Dedicado à Pietra Andrade Rodrigues, autora da idéia - 15 de Julho de 2010

quinta-feira, 4 de junho de 2020

A Garota da UNCLE

.
The Girl From U.N.C.L.E.
Produção: 1966/67
Elenco: Stefanie Powers, Noel Harrison (1934 - 2013) e Leo G. Carroll (1886 - 1972)
Produtora: MGM - Arena Productions
Número de Episódios: 29 (Color)
Dublagem: TV Cine Som/RJ
.
"A Garota da UNCLE" surgiu como consequência do sucesso de "O Agente da UNCLE". Foi na segunda temporada do Agente, num episódio intitulado “The Monglow Affair” (O Caso do Luar, no Brasil) que a agente apareceu pela primeira vez. A trama mostrava April Dancer (Mary Ann Mobley) e seu assistente Mark Slate (Norman Fell) salvando os principais protagonistas da série, respectivamente Napoleon Solo (Robert Vaughn) e Illya Kuryakin (David McCallum).
.

"The Moonglow Affair"
.
Segundo consta, esse episódio foi desenvolvido como uma espécie de teste para comprovar a penetração de uma agente feminina e sua receptividade junto aos telespectadores. Na verdade, a Rede de TV NBC havia formalizado o pedido de uma nova série de televisão, apesar do produtor Norman Felton não acreditar no conceito em âmbito feminino.
.
"A Garota da UNCLE" foi criada dentro do mesmo espírito de deboche e gozação adotado para a terceira temporada de "O Agente da UNCLE", espírito esse já existente e consagrado nas séries "Batman" e "Agente 86". Segundo alguns autores, a fonte inspiradora para a criação de April Dancer teria sido "Modesty Blaise', heroína de histórias em quadrinhos. O que pouca gente sabe ou menciona é que o nome April Dancer fora criado por Ian Fleming quando o mesmo se propôs a auxiliar Norman Felton no modelo de concepção do personagem Napoleon Solo, "O Agente da UNCLE". April teria sido pensada por ele como uma espécie de secretária ou assistente para Solo. Fleming, como todos sabem, fora o criador do personagem James Bond a partir de vários livros que, adaptados para o cinema a partir de 1962 se transformaram na série mais rentável da história.
.
.
Para a produção de "A Garota da UNCLE" em paralelo com a terceira temporada de "O Agente da UNCLE", algo que nunca se explicou foi a troca do casal de atores que interpretaram April e Slate no piloto por Stefanie Powers e Noel Harrison (este filho do ator Rex Harrison).
.
Vale dizer que o ator Leo G. Carrol a essa altura passou a trabalhar nas duas séries, tornando-se o primeiro ator a aparecer simultaneamente e regularmente em duas séries interpretando o mesmo personagem (Mr. Alexander Waverly).
.
.
A série estreou nos Estados Unidos no dia 16 de setembro de 1966, concorrendo com "Daktari" (ABC) e "Combate"(CBS). Os primeiros episódios foram bem recebidos pelo público, mas na medida em que os demais foram sendo exibidos a audiência começou a declinar. Isso se devia a enredos tolos e por vezes ultrajantes. Outra crítica que se fazia ao programa era o fato da atriz principal não se envolver em lutas corporais, a exemplo do que fazia a personagem Ema Peel (Diana Rigg) em "Os Vingadores" (The Avengers). Stefanie Powers declarou tempos depois que isso ocorria não por exigência da parte dela, que apenas cumpria com o que constava dos roteiros.
.
Com mais contras do que prós, "A Garota da UNCLE" fechou sua única temporada com 29 episódios coloridos no dia 11 de Abril de 1967. No Brasil, foi exibida pela extinta TV Excelsior, estreando as 21h00 de uma segunda-feira, 18 de Agosto de 1969, antes de "Missão Impossível". Quando as reprises se fizeram sentir, o programa permaneceu no mesmo dia da semana, só que no horário das 23h00  (época em que, herdando a tremenda audiência de "Missão Impossível", chegava a dar uma audiência de 12,5% de aparelhos ligados, segundo dados divulgados pelo IBOPE, no jornal "Folha de São Paulo").
.
Em tempos finais de TV Excelsior (que fechou as portas em 30 de Setembro de 1970), "A Garota da UNCLE" chegou a ser exibida as 21h00 das quartas-feiras (antes de "Mannix") e também em alguns Domingos, no horário das 19h00.
.
A partir de Março de 1974 a extinta TV Tupi Canal 4 de SP reapresentou todos os episódios da série, inicialmente no horário de 02h30 das madrugadas de sábado para domingo dentro de uma sessão  chamada "Varig é Dona da Noite", que posteriormente ganhou o nome de "Cinema Classe Especial". Em Março de 1975 "A Garota da UNCLE" passou a ser exibida no horário de 01h05 das madrugadas de terça para quarta-feira. Em Junho de 1975 o programa deixou a grade de programação da emissora.
.
As películas - fornecidas na época em preto e branco - eram as mesmas exibidas pela TV Excelsior e vários foram os episódios exibidos já com o certificado de censura federal vencido (o prazo de validade para exibição de cada certificado / episódio era de 5 anos).
.
.
Apesar de não ter deixado muita saudade, "A Garota da UNCLE" chegou a ser veiculada nas histórias em quadrinhos. Aqui no Brasil, a primeira publicação - "O Caso dos Acidentes Fatais" - data de Outubro de 1967, via Editora EBAL, que já havia lançado com sucesso quadrinhos da série "O Agente da UNCLE". Como na época a série "A Garota da UNCLE" ainda não era exibida na TV brasileira, adotou-se como título "A Agente da UNCLE". Consta também que algumas aventuras tenham sido publicadas em livros - somente no exterior - com enredos bastante sérios se comparados com as tramas apresentadas na televisão.
.
.
.
.
.
Consta que a atriz Stefanie Powers teria declarado anos depois nunca ter se arrependido de nada na vida, mas ponderou que o fato de ter estrelado "A Garota da UNCLE" fosse talvez uma única exceção. Stefanie, como todos sabem, ficou famosa e milionária anos mais tarde estrelando a série de TV "Casal 20", ao lado de Robert Wagner.
.
Atualização de 04 de Fevereiro de 2014
.
No dia 19 de Outubro de 2013 o ator Noel Harrison veio a falecer acometido por uma parada cardíaca. O mesmo vinha mantendo nos últimos anos sua carreira como músico e havia feito uma apresentação no "Black Dog", em Devon, Inglaterra. Ao chegar em casa, passou mal e precisou ser levado para o hospital, onde não resistiu.
.
Noel Harrisson - 1968
.
Harrison havia gravado no final da década de 1960 a música "The Windmills of Your Mind", composta por Michel LeGrand e The Bergmans, que foi utilizada como tema para o filme "Crown, o Magnífico" (1968). A música ganhou o Oscar de melhor canção naquele ano, mas ele não se apresentou na cerimônia de entrega do prêmio, visto que estava em Londres filmando "A Donzela Disse Sim!" (Take a Girl Like You). Depois disso, Harrison deu as costas para Hollywood e viajou pelo interior dos Estados Unidos, onde se apresentava em bares e festivais. Suas andanças o levaram um dia para Haifax, no Canadá, onde tornou-se apresentador de um programa de variedades. A partir daí fixou residência no local, integrando o elenco de alguns musicais. Na década de 80 voltou a morar em Los Angeles, época em que voltou a contracenar com Stefanie Powers num episódio da série de TV "Casal 20". Nos anos 90, mudou-se para a Inglaterra, sempre se dedicando á música. Consta que o ator e cantor casou três vezes e teve cinco filhos.
.
.
"A Garota da UNCLE" nunca mais mereceu reprises no Brasil, apesar de ser veiculada vez por outra em solo americano através de canais da TV a Cabo. Nunca lançada em VHS, está sendo ofertada em solo americano - desde 2011 - no formato de DVD, em dois volumes. A série "O Agente da UNCLE" foi lançada na íntegra nos Estados Unidos via Time Life / Warner Brothers no final de 2007.
.
.
No Brasil, pouca coisa existe entre colecionadores; na verdade, apenas 4 episódios ainda com a dublagem original podem ser localizados: "O Caso de Mamãe Muffin" (onde Robert Vaughn atua como Napoleon Solo ajudando April Dancer contra uma vilã personificada por Bóris Karloff), "O Caso do Assassinato de Phi Beta" (com Victor Buono de convidado), "O Caso de Grande Altura" (com Julie Adams de convidada) e "O Caso da Mentira Romana" (com Lloyd Bochner de convidado).
.
A Garota da UNCLE - Trecho Final de Episódio
.
.
Lista de Episódios
.
01. The Dog-Gone Affair - 13/09/66
02 - The Prisoner of Zalamar Affair - 20/09/66
03 - The Mother Muffin Affair (O Caso de Mamãe Muffin) - 27/09/66
04 - The Mata Hari Affair - 04/10/66
05 - The Montori Device Affair - 11/10/66
06 - The Horns-of-the-Dilemma Affair (O Caso do Toureiro) - 18/10/66
07 - The Danish Blue Affair - 25/10/66
08 - The Garden of Evil Affair - 01/11/66
09 - The Atlantis Affair (O Caso Atlântida) - 15/11/66
10 - The Paradise Lost Affair (O Caso do Paraíso Perdido) - 22/11/66
11 - The Lethal Eagle Affair (O Caso da Águia Mortal) - 29/11/66
12 - The Romany Lie Affair - 06/11/66
13 - The Little John Doe Affair - 13/12/66
14 - The Jewels of Topango Affair (O Caso das Jóias de Topango) - 20/12/66
15 - The Faustus Affair (O Caso Faustus) - 27/12/66
16 - The U.F.O. Affair - 02/01/67
17 - The Moulin Ruse Affair - 17/01/67
18 - The Catacomb and Dogma Affair (O Caso dos Dogmas e das Catacumbas) - 24/01/67
19 - The Drublegratz Affair (O Caso de Drublegratz) - 31/01/67
20 - The Fountain of Youth Affair (O Caso da Fonte da Juventude) - 07/02/67
21 - The Carpathian Caper Affair - 14/02/67
22 - The Furnace Flats Affair - 21/02/67
23 - The Low Blue C Affair - 28/02/67
24 - The Petit Prix Affair (O Caso de Petit Prix) - 07/03/67
25 - The Phi Beta Killer Affair (O Caso do Assassinato de Phi Beta) - 14/03/67
26 - The Double-0-Nothing Affair (O Caso do Dobro ou Nada) - 21/03/67
27 - The UNCLE Samurai Affair (O Caso do Samurai) - 28/03/67
28 - The High and Deadly Affair (O Caso de Grande Altura) - 04/04/67
29 - The Kooky Spook Affair - 14/04/67

2 comentários:

  1. Obrigado pela informação, mas onde localizar os dois ultimos ? "O Caso de Grande Altura" (com Julie Adams de convidada) e "O Caso da Mentira Romana" (com Lloyd Bochner de convidado).

    ResponderExcluir
  2. Existe um colecionador de Piracicaba que deve possuir ambos os episódios. Seu nome é Schmidt - TV a Lenha. Tem coisa dele postada no You Tube.

    ResponderExcluir