência entre todos os episódios da série parece ser uma missão quase impossível. São tantos que talvez ninguém se atreva um dia a catalogá-los. Existem cenas onde o herói entra na água, molha os cabelos e em seguida aparece com os mesmos secos e penteados;
.
Se observarmos bem, veremos que o cabelo de Robert Conrad alterna entre curto e comprido num mesmo episódio, assim como aparece com penteados diferentes numa mesma sequência de cena, em vários títulos da série;
.
Ross Martin (Artemus Gordon), ao contrário do que muitos pensam, não era americano. Ele nasceu na Polônia em março de 1920. Além de Polonês, falava inglês, francês, espanhol e italiano. Foi casado com Muriel Weiss entre 1941 e 1965 (quando ela faleceu vitimada por câncer) e com Olavee Parsons entre 1967 e julho de 1981 (quando Martin morreu, aos 61 anos, vítima de um novo ataque cardíaco, durante uma partida de tênis). Com Muriel, Ross Martin teve uma filha. Com Olavee, adotou os dois filhos que ela já tinha de um casamento anterior. Consta que Olavee Parsons faleceu em 2002;
.
O ator anão Michael Dunn (Dr. Miguelito Loveless) chamava-se na verdade Gary Neil Michael Joseph A´Dunn Miller. Nasceu em outubro de 1934 e faleceu em agosto de 1972, aos 38 anos. Embora a causa oficial tenha sido acondroplasia, correm rumores que o mesmo tenha cometido suicídio;
.
O ator Robert Conrad (James West) nasceu Conrad Robert Falk no dia 01 de Março de 1935. Casou-se com Joan Kenley em 1952 e teve cinco filhos. O divórcio veio em 1977. Em 1983 casou-se com a atriz LaVelda Fann com quem teve mais três filhos. O divórcio veio em 2010. A saúde do ator ficou seriamente comprometida a partir de 2003 quando, dirigindo embrigado, bateu no carro de Kevin Burnett, um jovem de 26 anos, que veio a morrer dois anos depois. Conrad foi condenado a a seis meses de prisão domiciliar e a cinco anos de liberdade condicional (além de responder a um processo civil movido pela família do falecido). Em decorrência do acidente, sofreu lesão na medula espinhal, algo que deixou seu lado direito do corpo parcialmente paralisado (além de comprometer totalmente seu braço esquerdo). Durante um bom tempo, precisou utilizar uma cadeira de rodas para poder se locomover. Depois passou a andar com muita dificuldade, após ter superado com medicamentos uma fase aguda de depressão. Faleceu em 08 de Fevereiro de 2020 vitimado por insuficiência cardíaca.
.
O ator Victor Buono aparece como convidado no episódio piloto da série mas só marcou época em "James West" quando, em dois episódios da segunda temporada, viveu o vilão Conde Manzeppi. Atuava também na série de TV "Batman", onde interpretava o vilão Rei Tut. Atuou em "The Wild Wild West Revisited", vivendo um Secretário de Estado. Nasceu em fevereiro de 1938 e faleceu em janeiro de 1982, aos 44 anos, em conseqüência de um ataque cardíaco.
.
 O Filme de 1998
.
Em 1998, a Warner Brothers anunciou a produção de uma adaptação cinematográfica de "James West". Muitos se animaram com a ideia  mas o resultado foi desastroso. No Brasil, a fita chamou-se "As Loucas Aventuras de James West". O ator negro Will Smith foi o escolhido para viver James West e um apático Kevin Kline interpreta Artemus Gordon. Preconceitos à parte, quem conheceu a clássica série da TV sabe muito bem que West não era negro (até porque na época em que o programa era baseado, negros não conseguiam tamanha graduação a ponto de serem homens de confiança do Presidente dos Estados Unidos).
.
Em "As Loucas Aventuras de James West", os agentes especiais do governo James West (Will Smith) e Artemus Gordon (Kevin Kline) recebem a missão de encontrar o diabólico Dr. Arliss Loveless (Kenneth Branagh), que planeja matar o Presidente dos Estados Unidos com a ajuda de um veículo gigantesco, uma verdadeira arma ambulante chamada "Tarântula". A princípio rivais, West e Gordon unem seus talentos e tornam-se uma dupla, passando a confiar um no outro.



O diretor/produtor dessa adaptação é Barry Sonnenfeld. Iniciou carreira como diretor de fotografia, formando uma colaboração com os irmãos Coen no primeiro filme deles, "Gosto de Sangue", e continuando com "Arizona Nunca Mais" e "Ajuste Final". Seus outros trabalhos como diretor de fotografia incluem "Jogue a Mamãe do Trem", "Te Pego Lá Fora", "Quero Ser Grande", "Harry e Sally - Feitos um Para o Outro" e "Louca Obsessão". Sonnenfeld recebeu um Emmy em 1985 por seu trabalho de câmera no especial para a TV "Out of Step".
.
Da série original ficaram apenas os nomes, o trem, as armas escondidas e um tema musical que muitos terão dificuldade em reconhecer. De resto, é uma grande ofensa aos fãs da clássica série da TV. A bem da verdade, é um amontoado de besteiras com bons efeitos especiais.
.
A Música
.
O tema musical de James West foi composto por Richard Markowitz. Fazem parte dos créditos musicais da série maestros do calibre de Morton Stevens, Robert Drasnin e Richard Shores. A La-La Land Records chegou a lançar temas originais em 4 CDs.



A despeito do que ocorrera com outros sucessos americanos, James West nunca gerou uma versão feminina e nem teve episódios da série de TV adaptados e lançados em circuitos de cinema.
.
 Conclusão
.
DVD - Todas as 4 temporadas - Caixa Baú
.
Todas as quatro temporadas que compõem a série foram lançadas em DVD nos Estados Unidos. A princípio, individualmente, depois em uma caixa baú (foto acima), que contempla todos os 104 episódios do programa e também os dois longas produzidos para televisão em 1979 e 1980. A fragilidade da embalagem dessa caixa baú é gritante e os discos se apresentam soltos, acondicionados em papelão. A primeira temporada apresenta comentários de Robert Conrad a cada episódio e num determinado disco existe um extra apresentando a trilha sonora composta por Richard Markowitz. Nas demais temporadas nenhum extra foi considerado. Assistido em computador, é possível liberar pelo mouse uma legenda em inglês para deficientes auditivos. Num player normal isso não pode ser feito já que tal opção não é disponibilizada através do menu.
.
No Brasil, a produtora World Classic iniciou o lançamento da série em DVD no ano de 2015. Cada temporada é composta por dois volumes. Com som original e legendas em português, trata-se de algo que, se não é oficial, ao menos tem uma apresentação razoável considerando os recursos disponíveis. Somente os dois volumes que contemplam a segunda temporada é que apresentam episódios com a dublagem original (em péssimo estado de conservação). Os dois volumes que contemplam a quarta e última temporada foram lançados no primeiro semestre de 2018. O último disco contempla os longas de 1979 e 1980 que foram feitos para televisão. A Paramount - detentora dos direitos oficiais sobre a série - recebeu ao longo do tempo vários pedidos para lançar a série em DVD aqui no Brasil. O retorno obtido é que a matriz americana não aposta num bom nível de vendas em território brasileiro.
.
Falar em futuro para "James West" é difícil. Trata-se de uma das várias séries clássicas que a TV americana produziu na década de 60. Mereceu inúmeras reprises em décadas posteriores. Gerou dois longas para TV - um em 1979 e outro em 1980. O episódio piloto foi lançado em VHS e a série já está toda disponível em DVD. Gerou também uma adaptação para cinema em 1998 com Will Smith e Kevin Kline. O que mais se pode esperar?
.
O sucesso do seriado alavancou a carreira de Robert Conrad, que estrelou depois outras séries de TV como "The D A" (1971), "Demônios do Ar" (1976), "The Duke" (1979), "Um Homem Chamado Sloane" (1979) e "Policiais da Montanha" (1988). O sucesso de "James West" também ajudou a carreira de Ross Martin que apareceu depois como convidado em séries como "Columbo", "As Panteras", "O Homem Invisível", "Havaí 5-0", "Mulher Maravilha", "Barnaby Jones" e "McCloud". Martin nunca mais teve papel fixo numa série de TV porque os executivos de produção - considerando seus problemas de saúde relacionados ao coração - temiam tê-lo sob contrato por muito tempo.
.
James West - Abertura Descartada - Episódio Piloto
.
.
James West - Abertura da Primeira Temporada
.
.
James West - Abertura Colorida - Dublada
.
.
James West - The Night of the Firebrand - 1967 - Imagem Digital
.
.
Lista de Episódios
.
Os títulos entre parênteses referem-se aquilo que foi adotado por ocasião da dublagem original. Na falta deles, prevalece o que foi lançado em DVD. Apontamos ainda episódios onde o título em DVD difere do original.
.
1ª Temporada (1965/66) - Preto e Branco
.
01. "The Night of the Inferno" (A Noite do Inferno - 17/09/65). Roteiro: Gilbert Ralston. Direção: Richard Sarafian. Atores Convidados: Suzanne Pleshette, Victor Buono, Nehemiah Persoff. Obs: o ator Victor Buono interpretou o vilão Rei Tut na série "Batman". Não faz aqui o papel que o consagrou em "James West" – Conde Manzeppi – que só apareceu em 2 episódios da segunda temporada. É o único episódio que não possui um prólogo e também o único a apresentar o ator James Gregory como o Presidente Grant. Cada parada para comercial mostra a cena congelada em forma de desenho animado. Para o restante da primeira temporada, adotaram fotografias texturizadas.
.
02. "The Night of the Deadly Bed" (A Cama Mortal - 24/09/65). Roteiro: George Schenk & William Marks. Direção: William Whitney. Produção: Fred Freiberger. Atores Convidados: Barbara Luna, J.D. Cannon.
.
03. "The Night the Wizard Shook the Earth" (O Feiticeiro Estremeceu a Terra - 01/10/65). Roteiro: John Kneubuhl. Direção: Bernie Kowalski. Produção: Fred Freiberger. Atores Convidados: Michael Dunn, Leslie Parrish, Richard Kiel. Obs: primeiro episódio com o vilão Dr. Miguelito Lovelless. Richard Kiel é o vilão "Dentes-de-Aço" da série James Bond, fase Roger Moore.
.
04. "The Night of Sudden Death" (Morte Súbita - 08/10/65). Roteiro: Oliver Crawford. Direção: William Whitney. Produção: Fred Freiberger. Atores Convidados: Robert Loggia, Sandy Kenyon, Antoinette Bower.
.
05. "Night of the Casual Killer" (Assassino Casual - 15/10/65). Roteiro: Bob Baresh. Direção: Don Taylor. Produção: Collier Young. Atores Convidados: John Dehner, Ruta Lee, Bill Williamsicks. Único episódio sem o artigo "The" no título.
.
06. "The Night of a Thousand Eyes" (Mil Olhos - 22/10/65). Roteiro: Preston Wood. Direção: Richard Sarafian. Produção: Fred Freiberger. Atores Convidados: Jeff Corey, Diane McBain, Celeste Yarnall.
.
07. "The Night of the Glowing Corpse" (O Corpo Fosforecente - 29/10/65). Roteiro: Henry Sharp. Direção: Irving Moore. Produção: Fred Freiberger. Atores Convidados: Kipp Hamilton, Philip Pine, Oscar Beregi.Em DVD no Brasil saiu com o título de "Cadáver Incandescente".
.
08. "The Night of the Dancing Death" (A Dança da Morte - 05/11/65). Roteiro: Fred Freiberger e William Tunberg. Direção: Harvey Hart. Produção: Fred Freiberger. Atores Convidados: Mark Richman, Ilze Taurins, Arthur Batanides. Este episódio menciona o termo "Kung Fu" (um ano antes de "O Besouro Verde" e sete anos antes de "Kung Fu").
.
09. "The Night of the Double Edged Knife" (Faca de Dois Gumes - 12/11/65). Roteiro: Stephan Kandel. Direção: Don Taylor Produção: Collier Young. Atores Convidados: Leslie Nielsen, John Drew Barrymore, Katherine Ross. Obs: Leslie Nielsen é o mesmo ator da série cinematográfica "Corra que a Polícia Vem Aí". Katherine Ross é a atriz que em 1969 atuou com Paul Newman e Robert Redford no clássico de cinema "Butch Cassidy". Este foi o primeiro episódio produzido após a conclusão do piloto, mas acabou sendo o nono na cronologia de exibição.
.
10. "The Night the Terror Stalked the Town" (O Terror Comove o Povoado - 19/11/65). Roteiro: John Kneubuhl e Richard Landau. Direção: Avan Ganzer. Produção: Fred Freiberger. Atores Convidados: Michael Dunn, Phoebe Dorin, Richard Kiel. Uma lápide mostra a data de nascimento de James West: 02 de Julho de 1842 (portanto, ele seria do signo de câncer).
.
11. "The Night of the Red-Eyed Madman" (O Demente de Olhos Vermelhos - 26/11/65). Roteiro: Stanford Whitmore. Direção: Irving Moore. Produção: Fred Freiberger. Atores Convidados: Martin Landau, Joan Huntington. Obs: Martin Landau é o mesmo ator que integrou o elenco da série "Missão Impossível" (1966/73).
.
12. "The Night of the Human Trigger" (Gatilho Humano - 03/12/65). Roteiro: Norman Katlov. Direção: Justis Addiss. Produção: Fred Freiberger. Atores Convidados: Burgess Meredith, Kathie Browne, Gregg Palmer. Obs: Burgess Meredith é o mesmo ator que viveu o vilão Pinguin na série "Batman". Também trabalhou na série cinematográfica "Rocky".
.
13. "The Night of the Torture Chamber" (A Câmara de Tortura - 10/12/65). Roteiro: Phillip Saltzman e Jason Wingreen. Direção: Alan Crosland, Jr. Produção: Fred Freiberger. Atores Convidados: Alfred Ryder, Henry Beckman, Sigrid Valdis.
.
14. "The Night of the Howling Light" (Luz Uivante - 17/12/65). Roteiro: Henry Sharp. Direção: Paul Wendkos. Produção: John Mantley. Atores Convidados: Sam Wanamaker, Scott Marlowe, Ralph Moody.
.
15. "The Night of the Fatal Trap" (Armadilha Fatal - 24/12/65). Roteiro: Jack Marlowe e Robert Barron. Direção: Richard Whorf. Produção: Collier Young. Atores Convidados: Ron Randell, Charles Davis, Joseph Ruskin.
.
16. "The Night of the Steel Assassin" (Assassino de Aço - 07/01/66). Roteiro: Calvin Clements. Direção: Lee H. Katzin. Produção: John Mantley. Atores Convidados: John Dehner, Sue Ane Langdon, Allan Jaffe.
.
17. "The Night the Dragon Screamed" (O Dragão Gritante - 14/01/66). Roteiro: Kevin De Courcey. Direção: Irving Moore. Produção: John Mantley. Atores Convidados: Philip Ahn, Richard Loo, Ben Wright.
.
18. "The Night of the Grand Emir" (O Grande Emir - 28/01/66). Roteiro: Donn Mullally. Direção: Irving Moore. Produção: John Mantley. Atores Convidados: Robert Middleton, Yvonne Craig. Obs: Ivonne Craig é a atriz que viveu a heroína Batgirl no terceiro ano da série "Batman" (1965/68).
.
19. "The Night of the Flaming Ghost" (O Fantasma Ardente - 04/02/66). Roteiro: Robert Hammer e Preston Wood. Direção: Lou Katzmann. Produção: John Mantley. Atores Convidados: John Doucette, Lynn Loring, Karen Sharpe.
.
20. "The Night of the Whirring Death" (Zumbido Mortal - 18/02/66). Roteiro: Jackson Gillis. Direção: Mark Rydell. Produção: John Mantley. Atores Convidados: Michael Dunn, Norman Fell, Richard Kiel.
.
21. "The Night of the Puppeteer" (O Fantoche - 25/02/66). Roteiro: Henry Sharp. Direção: Irving Moore. Produção: John Mantley. Atores Convidados: Lloyd Bochner, John Hoyt. Único episódio da série a contar com trilha sonora de Dave Grusin (por sinal, maravilhosa). 
.
22. "The Night of the Bars of Hell" (As Barras do Inferno - 04/03/66). Roteiro: Bob Wright. Direção: Richard Donner. Produção: Gene Coon. Atores Convidados: Arthur O'Connell, Elisha Cook, Indus Arthur.
.
23. "The Night of the Two-Legged Buffalo" (O Búfalo de Duas Pernas - 11/03/66). Roteiro: John Kneubuhl. Direção: Edward Dein. Produção: Gene Coon. Atores Convidados: Nick Adams, Dana Wynter, Robert Emhaedt.
.
24. "The Night of the Druid's Blood" (Sangue de Druida - 25/03/66). Roteiro: Henry Sharp. Direção: Ralph Senensky. Produção: Gene Coon. Atores Convidados: Don Rickles, Ann Elder, Sam Wade.
.
25. "The Night of the Freebooters" (Os Flibusteiros - 01/04/66). Roteiro: Gene Coon. Direção: Edward Dein. Produção: Gene Coon. Atores Convidados: Keenan Wynn, Andre Philippe, William Campbell.
.
26. "The Night of the Burning Diamond" (Queima de Diamantes - 08/04/66). Roteiro: Ken Kolb. Direção: Irving Moore. Produção: Gene Coon. Atores Convidados: Robert Drivas, Christine Schmidtmer.
.
27. "The Night of the Murderous Spring" (O Assassino da Primavera - 15/04/66). Roteiro: John Kneubuhl. Direção: Richard Donner. Produção: Michael Garrison. Atores Convidados: Michael Dunn, Jenie Jackson, Phoebe Dorin.
.
28. "The Night of the Sudden Plague" (Praga Súbita - 22/04/66). Roteiro: Ken Kolb. Direção: Irving Moore. Produção: Michael Garrison. Atores Convidados: Theodore Marcuse, Nobu McCarthy.
.
2ª Temporada (1966/67) - Cor
.
29. "The Night of the Eccentrics" (A Noite dos Excêntricos - 16/09/66). Roteiro: Charles Bennett. Direção: Robert Sparr. Produção: Michael Garrison. Atores Convidados: Victor Buono (Conde Manzeppi), Richard Pryor. Obs: primeiro episódio com o vilão Conde Manzeppi. Participação de Anthony Eisley, que co-estrelou com Robert Conrad a série "Hawaiian Eye".
.
30. "The Night of the Golden Cobra" (A Cobra Dourada - 23/09/66). Roteiro: Henry Sharp. Direção: Irving Moore. Produção: Michael Garrison. Atores Convidados: Boris Karloff, Michael York, Audrey Dalton. Obs: primeiro episódio filmado em cores.
.
31. "The Night of the Raven" (O Corvo - 30/09/66). Roteiro: Ed D. Lorenzo. Direção: Irving Moore. Produção: Michael Garrison. Atores Convidados: Michael Dunn, Phyllis Newman, Phoebe Dorin.
.
32. "The Night of the Big Blast" (A Grande Explosão - 07/10/66). Roteiro: Ken Kolb. Direção: Ralph Senensky. Produção: Michael Garrison. Atores Convidados: Patsy Kelly, Ida Lupino, Mala Powers. Obs: episódio favorito do ator Ross Martin.
.
33. "The Night of the Returning Dead" (O Retorno da Morte - 14/10/66). Atores Convidados: Peter Lawford, Sammy Davis Jr., Ken Lynch.
.
34. "The Night of the Flying Pie Plate" (O Disco Misterioso - 21/10/66). Roteiro: Daniel Ullman. Direção: Robert Sparr. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: William Windom, Leslie Parrish, Ford Rainey. Primeiro episódio onde os quadros de congelamento antes dos comerciais assumem a forma de desenho em vez de fotos texturizadas ou coloridas. Foi também o primeiro episódio produzido após a morte de Michael Garrisson. Em DVD no Brasil saiu com o título de "O Disco Voador".
.
35. "The Night of the Poisonous Posey" (Veneno Mortal - 28/10/66). Roteiro: Don Mullahy. Direção: Alan Crosland, Jr. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Delphi Lawrence, Percy Rodriguez, Hal Lynch.
.
36. "The Night of the Bottomless Pit" (O Poço sem Fundo - 04/11/66). Roteiro: Ken Kolb. Direção: Robert Sparr. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Theodore Marcuse, Tom Drake, Joan Huntington.
.
37. "The Night of the Watery Death" (Morte Aquática - 11/11/66). Roteiro: Michael Edwards. Direção: Irving Moore. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: John Van Dreelen, John Ashley, Jocelyn Lane.
.
38. "The Night of the Green Terror" (O Terror Verde - 18/11/66). Roteiro: John Kneubeuhl. Direção: Robert Sparr. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Michael Dunn, Paul Fix, Anthony Caruso, Phoebe Dorin.
.
39. "The Night of the Ready Made Corpse" (Cadáver Útil - 25/11/66). Roteiro: Ken Kolbamp e Bob Wood. Direção: Irving Moore. Produção: Michael Garrison. Atores Convidados: Carroll O'Connor, Alan Bergmann, Karen Sharpe. Obs: o produtor Michael Garrisson faleceu durante as filmagens deste episódio em 17/08/66.
.
40. "The Night of the Man-Eating House" (A Casa de Campo - 02/12/66). Roteiro: John Kneubeuhl Direção: Alan Crosland, Jr. Produção: Michael Garrison. Atores Convidados: Hurd Hatfield, William Talman. Episódio com o menor elenco de toda a série.
.
41. "The Night of the Skulls" (As Caveiras - 16/12/66). Roteiro: Robert C. Dennis e Earl Barret. Direção: Alan Crosland, Jr. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Donald Woods, Lisa Gaye, Douglas Henderson.
.
42. "The Night of the Infernal Machine" (A Máquina Infernal - 23/12/66). Roteiro: Shimon Wincelberg. Direção: Sherman Marks. Produção: Michael Garrison. Atores Convidados: Ed Begley, Elaine Dunn, Will Kuluva, Vito Scotti. Obs: Will Kuluva fez o papel do Chefe da UNCLE, no piloto da série "O Agente da UNCLE".
.
43. "The Night of the Lord of Limbo" (O Lorde do Limbo - 30/12/66). Roteiro: Henry Sharp. Direção: Jesse Hibbs. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Ricardo Montalban, Dianne Foster, Felice Orlandi. Obs: Ricardo Montalban é o mesmo ator que estrelou nos anos 70 a série "A Ilha da Fantasia".
.
44. "The Night of the Tottering Tontine" (A Tontina Vacilante - 06/01/67). Roteiro: Elon Packard e Norman Hudis. Direção: Irving Moore. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Robert Emhardt, Harry Townes, Henry Darrow. Obs: Henry Darrow é o mesmo ator que atuava na série "Chaparral".
.
45. "The Night of the Feathered Fury" (Fúria Incontrolável - 13/01/67). Roteiro: Henry Sharp. Direção: Robert Sparr. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Victor Buono (Count Manzeppi), Michelle Carey. Obs: segundo – e último episódio – com o vilão Conde Manzeppi.
.
46. "The Night of the Gypsy Peril" (Perigo Cigano - 20/01/67). Roteiro: Ken Kolb. Direção: Alan Crossland. Jr. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Mark Slade, Ruta Lee, Arthur Batanides.
.
47. "The Night of the Tartar" (Os Tártaros - 03/02/67). Roteiro: Robert C. Dennis e Earl Barret. Direção: Charles Rondeau. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: John Astin, Malachi Throne, Susan Odin. Obs: John Astin é o mesmo ator que atuava na série "A Família Adams".
.
48. "The Night of the Vicious Valentine" (A Perversa Valentina - 10/02/67). Roteiro: Leigh Chapman. Direção: Irving Moore. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Agnes Moorehead, Sherry Jackson, Diane McBain. Obs: Agnes Moorehead (a Endora, da série "A Feiticeira"), ganhou um prêmio "Emmy" por sua atuação neste episódio.
.
49. "The Night of the Brain" (O Cérebro - 17/02/67). Roteiro: Calvin Clements. Direção: Lawrence Peerce. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Edward Andrews, Brioni Farrell, Allen Jaffe.
.
50. "The Night of the Deadly Bubble" (A Bolha Mortal - 24/02/67). Roteiro: Michael Edwards. Direção: Irving Moore. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Alfred Ryder, Judy Lang, Lou Krugman.
.
51. "The Night of the Surreal McCoy" (O Falso McCoy - 03/03/67). Roteiro: John Kneubeuhl. Direção: Alan Crosland, Jr. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Michael Dunn, John Doucette, John Alonzo.
.
52. "The Night of the Colonel's Ghost" (O Fantasma do Coronel - 10/03/67). Roteiro: Ken Nolb. Direção: Charles Rondeau. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Kathie Browne, Lee Bergere, Alan Hewitt.
.
53. "The Night of the Deadly Blossom" (Flor Mortífera - 17/03/67). Roteiro: Daniel Mainwaring. Direção: Alan Crosland, Jr. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Nehemiah Persoff, Miko Taka.
.
54. "The Night of the Cadre" (O Quadro - 24/03/67). Roteiro: Digby Wolfe. Direção: Leon Benson. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Richard Jaeckel, Don Gordon, Sheilah Wells.
.
55. "The Night of the Wolf" (O Lobo - 31/03/67). Roteiro: Robert C. Dennis e Earl Berret. Direção: Charles Rondeau. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Joseph Campanella, John Marley, Lorri Scott.
.
56. "The Night of the Bogus Bandits" (Os Falsos Bandidos - 07/04/67). Roteiro: Henry Sharp. Direção: Irving Moore. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Michael Dunn, Patsy Kelly, Marianna Hill. .
.
3ª Temporada (1967/68) - Cor
.
57. "The Night of the Bubbling Death" (Morte Borbulhante - 08/09/67). Roteiro: David Moessinger. Direção: Irving Moore. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Madlyn Rue, Harold Gould, William Schallert.
.
58. "The Night of the Firebrand" (A Marca de Fogo - 15/09/67). Roteiro: Edward J. Lakso. Direção: Michael Coffey. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Pernell Roberts, Lana Wood, Paul Lambert. Obs: Pernell Roberts era o galã Adam na série "Bonanza". Lana Wood é irmã da falecida atriz Natalie Wood. Erro gritante: quando uma carroça está deixando o forte, um objeto branco - na verdade um carro - pode ser visto passando pelo fundo.
.
59. "The Night of the Assassin" (O Assassino - 22/09/67). Roteiro: Robert C. Dennis e Earl Barret. Direção: Alan Crosland Jr. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Robert Loggia, Donald Woods, Conlan Carter.
.
60. "The Night Dr. Loveliss Died" (O Dr. Loveless Morreu - 29/09/67). Roteiro: Henry Sharp. Direção: Alan Crosland Jr. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Michael Dunn, Susan Oliver, Robert Ellenstein.
.
61. "The Night of the Jack O'Diamonds" (Os Diamantes - 06/10/67). Roteiro: Denne Bart Petticlero. Direção: Irving Moore. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Frank Silvera, Mario Alcalde, James Alamanzar. Em DVD no Brasil saiu com o título de "Jack O'Diamonds".
.
62. "The Night of the Samurai" (O Samurai - 13/10/67). Roteiro: Shimon Wincelberg. Direção: Gunner Hellstrom. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Irene Tsu, Paul Stevens, Thayer David.
.
63. "The Night of the Hangman" (O Carrasco - 20/10/67). Roteiro: Peter G. Robinson e Ron Silver. Direção: James B. Ckark. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Martin Brooks, Anna Capri, Sarah Marshall.
.
64. "The Night of Montezuma's Hordes" (As Hordas de Montezuma - 27/10/67). Roteiro: Max Ehrlich. Direção: Irving Moore. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Ray Walston, Carla Borelli. Obs: Ray Walston é o mesmo ator da série "Meu Marciano Favorito".
.
65. "The Night of the Circus of Death" (O Circo da Morte - 03/11/67). Roteiro: Arthur Weingarten Direção: Irving Moore. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Joan Huntington, Arlene Martel, Phil Bruns.
.
66. "The Night of the Falcon" (O Falcão - 10/11/67). Roteiro: Robert E. Kent. Direção: Marvin Chomsky. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Robert Duvall, Kurt Kreuger, Lisa Gaye.
.
67. "The Night of the Cut-throats" (Os Degoladores - 17/11/67). Roteiro: Edward H. Lakso. Direção: Alan Crosland, Jr. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Jackie Coogan, Bradford Dillman, Beverly Garland.
.
68. "The Night of the Legion of Death" (A Legião da Morte - 24/11/67). Roteiro: Robert C. Dennis e Earl Barret. Direção: Alex Nichol. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Kent Smith, Donnelly Rhodes, Karen Jensen.
.
69. "The Night of the Turncoat" (Traição Forçada - 01/12/67). Roteiro: Leigh Chapman. Direção: James B. Clark. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: John McGiver, Marj Dusay, Douglas Henderson. Obs: este episódio é famoso por conter inúmeros erros de seqüência. Particularmente, numa cena embaixo d´água onde percebe-se claramente que West está no fundo de uma piscina e em outra cena, onde ao emergir, ele está com os cabelos secos!
.
70. "The Night of the Iron Fist" (Punhos de Ferro - 08/12/67). Roteiro: Ken Pettus. Direção: Marvin Chomsky. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Mark Lenard, Ford Rainey, Lisa Pera.
.
71. "The Night of the Running Death" (Morte Ambulante - 15/12/67). Roteiro: Edward J. Lakso. Direção: Gunner Hellstrom. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Jason Evers, T.C. Jones, Karen Arthur.
.
72. "The Night of the Arrow" (A Flecha - 29/12/67). Roteiro: Leigh Chapman. Direção: Alex Nichol. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Jeannine Riley, Robert Phillips, Robert Wilke.
.
73. "The Night of the Headless Woman" (A Mulher Sem Cabeça - 05/01/68). Roteiro: Edward J. Lakso. Direção: Alan Crosland, Jr. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Richard Anderson, Theodore Marcuse, Dawn Wells. Obs: Richard Anderson é o mesmo ator que atuou nas séries "O Homem de Seis Milhões de Dólares" e "A Mulher Biônica".
.
74. "The Night of the Vipers" (Os Víboras - 12/01/68). Roteiro: Robert E. Kent. Direção: Marvin Chomsky. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Nick Adams, Sandra Smith, Donald Davis.
.
75. "The Night of the Underground Terror" (Terror Subterrâneo - 19/01/68). Roteiro: Max Hodge. Direção: James B. Clark. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Nehemiah Persoff, Jeff Corey, Douglas Henderson.
.
76. "The Night of the Death Masks" (As Máscaras da Morte - 26/01/68). Roteiro: Ken Pettus. Direção: Mike Moder. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Milton Selzer, Patty McCormack, Judy McConnell.
.
77. "The Night of the Undead" (Os Mortos Vivos - 02/02/68). Roteiro: Cal Clements, Jr. Direção: Marvin Chomsky. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Hurd Hatfield, Joan Delaney, Priscilla Morrill.
.
78. "The Night of the Amnesiac" (Amnésia - 09/02/68). Roteiro: Leigh Chapman e Robert Bloomfield. Direção: Lawrence Dobkin. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Sharon Ferrell, Edward Asner, Kevin Hagen.
.
79. "The Night of the Simian Terror" (Terror Simio - 16/02/68). Roteiro: Robert Dennis e Earl Barret. Direção: Michael Caffrey. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: John Abbott, Dabbs Greer, Felice Orlandi.
.
80. "The Night of the Death-Maker" (O Fabricante da Morte - 23/02/68). Roteiro: Robert Kent. Direção: Irving Moore. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Wendell Corey, Angel Tompkins, J. Pat O'Malley. Em DVD no Brasil saiu com o título de "Comendador da Morte".
.
4ª Temporada (1968/69) - Cor
.
81. "The Night of the Big Blackmail" (A Grande Chantagem - 27/09/68). Roteiro: David Mossinger. Direção: Irving Moore. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Harvey Korman, Wilhelm Von Homburg, Roy Engel.
.
82. "The Night of the Doomsday Formula" (A Fórmula do Juízo Final - 04/10/68). Roteiro: Samuel Newman. Direção: Irving Moore. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Kevin McCarthy, E.J. Andre, Melinda Plowman.
.
83. "The Night of the Juggernaut" (O Juggernauta - 11/10/68). Roteiro: Clavin Clements. Jr. Direção: Irving Moore. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Floyd Paterson, Simon Scott, Gloria Calomee.
.
84. "The Night of the Sedgewick Curse" (A Maldição de Sedgewick - 18/10/68). Roteiro: Paul Playdon. Direção: Marvin Chomsky. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Jay Robinson, Sharon Acker, Maria Lennard.
.
85. "The Night of the Gruesome Games" (Jogos Lúgubres - 25/10/68). Roteiro: Jackson Gillis & Henry Sharp. Direção: Marvin Chomsky. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: William Schallert, Sherry Jackson.
.
86. "The Night of the Kraken" (O Kraken - 01/11/68). Roteiro: Stephan Kandel. Direção: Michael Caffey. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Jason Evers, Anthony Caruso, Ted Knight.
.
87. "The Night of the Fugitives" (Os Fugitivos - 08/11/68). Roteiro: Ken Pettus . Direção: Mike Moder. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Simon Oakland, Charles McGraw, Susan Hart. Obs: este episódio pertencia originalmente à terceira temporada. Ao atuar numa cena de briga dentro de um saloon, o ator Robert Conrad sofreu uma queda que o machucou gravemente e paralisou a produção da série por 12 semanas. Após sua recuperação, o episódio foi concluído e incluído dentro do lote da quarta temporada.
.
88. "The Night of the Egyptian Queen" (A Rainha Egípcia - 15/11/68). Roteiro: Paul Playdon. Direção: Marvin Chomsky. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Tom Troupe, Sorrell Booke, William Marshall.
.
89. "The Night of the Fire and Brimstone" (Fogo e Enxofre - 22/11/68). Roteiro: Joel Kane  e Milton Smith. Direção: Bernard McEveety. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Charles Macaulay, Robert Phillips, Dabbs Greer. Obs: Ross Martin sofreu um ataque cardíaco que quase o matou após as filmagens deste episódio.
.
90. "The Night of the Camera" (Máquina Fotográfica - 29/11/68). Roteiro: Ken Pettus. Direção: Marvin Chomsky. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Pat Paulsen, Barry Atwater, Lou Procopio. Em DVD no Brasil saiu com o título de "A Câmera".
.
91. "The Night of the Avaricious Actuary" (O Avaliador Avarento - 06/12/68). Roteiro: Henry Sharp. Direção: Irving Moore. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Harold Gould, Emily Banks, Ross Eliot. Obs: Ross Martin quebrou a perna numa seqüência de duelo durante as gravações deste episódio.
.
92. "The Night of Miguelito's Revenge" (A Vingança de Miguelito - 13/12/68). Roteiro: Jerry Thomas. Direção: James B. Clark. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Michael Dunn, Susan Seaforth, Douglas Henderson. Obs: décimo – e último – episódio com o vilão Dr. Miguelito Loveless.
.
93. "The Night of the Pelican" (O Pelicano - 27/12/68). Roteiro: Richard Landeau. Direção: Alex Nichol. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Khigh Dhiegh, Vincent Beck, Francine York. Em DVD no Brasil saiu com o título de "A Noite do Pelicano".
.
94. "The Night of the Spanish Curse" (A Maldição Espanhola - 03/01/69). Roteiro: Robert E. Kent. Direção: Paul Stanley. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Thayer David, Toian Matchings, Richard Angarola. Em DVD no Brasil saiu com o título de "A Noite da Maldição Espanhola".
.
95. "The Night of the Winged Terror" - Part 1 (Terror Alado - Parte 1 - 17/01/69). Roteiro: Ken Pettus. Direção: Marvin Chomsky. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: William Schallert, Jackie Coogan, Bernard Fox. Em DVD no Brasil saiu com o título de "A Noite do Terror Alado - Parte 1".
.
96. "The Night of the Winged Terror" - Part 2 (Terror Alado - Parte 2 - 24/01/69). Roteiro: Ken Pettus. Direção: Marvin Chomsky. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: William Schallert, Jackie Coogan, Bernard Fox. Em DVD no Brasil saiu com o título de "A Noite do Terror Alado - Parte 2".
.
97. "The Night of the Sabatini Death" (A Morte de Sabatini - 07/02/69). Roteiro: Shirl Hendryx. Direção: Charles Rondeau. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Alan Hale, Jill Townsend, Jim Backus, Bethel Leslie. Em DVD no Brasil saiu com o título de "A Noite da Morte de Sabatini".
.
98. "The Night of the Janus" (A Noite dos Perigos - 14/02/69). Roteiro: Paul Playdon. Teleplay: Leonard Katzman. Direção: Irving Moore. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Jack Carter, Anthony Eisley, Jackie DeShannon. Em DVD no Brasil saiu com o título de "A Noite da Jano".
.
99. "The Night of the Pistoleros" (Os Pistoleiros - 21/02/69). Roteiro: Robert Bennis e Earl Barret. Direção: Bernard McEveety. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Edward Binns, Robert Pine, Henry Wilcoxon. A cena de encerramento a bordo do trem foi feita após o retorno de Ross Martin, recuperado do ataque cardíaco. Notem que os penteados de West e Gordon estão diferentes do resto do episódio. Em DVD no Brasil saiu com o título de "A Noite dos Pistoleiros".
.
100. "The Night of the Diva" (A Noite da Diva - 07/03/69). Roteiro: Alf Harris. Teleplay: Ken Pettus. Direção: Herb Wallerstein. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Patrice Munsel. Primeiro episódio completo estrelado por Ross Martin após recuperar-se de seu ataque cardíaco.
.
101. "The Night of the Bleak Island" (A Ilha Negra - 14/03/69). Roteiro: Robert E. Kent. Direção: Marvin Chomsky. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: John Williams, Beverly Garland, Robert H. Harris. Em DVD no Brasil saiu com o título de "A Noite da Ilha Bleak".
.
102. "The Night of the Cossacks" (Os Cossacos - 21/03/69). Roteiro: Oliver Crawford. Direção: Mike Moder. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Guy Stockwell, Nina Foch, John Van Dreelan. Último episódio filmado para a série. Em DVD no Brasil saiu com o título de "A Noite dos Cossacos".
.
103. "The Night of the Tycoon" (O Magnata - 29/03/69). Roteiro: Barney Slater. Teleplay: Louis Vittes. Direção: Mike Moder. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Jo Van Fleet, Steve Carlson, Joanie Sommers. Em DVD no Brasil saiu com o título de "A Noite dos Magnatas".
.
104. "The Night of the Plague" (A Noite de Praga - 04/04/69). Roteiro: Edward Anderson. Teleplay: Frank Moss. Direção: Irving Moore. Produção: Bruce Lansbury. Atores Convidados: Lana Wood, William Bryant, Cliff Norton. Em DVD no Brasil saiu com o título de "A Noite da Praga".
.
.

8 comentários:

  1. Sensacional pesquisa!! Entrei no blog em busca do nome do dublador do Dr. Loveless, mas não encontrei. Caso consiga a informação, gostaria que me repassasse. Obrigada, Patrícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo nosso colega Marco Antonio, especialista em dublagem, a voz do Dr Loveless foi feita por Magalhães Graça, pelo menos nas temporadas 2, 3 e 4, dubladas em estúdios cariocas (TV Cine Som Rio de Janeiro, Dublasom Guanabara e Herbert Richers). Ainda não sabemos quem fez a voz do personagem na primeira temporada, dublada pela AIC São Paulo.

      Excluir
    2. Edson, boa tarde!

      Vc teria o Episódio 39 - Cadáver de Encomenda?

      Obrigado Sandro - slsilva@band.com.br

      Excluir
  2. Me surpreendi com tantas informações sobre essa séria, tão antiga, tão gostosa de assistir e muito divertida. Adorei, pude matar a saudades ao rever e relembrar da minha infancia.........obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Existe alguma maneira de se adquirir esses episódios?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. A série está sendo lançada por aqui desde 2015 através de uma distribuidora independente. Cada temporada é composta por dois volumes. Já estão disponíveis os dois volumes da temporada 1 (sem dublagem e com legendas em português) e os dois volumes da temporada 2 (com dublagem original em péssimo estado e legendas em português). O primeiro volume da temporada 3 está sendo lançado agora (ao que consta, sem dublagem e com legendas em português).

    ResponderExcluir
  5. Alguma novidade a respeito dos lançamentos em DVD das demais temporadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série já está disponível na íntegra. Apenas os dois boxes da segunda temporada trazem algo da dublagem antiga. Os demais estão todos legendados. Tente em http://thebestmusic.com.br/ Telefone (11) 2283-2761.

      Excluir