Dedicado à Pietra Andrade Rodrigues, autora da idéia - 15 de Julho de 2010

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

A Feiticeira

Bewitched
Produção: 1964 a 1972
Número de Episódios: 254
.
Elenco: Elizabeth Montgomery (Samantha Stephens / Serena - Dublada por Nícia Soares no Preto e Branco e por Rita Cléos na fase Color), Dick York (James Stephens de 1964 a 1969 - dublado por Gervásio Marques no Preto e Branco e por Olney Cazarré na fase Color), Dick Sargent (James Stephens de 1969 a 1972 - dublado por Olney Cazarré e Osimiro Campos), Agnes Moorehead (Endora - dublada por Lia Saldanha e Gessy Fonseca no Preto e Branco e por Helena Samara na fase Color), Maurice Evans (Maurice - dublado por Flávio Galvão e Borges de Barros), David White (Larry Tate - dublado por Waldyr Guedes e Xandó Batista), Irene Vernon (Louise Tate - dublada por Isaura Gomes), Kasey Rogers (Louise Tate - dublada por Judy Teixeira), Diane e Erin Murphy (Tabatha - dubladas por Aliomar de Matos), David e Greg Lawrence (Adam), George Tobias (Abner Kravitz - dublado por Xandó Batista e José Soares), Alice Pearce (Gladys Kravitz - dublada por Isaura Gomes), Sandra Gould (Gladys Kravitz - dublada por Isaura Gomes), Marion Lorne (Tia Clara - dublada por Maria Inês), Paul Lynde (Tio Arthur), Alice Ghostley (Esmeralda), Bernard Fox (Dr. Bombay - dublado por João Ângelo) 
.
Produção: Columbia Television/William Asher
Distribuição: Columbia Pictures Television
Versão Brasileira: AIC-SP
.
Elizabeth Montgomery nasceu em Abril de 1933 e já nos anos 50 começou a atuar em  TV (mais precisamente em 1951). Sua primeira aparição foi no programa do pai - 'Robert Montgomery Presents'. Seu primeiro matrimônio ocorreu em 1.954 com Frederick Gallatin Gamman. Em 1957 casou-se com o ator Gig Young. Em 1963 casou-se com o produtor William Asher, após ter trabalhado com o mesmo no filme Johnny Cool. Foi nesse ano que decidiram desenvolver um programa onde ele fosse o produtor e ela a estrela.
.
.
O projeto concebido por ambos mostrava o dia a dia de um frentista que trabalhava num posto de gasolina, contrapondo-se ao dia a dia da esposa, uma mulher da alta sociedade. O desnível social entre ambos e o eterno conflito entre homem e mulher seriam as bases desse seriado. Asher levou o projeto para a Columbia Television, para ser apreciado por William Dozier (que depois produziria a série de TV "Batman"). Dozier parece não ter se entusiasmado muito com a idéia mas achou-a parecida com outro projeto, criado em 1961, por Harry Ackerman. A idéia de Ackerman era mostrar um casal se conflitando, mas não por diferenças sociais e sim porque o homem – um publicitário promissor - casa-se com uma bela feiticeira. Asher gostou da idéia e sugeriu que ambos se unissem na produção da série desde que Elizabeth Montgomery fosse a estrela principal. A partir daí, uniram-se ao grupo de Sol Saks, para desenvolvimento do episódio piloto.
.
Em princípio ficou definido que Elizabeth Montgomery viveria Samantha, uma bruxinha que ao se casar com um simples mortal promete a ele abandonar a vida de mágicas. Foi trabalhoso escolher quem faria o papel do marido. Os produtores pensaram em Richard Crenna (que atuaria depois na série cinematográfica "Rambo"), mas diante da indisponibilidade do ator cogitaram o nome de Dick Sargent. Como Sargent estava envolvido em outro projeto, resolveram abrir uma maratona de testes onde o vencedor foi o ator Dick York.
.
.
Ficou estabelecido que o marido de Samantha chamar-se-ia Darrin Stephens e que trabalharia numa agência de propaganda chamada McMann And Tate. Para o papel de Larry Tate – patrão de Darrin – o escolhido foi o ator David White. Tate teria também uma esposa – Louise - vivida pela atriz Irene Vernon.
.
.
Como parte de concepção da série, Samantha teria uma mãe, que simplesmente repudiaria seu casamento com o pobre mortal. O papel da mãe de Samantha sempre foi de Agnes Moorehead. O problema é que os executivos de produção achavam que ela jamais aceitaria encarnar Endora. Agnes aceitou o convite ao se encontrar casualmente com Elizabeth Montgomery dentro de uma loja nos Estados Unidos.
.
.
De quebra, os Stephens teriam um casal de vizinhos – Abner e Gladys Kravitz (George Tobias e Alice Pearce).
.
.
Abner vivia como um aposentado – ora vendo TV, ora lendo jornal – enquanto que Gladys dedicava boa parte de seu tempo a bisbilhotar a vida dos outros. Como Samantha vinha de uma família de feiticeiros, há que se registrar também a criação dos personagens que em verdade eram seus parentes. Assim sendo, desenvolveram os personagens de Tia Clara (Marion Lorne) e de Maurice - Pai de Samantha (Maurice Evans). Tia Clara era uma bruxa com muita idade e isso fazia com que suas mágicas não funcionassem a contento. Maurice era separado de Endora e adorava fazer citações teatrais. Com o decorrer da série a família de bruxos revelou também ter um médico especialista. Tratava-se do Dr. Bombay, vivido pelo ator Bernard Fox.
.
.
Vale ainda lembrar ainda que a participação do ator Paul Lynde num episódio da primeira temporada levado ao ar em 25/03/65, rendeu-lhe depois o convite para viver um tio de Samantha, chamado Arthur.
 .
Por fim Samantha teria uma prima chamada Serena, interpretada pela própria Elizabeth Montgomery. Para interpretar a personagem ela usaria uma peruca com cabelos pretos. O primeiro episódio com Serena pertence a segunda temporada da série e foi ar nos Estados Unidos em 13/01/66.
. 
.
Do lado da família de Darrin Stephens foram desenvolvidos apenas os personagens de seus pais, vividos por Robert F. Simon e Mabel Roberts. Quando Robert F. Simon não estava disponível, era substituído pelo ator Roy Roberts.
.
O episódio piloto foi gravado no final de 1963, logo após o assassinato de John Kennedy. Embora o clima fosse de tristeza pelo acontecimento, os trabalhos se desenvolveram naturalmente. O episódio mostra como Samantha e Darrin se conheceram, o casamento e a revelação feita à Darrin de que acabara de se casar com uma feiticeira. Embora o piloto tenha agradado aos executivos de produção da ABC, não estava muito fácil vender o programa, já que determinadas pessoas temiam levar ao ar uma série que só tratava de feitiçarias e bruxarias. Foi quando os executivos da Quaker e da Chevrolet visitaram os estúdios e decidiram patrocinar o projeto.
.
A série estreou nos Estados Unidos em 17/09/64. A identificação com o público foi instantânea. Em pouco tempo "A Feiticeira" estava em segundo lugar na audiência, com uma média de 31 pontos, só perdendo para "Bonanza". Apesar disso, o programa era produzido em preto e branco e assim permaneceria também durante a segunda temporada, levada ao ar a partir de 16/09/65. A segunda temporada alcançou a sétima colocação na audiência com uma média de 25.9 pontos.
.
"A Feiticeira" só ganhou cores a partir da terceira temporada, levada ao ar a partir de 15/09/66. Foi a partir desta fase que alguns problemas começaram a ocorrer. Alice Pearce, que interpretava a vizinha Gladys Kravitz, faleceu vítima de câncer no final da segunda temporada, em 03/03/66. Para seu lugar contrataram a atriz Sandra Gould, que permaneceu no papel até o término da série. Irene Vernon, que interpretava Louise Tate, resolveu sair da série ao final da segunda temporada para tentar outros trabalhos. Em seu lugar foi contratada a atriz Kasey Rogers.
.
Em 05/09/68 a atriz Marion Lorne, que vivia a doce e atrapalhada Tia Clara, também faleceu. O último episódio em que atuou pertence à quarta temporada e foi levado ao ar em 18/04/68. Ao invés de substituírem a atriz por outra no mesmo papel, optaram por contratar Alice Ghostley no papel da também atrapalhada Esmeralda.
..
A terceira temporada de "A Feiticeira" alcançou o sétimo lugar na audiência americana, com uma média de 23.4 pontos. A quarta temporada (lançada em 07/09/67) e a quinta temporada (lançada em 26/09/68) alcançaram o décimo primeiro posto, com as médias de 23.5 e 23.3 pontos, respectivamente.
.
Um dos maiores problemas da série acabou sendo o ator Dick York. Ele havia sofrido um acidente em 1959 e a partir daí passou a sentir fortes dores na coluna. York escondeu isso dos produtores de "A Feiticeira", temendo não ser contratado para o papel de Darrin. Para ocultar as dores que sentia, viciou-se em calmantes e tranqüilizantes, que escondia em vários locais do camarim. Com o agravamento do problema, York começou a faltar nas gravações e vários episódios foram reescritos, sem seu personagem. A desculpa dada no desenrolar da trama era a de que ele estava viajando a negócios.
.
No final da quinta temporada os produtores resolveram que Dick York deveria ser substituído. Além das faltas nas gravações ele também havia desmaiado durante a filmagem de um episódio, sendo levado as pressas para o hospital.
.
A sexta temporada estreou nos Estados Unidos em 18/09/69. Para substituir Dick York, os produtores voltaram a pensar no nome de Dick Sargent. Desta vez o ator estava disponível e aceitou o convite.
.
A mudança do intérprete de Darrin foi feita sem nenhum aviso prévio ao público. A crítica achou sua interpretação muito branda em comparação com a de seu antecessor. O público por sua vez acompanhou esse sentimento, o que fez com que os índices da série começassem a declinar até o cancelamento da série, ao final da oitava temporada, em 1972.
.
A sexta temporada de "A Feiticeira" alcançou a 24ª colocação, com uma média de 20.6 pontos. A sétima temporada (lançada em 24/09/70) e a oitava temporada (lançada em 15/09/71) sequer constam da listagem das 25 séries mais assistidas no período.
.
A personagem Samantha Stephens teve dois filhos: Tabatha e Adam.
..
Tabatha nasceu feiticeira como a mãe em 1966 e Adam – mortal igual ao pai - já quando Dick Sargent integrava o elenco da série em 1969. Em 1977 os executivos de produção resolveram levar adiante um projeto para tratar do que teria acontecido com os filhos de Samantha. Para tanto, a Columbia estaria disposta a produzir um seriado chamado Tabatha. Primeiro providenciaram um piloto estrelado por Liberty Williams (como Tabatha) e Bruce Kimmell (como Adam). Os executivos não gostaram do resultado e solicitaram um novo piloto com outros atores.
.
Desta vez, os protagonistas eram Lisa Hartman (como Tabatha) e David Ankrum (como Adam). William Asher chegou a desenvolver o enredo e também a dirigir um episódio desta nova série, que no entanto fora cancelada com apenas 13 episódios dada a rejeição do público. Durante muito tempo os executivos de produção tentaram fazer um filme sobre "A Volta da Feiticeira". O problema é que Elizabeth Montgomery sempre recusou o projeto. Para ela, o personagem já havia sido muito explorado e era – no seu modo de entender – um assunto encerrado. Mesmo assim, surgiram boatos no final dos anos 80 dando conta que a Columbia estaria interessada em produzir uma série inglesa intitulada Bewitched Again, com Elizabeth Montgomery introduzindo uma nova feiticeira. Mas tudo ficou no boato, já que de concreto nada aconteceu. Em 1996 surgiram boatos sobre uma adaptação cinematográfica de "A Feiticeira". A mesma estaria a caminho com Meryl Streep no papel de Samantha e Maggie Smith como Endora. O projeto estava a cargo de Ted Bessel, mas acabou caindo no esquecimento quando ele faleceu, em Outubro de 1996.
.
Em 2004 os rumores sobre um novo projeto cinematográfico de "A Feiticeira" acabaram por tornar concreta a produção de um longa, lançado nos cinemas em 2005, com Nicole Kidman no papel principal. Mas para quem esperava uma adaptação fiel da série de tevê, a decepção foi enorme.
.
.
No filme, Nicole vive Isabel, uma bondosa bruxa que deseja mudar de vida abandonando seus poderes sobrenaturais. Enquanto isso, o ator Jack Wyatt (Will Ferrell) deseja resgatar sua carreira, se dedicando integralmente a uma nova versão da clássica série "A Feiticeira", na qual interpretará o personagem Darrin. Jack conhece Isabel, a atração é imediata e ele a convence a interpretar a personagem Samantha.
.
Consta que:
.
• Jennifer Aniston, Cameron Diaz, Gwyneth Paltrow e Alicia Silverstone estiveram cotadas para o papel;
• Jim Carrey chegou a ser contatado para interpretar os personagens Jack Wyatt e Darrin Stephens, mas teve que desistir do filme devido a outros compromissos;
• Joan Plowright chegou a ser contratada para interpretar a personagem Tia Clara, mas terminou deixando o elenco. Por sugestão de Kristin Chenoweth a contratada em seu lugar foi Carole Shelley, que estava estrelando ao seu lado na Broadway o musical "Wicked". Shelley tirou uma semana de folga da peça para poder rodar suas cenas;
• Nicole Kidman declarou que não iria mexer o nariz em público até que "A Feiticeira" estreasse nos cinemas, mas terminou fazendo o movimento após muita insistência de Jonathan Ross no programa de tevê "Friday Night with Jonathan Ross";
• O orçamento de "A Feiticeira" versão 2005 foi de US$ 85 milhões;
.
Ficha Técnica
Nicole Kidman (Isabel Bigelow/Samantha)
Will Ferrel (Jack Wyatt/Darrin Stephens)
Shirley MacLaine (Iris Smythson/Endora)
Michael Caine (Nigel Bigelow)
Jim Turner (Larry)
Carole Shelley (Tia Clara)
Steve Carell (Tio Arthur)
Amy Sedaris (Gladys Kravitz)
Richard Kind (Abner Kravitz)
.
Título Original: Bewitched (EUA, 2005, Cor, 90 min)
Gênero: Comédia
Estúdio: Columbia Pictures Corporation / Red Wagon Productions
Distribuição: Columbia Pictures / Sony Pictures Entertainment / Buena Vista International
Direção: Nora Ephron Roteiro: Nora Ephron (baseado em estória de Delia Ephron e Adam McKay)
Produção: Lucy Fisher, Penny Marshall e Douglas Wick
Música: George Fenton
Fotografia: John Lindley
Desenho de Produção: Neil Spisak
Direção de Arte: Steve Arnold
Figurino: Mary Zophres
Edição: Tia Nolan e Stephen A. Rotter
Efeitos Especiais: Rhythm & Hues
.
A série de TV "A Feiticeira" estreou no Brasil no dia 05 de Agosto de 1965, uma quarta-feira, as 21h00, pela extinta TV Paulista, Canal 5 de S. Paulo, emissora essa que depois se transformaria em Rede Globo de Televisão. Ali foram exibidos os dois primeiros anos do programa. Em 1968 a série foi adquirida pela TV Excelsior, Canal 9 de São Paulo, que providenciou o lançamento dos episódios da terceira temporada. Depois da Excelsior, A Feiticeira foi para a TV Record, Canal 7 de São Paulo, que exibiu também os episódios do quarto e quinto ano. Foi no início dos anos 70, ainda na TV Record, que os brasileiros foram surpreendidos com a troca do ator que interpretava Darrin Stephens.
.
O seriado mereceu depois inúmeras e sucessivas reprises em várias emissoras. Com o advento da TV colorida, os episódios da primeira e segunda temporada deixaram de ser comercializados. A própria TV Bandeirantes, nas ocasiões em que o reprisou, exibiu apenas os episódios coloridos. E assim tudo transcorreu até que a Warner Channel, por volta de 1996, passou a reprisar as duas primeiras temporadas da série em seu formato original; ou seja, em preto e branco, alternando-as com a exibição de episódios da fase colorida. Detalhe merecedor de elogios é a preservação da dublagem feita pela AIC São Paulo com relação a essa série. Ainda assim foi exibido no Warner Channel, com legendas, apenas um ou outro episódio que teve a banda de som danificada.
.
No ano 2000 a Rede TV! anunciou que exibiria as duas primeiras temporadas totalmente colorizadas por computador. Isso garantiu uma sobrevida comercial para esses episódios, que para nossa surpresa voltaram a ser exibidos ainda com sua dublagem original (assim como os coloridos das temporadas restantes).
.
Curiosidades Sobre a Série
.
Na abertura dos primeiros episódios, a dublagem brasileira havia adotado como título da série "As Feiticeiras". Passados alguns episódios, passaram a adotar o que todos conhecem até hoje. Esse problema foi corrigido quando da colorização das duas primeiras temporadas.
.
• Como o nome Darrin era de difícil pronúncia e não tinha tradução para o português, adotou-se no Brasil que o mesmo seria chamado de James.
.
• Elizabeth Montgomery teve 3 filhos com William Asher. Robert (que nasceu pouco antes do início de produção da série), William e Rebecca. Para justificar a gravidez de William, a personagem Samantha ficou grávida de Tabatha. Para justificar a gravidez de Rebecca, a personagem Samantha ficou grávida de Adam.
.
• Após a conclusão de "A Feiticeira", Elizabeth Montgomery separou-se de William Asher. Casou-se em 1974 com o ator Robert Foxworth com quem viveu até 18 de Maio de 1995. Nessa data Elizabeth Montgomery perdeu uma batalha que já travava de algum tempo contra o câncer.
.
• Dick York fora afastado de "A Feiticeira" por problemas de saúde. Desde então, ficara preso a uma cadeira de rodas com um respirador. Suas raras aparições em TV nos anos seguintes foram como convidado nas séries "Carga Dupla" e "Ilha da Fantasia". Ficou muito pobre e passou a trabalhar em campanhas beneficentes até vir a falecer em Fevereiro de 1992. Deixou esposa e cinco filhos.
.
• Dick Sargent substituiu Dick York até o cancelamento da série em 1972. Apareceu depois como convidado em vários episódios de séries de TV. Impressionado com o crescente número de homossexuais que se suicidavam todos os anos nos Estados Unidos, Sargent assumiu que era homossexual e passou a trabalhar em campanhas contra esses altos índices de mortalidade. Faleceu em Julho de 1994.
.
• Agnes Moorehead faleceu vítima de câncer em Abril de 1974, dois anos após o cancelamento de "A Feiticeira".
.
• David White, que interpretava o personagem Larry Tate, faleceu em Novembro de 1990.
.
• Marion Lorne faleceu em Maio de 1968. Interpretou Tia Clara em 28 episódios.
.
• Paul Lynde – o Tio Arthur – faleceu em Janeiro de 1982, vítima de um ataque cardíaco. Rumores da época dão conta que o ator era homossexual.
.
• Maurice Evans – que interpretava o pai de Samantha – era inglês de nascimento. Era apaixonado por teatro, mas também apareceu em séries de TV como "O Agente da UNCLE", "Mod Squad", "Batman", "Os Destemidos", "Tarzan" e "O Homem de Seis Milhões de Dólares". Faleceu em Março de 1989.
.
• Alice Pearce – a primeira Gladys Kravitz – foi casada com o compositor John Fox, de quem ficara viúva em 1957. Em 1964 casou-se com Paul Davis, um diretor da Broadway. Faleceu vítima de câncer em Março de 1966.
.
• Sandra Gould – a segunda Gladys Kravitz – ficou viúva de Larry Berns e de Hollingsworth Morse. Publicou livros e se tornou pintora. Consta que faleceu em Julho de 1999.
.
• George Tobias – Abner Kravitz – possuía um haras onde praticava pólo. Faleceu em Fevereiro de 1980.
.
• Irene Vernon – a primeira Louise Tate – saiu da série em busca de melhores papéis. Não conseguindo, passou a trabalhar no ramo imobiliário. Consta que faleceu em Abril de 1998.
.
Atualização de 04/12/2012
.
Na semana de 26 a 30 de Novembro de 2012, foi lançada nos EUA uma nova biografia da atriz Elizabeth Montgomery, a intérprete de "A Feiticeira". Escrita por Herbio Pilato, fã da série que se tornou amigo de Elizabeth, o livro recebeu o título de "Twitch Upon A Star". Pilato já tinha publicado dois livros sobre a produção de "A Feiticeira", os quais trazem dados biográficos da atriz. Mas em nenhum deles foram mencionados os detalhes que aparecem nesta nova biografia de Elizabeth (a atriz já tinha ganho uma biografia em 2005, com o livro "Elizabeth Montgomery: a Bewitching Life", de Rita E. Piro).
.
Filha dos atores Robert Montgomery e Elizabeth Allen, Elizabeth cresceu à sombra do pai. Quando ela tinha dezessete anos, seus pais se separaram. Elizabeth e seu irmão Robert foram morar com a mãe. Segundo Pilato em entrevista ao jornal Daily Mail, a atriz passou a vida tentando impressionar o pai. Ele, por sua vez, parecia não gostar da decisão da filha de seguir a carreira artística. A busca pelo amor do pai levou Elizabeth a se envolver com homens mais velhos. Além de quatro casamentos, ela também teria mantido um relacionamento com Gary Cooper, Dean Martin e Alexander Godunov.
.
O primeiro marido de Elizabeth foi o aspirante a produtor Frederic Gallantin Cammann, dez anos mais velho que ela. Os dois se separaram quinze meses depois. Ele queria que Elizabeth largasse a carreira e se tornasse uma dona de casa e mãe. Em 1957 ela se casou com o ator Gig Young, 25 anos mais velho. O casamento acabou seis anos depois porque Gig era alcoólatra. Pilato acredita que, nesta época, a atriz era vítima de violência doméstica. Muitos devem se lembrar que o ator, em 1978, matou a segunda esposa e cometeu suicídio. O terceiro marido de Elizabeth foi o produtor William Asher, doze anos mais velho, com quem Elizabeth teve três filhos. O casamento durou o período de produção da série "A Feiticeira". Neste meio tempo, os dois teriam mantido relações extraconjugais. Segundo Pilato, em 1971 Elizabeth se envolveu com Richard Michaels, roteirista, diretor e produtor da série, que também era casado. A atriz encontraria estabilidade com o ator Robert Foxworth que, ao contrário dos demais, era oito anos mais novo que Elizabeth. Eles se conheceram em 1973, durante a produção de "Sra. Sundance", piloto de série que não foi aprovada pela rede ABC. Os dois viveram juntos por vinte anos antes de se casarem em 1994. Elizabeth e Robert ainda estavam casados quando ela faleceu em 1995, vítima de um câncer colorretal.
.
Segundo Pilato, o pai de Elizabeth estava consciente da dependência emocional da filha por ele. Robert teria recusado o convite de Elizabeth para interpretar seu pai em "A Feiticeira", papel que ficou com Maurice Evans. Quando ela estrelou o filme "A Lenda de Lizzie Borden/The Legend of Lizzie Borden", no qual interpreta uma mulher acusada de assassinar os pais, Robert teria dito à filha acreditar que ela seria capaz de matá-lo. Segundo Pilato, Robert considerou o filme como uma mensagem para ele.
.
O livro também revela que Elizabeth não gostava de ser lembrada por "A Feiticeira" e não se relacionava bem com Dick York, o primeiro ator que interpretou seu marido. Isto porque, segundo Pilato, Elizabeth sabia que Dick estava apaixonado por ela, o que a deixava em uma situação desconfortável, já que ela era casada com o produtor da série. Com isso, a intérprete de Samantha também não tinha um bom relacionamento com Agnes Moorehead, que fazia Endora, sua mãe na série. Agnes era amiga de Dick e não gostou de vê-lo substituído por Dick Sargent, a quem ela teria destratado várias vezes, a ponto de levá-lo às lágrimas em certa ocasião.
.
Os fãs devem se lembrar que York deixou a série porque sofria de dores crônicas na coluna, um problema causado por um acidente durante a produção do filme "Heróis de Barro/They Came To Cordoba". As dores o levaram a se tornar dependente de analgésicos. Com o passar dos anos, o problema se agravou. Segundo Pilato no livro "The Bewitched Book", publicado em 1992, o ator deixou o elenco da série quando, após desmaiar durante as filmagens de uma cena, foi levado para o hospital. Os médicos desaconselharam o ator a continuar trabalhando, tendo em vista as horas de gravações e os esforços físicos aos quais ele se submetia diariamente. Assim, ele foi substituído por Dick Sargent, ator que originalmente estava cotado para interpretar o personagem. Os problemas na coluna levaram York a uma cadeira de rodas. Com enfisema, ele também ficaria dependente de um respirador até sua morte, em 1992, aos 63 anos.
.
Na entrevista ao jornal britânico, a imagem que Pilato passa de Elizabeth é de uma mulher carente e triste, o que reforça os comentários feitos por outros atores que a conheceram. Em entrevistas concedidas ao longo dos anos, Sally Field e Barbara Eden (que dividiram o camarim com a atriz na época em que estrelavam as séries "Gidget" e "Jeannie é um Gênio", todas produzidas pela Columbia Pictures) disseram que Elizabeth era uma mulher que não gostava de conversar e frequentemente chegava ao estúdio mal humorada. Pilato diz que, no leito de morte, Elizabeth pediu para ficar sozinha no quarto, pois não queria que ninguém a visse quando ela partisse.
.
O livro Twitch Upon A Star já está disponível nas livrarias americanas. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.
.
A Feiticeira - Abertura - Dublagem Clássica
.
.
Lista de Episódios
.
Temporada 1 - 1964 a 1965 - Preto e Branco
.
01. I Darrin Take This Witch Samantha - Casei-me com uma Feiticeira (17/09/1964)
02. Be It Ever So Mortagaged - Cheia dos Truques (24/9/1964)
03. It Shouldn't Happen to a Dog - Encantos e Encantamentos (01/10/1964)
04. Mother, Meet What's His Name - Todas as Sogras São Bruxas (08/10/1964)
05. Help, Help, Don't Save Me - Ajude-me Se Não Puder (15/10/1964)
06. Little Pitchers Have Big Ears - O Toque Mágico (22/10/1964)
07. The Witches Are Out - As Bruxas Estão a Solta (29/10/1964) - Com Madge Blake
08. The Girl Reporter - O Escudo Invisível (29/10/1964)
09. Witch or Wife - Feitiço de Amor (12/11/1964) - com Raquel Welch
10. Just One Happy Family - Isto é Normal? (19/11/1964)
11. It Takes One to Know One - Enfeitiçado? (26/11/1964)
12. ...And Something Makes Three - Prenúncios (03/12/1964)
13. Love is Blind - Persuasão Irresistível (10/12/1964) - Com Adam West
14. Samantha Meets the Folks - Uma Nora Excepcional (17/12/1964)
15. A Vision of Sugar Plums - O Lado Bom da Ilusão (24/12/1964) - Com Billy Mumy
16. It's Magic - Quem é o Mágico? (07/01/1965)
17. A Is for Aardvark - A Magia das Coisas Simples (14/01/1965)
18. The Cat´s Meow - Cuidado, Disfarce (21/01/1965)
19. A Nice Little Dinner Party - Um Encanto Encantado (28/01/1965)
20. Your Witch Is Showing - (04/02/1965)
21. Ling Ling - Beleza Felina (11/02/1965)
22. Eye Of The Beholder - Séculos nos Separam (25/02/1965)
23. Red Light, Green Light - Cuidado, Sinal Vermelho (04/03/1965)
24. Witch Witch Is Which? - Quem é a Feiticeira? (11/03/1965)
25. Pleasure O'Riley - Ciúme, Monstro de Olhos Verdes (18/03/1965)
26. Driving Is The Only Way To Fly - Carros Não São Vassouras (25/03/1965) - Com Paul Lynde
27. There´s No Witch Like An Old Witch - Quanto Mais Velha, Melhor a Bruxa (01/04/1965)
28. Open the Door, Witchcraft - Abra-te Porta (08/04/1965)
29. Abner Cadabra - Abrakadabra (15/04/1965)
30. George, The Warlock - Um Corvo Pousou em Minha Vida (22/04/1965) - Com Christopher George
31. That Was My Wife - Verdades Difíceis (29/04/1965)
32. Illegal Separation - O Ideal dos Meus Sonhos (06/05/1965)
33. A Change of Face - Quem Tem Duas Caras? (13/05/1965)
34. Remember the Main - Seus Desejos Serão Satisfeitos (20/05/1965)
35. Eat At Mario's - Feiticeira Bem Temperada (27/05/1965)
36. Cousin Edgar - Sugestões Geniais (03/06/1965)
.
Temporada 2 - 1965 a 1966 - Preto e Branco
.
01. Alias Darrin Stephens - A Palavra Mágica (16/09/1965)
02. A Very Special Delivery - Serei Pai ou Mãe? (23/09/1965)
03. We're in For a Bad Spell - Uma Verdadeira Maldição (30/9/1965)
04. My Grandson, the Warlock - Um Simples Mortal (07/10/1965)
05. The Joker Is The Card - O Aprendiz de Feiticeiro (14/10/1965)
06. Take Two Aspiring and Half a Pint of Porpoise Mils - Ingredientes da Poção Milagros (21/10/1965)
07. Trick or Treat - O Anfitrião é um Lobisomen (28/10/1965)
08. The Very Informal Dress - A Magia do Bem Trajar (04/11/1965)
09. And Then I Wrote - Um Talento Muito Especial (11/11/1965)
10. Junior Executive - Brinquedos São Para Crianças (18/11/1965)
11. Aunt Clara's Sold Flame - Feiticeira Sem Encantos (25/11/1965)
12. A Strange Little Visitor - O Estranho Visitante (02/12/1965) - Com James Doohan
13. My Boss The Teddy Bear - Meu Patrão, o Urso (09/12/1965)
14. Speak the Truth - A Verdade Nem Sempre Dói (16/12/1965)
15. The Magic Cabin - Um Amor de Cabana (30/12/1965)
16. Maid To Order - Mágicas Bem Empregadas (06/01/1965)
17. And Then There Were Three - Qualquer Semelhança é Mera Coincidência (13/01/1966) - Com Eve Arden - Primeiro episódio onde Elizabeth Montgomery interpreta a prima Serena.
18. My Baby, The Tycoon - Poderes Recém-Nascidos (20/01/1966)
19. Fatest Gun On Madison Avenue - Direitos Por Meios Indiretos (03/02/1966)
20. The Dancing Bear - Um Brinquedo Exclusivo (10/02/1966)
21. Double Tate - Os Três Desejos (17/02/1966)
22. Samantha, The Dressmaker - Se a Moda Pega (24/02/1966)
23. The Horse's Mouth - Conhecimento de Causa (03/03/1966)
24. Baby's First Paragraph - Precocidade Encantadora (10/03/1966)
25. The Leprechaun - O Pote de Ouro (17/03/1966)
26. Double Split - O Troco de Um Truque (24/03/1966)
27. Disappearing Samantha - Feitiço Contra Feiticeiro (07/04/1966)
28. Follow That Witch I - Na Pista da Vassoura - Parte 1 (14/04/1966)
29. Follow That Witch II - Na Pista da Vassoura - Parte 2 (21/04/1966)
30. A Bum Raps - Encantados Com Sua Gentileza (28/04/1966)
31. Divided He Falls - Duas Metades Fazem Um Inteiro (05/05/1966)
32. Man´s Best Friend - Este Homem é Um Cão (12/05/1966)
33. The Catnapper - Era Uma Vez Uma Gata (19/05/1966)
34. What Every Young Man Should Know - O Que Todo Homem Deveria Saber (26/05/1966)
35. The Girl With The Golden Nose - Nariz de Ouro (02/06/1966)
36. Prodigy - Prodígio (09/06/1966) - Ultimo episódio em preto e branco e também o último a apresentar a atriz Alice Pearce como Glady Kravitz.
.
Temporada 3 - 1966 a 1967 - Color
.
01. Nobody's Perfect - Ninguém é Perfeito (15/09/1966) - Estréia de Erin Murphy no papel de Tabatha.
02. The Moment of Truth - A Descoberta da Verdade (22/09/1966)
03. Witches and Warlocks Are My Favorite Thing - Bruxas e Feiticeiros São o Meu Fraco (29/09/1966)
04. Accidental Twins - Bebê em Duplicata (06/10/1966)
05. A Most Unusual Wood Nymph - A Ninfa Constante (13/10/1966)
06. Endora Moves In For a Spell - Quando as Feiticeiras Discutem (20/10/1966) - Estréia da atriz Sandra Gould no papel de Gladys Kravitz.
07. Twitch Or Treat - Superstições Tolas (27/10/1966)
08. Dangerous Diaper Dan - Espião de Fraldas (03/11/1966)
09. The Short, Happy Circuit of Aunt Clara - Um Longo Curto-Circuito (10/11/1966)
10. I´d Rather Twitch Than Fight - O Mistério da Mente (17/11/1966)
11. Oedipus Hex - A Pipoca Encantada (24/11/1966)
12. Sam´s Spooky Chair - A Estranha Cadeira (01/12/1966)
13. My Friend Ben - Benjamin Franklin, o Eletricista (08/12/1966)
14. Samantha for the Defense - Samantha a Defensora (15/12/1966) - Conclusão do Episódio Anterior.
15. A Gazebo Never Forgets - História de Elefante (22/12/1966)
16. Soap Box Derby - Uma Corrida e Duas Vitórias (29/12/1966)
17. Sam in the Moon - Minha Conhecida, a Lua (05/01/1967)
18. Ho, Ho, The Clown - Uma Verdadeira Palhaçada (12/01/1967)
19. Super Car - O Carro do Futuro (19/01/1967)
20. The Corn is As Hight As a Guernesey´s Eye - A Vaca Leiteira (26/01/1967)
21. The Trial and Error of Aunt Clara - O Julgamento de uma Feiticeira (02/02/1967)
22. Three Wishes - Os Três Desejos (09/02/1967)
23. I Remember You...Sometimes - Memória Prodigiosa (16/02/1967)
24. Art For Sam´s Sake - Artes e Artimanhas (23/02/1967)
25. Charlie Harper, Winner - Aspectos do Sucesso (02/03/1967)
26. Aunt Clara´s Victoria Victory - A Vitória de Tia Clara (09/03/1967)
27. The Crone of Cawdor - O Malefício (16/03/1967)
28. No More Mr. Nice Guy - Um Encantamento Pouco Encantador (23/03/1967)
29. It´s Wishcraft - O Poder da Levitação (30/03/1967)
30. How To Fail In Business With All Kinds Of Help - Demasiada Ajuda (06/04/1967)
31. Bewitched, Bothered and Infuriated - Evitar Acidentes é Dever de Todos (13/04/1967)
32. Nobody But Frog Know How To Live - Era Uma Vez Um Sapo (27/04/1967)
33. There´s Gold in Them Thar Pills - Efeitos Colaterais (04/05/1967)
.
Temporada 4 - 1967 a 1968 - Color
.
01. Long Live The Queen - A Rainha das Feiticeiras (07/09/1967)
02. Toys In Babeland - Brinquedos Encantados (14/09/1967)
03. Business, Italian Style - Negócio à Italiana (21/09/1967)
04. Double, Double, Toil And Trouble - Serena, Mas Não Muito (28/09/1967)
05. Cheap, Cheap - Minha Cara Feiticeira (05/10/1967)
06. No Zip In My Zap - Perdendo as Forças (12/10/1967)
07. Birdies, Bogeys and Baxter - Vencer Nem Sempre É Uma Vitória (19/10/1967)
08. The Safe and Sane Halloween - Figuras Animadas (26/10/1967)
09. Out of Sync, Out of Mind - Fora de Sincronismo (02/11/1967)
10. That Was No Chick, That Was My Wife - Onipresente (09/11/1967)
11. Allergic To Macedonian Dodo Birds - A Estranha Doença (16/11/1967)
12. Samantha´s Thanksgiving To Remember - Um Verdadeiro Dia de Graças (23/11/1967)
13. Solid Gold Mother-In-Law - A Importância da Sogra (30/11/1967)
14. My, What Big Ears You Have - Quem Mente as Orelhas Crescem (07/12/1967)
15. I Get Your Nanny, You get My Goat - A Vingança do Feiticeiro (14/12/1967)
16. Humbug Not To Be Spoken Here - Papai Noel Existe (21/12/1967)
17. Samantha´s da Vinci Dilemma - O Sorriso Indecifrável (28/12/1967)
18. Once In a Vial - Poção do Amor (04/01/1968)
19. Snob in the Grass - Arrasando a Concorrência (11/01/1968)
20. If They Never Met - Minha Vida Sem Você (25/01/1968)
21. Hippie, Hippie, Hooray - Gente Pra Frente Atrasa a Vida (01/02/1968)
22. A Prince of a Guy - O Príncipe Encantado (08/02/1968) - Sem a presença do ator Dick York.
23. McTavish - O Fantasma Impenitente (15/02/1968)
24. How Green Was My Grass - Como Era Verde Meu Gramado (29/02/1968)
25. To Twitch Or Not Twitch - A Utilidade da Feiticeira (14/03/1968)
26. Playmates - Seja o Que Lhe Aprover (21/03/1968) - Sem a presença do ator Dick York.
27. Tabitha´s Cranky Spell - Espírito de Renovação (28/03/1968)
28. I Confess - Uma Fogueira Para os Bruxos (04/04/1968)
29. A Majority of Two - O Prato Favorito (11/04/1968) - Sem a presença do ator Dick York.
30. Samantha's Secret Saucer - Gente de Outro Mundo (18/04/1968) - Último episódio com Marion Lorne, que faleceria algum tempo depois.
31. The No-Harm Charm - O Amuleto (25/04/1968)
32. Man of the Year - O Publicitário do Ano (02/05/1968)
33. Splitsville - O Amor Tem Que Ser Verdadeiro (13/05/1968)
.
Temporada 5 - 1968 a 1969 - Color
.
01. Samantha´s Wedding Present - Um Homem Diminuído (26/09/1968)
02. Samantha´s Goes South For a Spell - A Bruxa Ciumenta (03/10/1968)
03. Samantha on the Keyboard - O Prodígio (10/10/1968) - Com Jonathan Harris
04. Darrin, Gone and Forgotten - Como Desmanchar um Compromisso (17/10/1968)
05. It´s So Nice To Have a Spouse Around The House - Substituições Perigosas (24/10/1968)
06. Mirror, Mirror On The Wall - Espelho Meu (07/11/1968)
07. Samantha´s French Pastry - Bolo à Napoleão (14/11/1968)
08. Is It Magic or Imagination? - Mágica ou Imaginação? (21/11/1968)
09. Samantha Fights City Hall - O Prestígio de uma Estátua (28/11/1968)
10. Samantha Loses Her Voice - Faltando À Palavra (05/12/1968)
11. I Don´t Want to Be a Toad, I Want To Be a Butterfly - Quero Ser Uma Borboleta (12/12/1968)
12. Weep No More My Willow - Uma Árvore e Muitos Galhos (19/12/1968)
13. Instant Courtesy - Um Perfeito Cavalheiro (26/12/1968)
14. Samantha's Supermaid - Uma Empregada Fantástica (02/01/1969)
15. Serena Strikes Again - Cada Galho Com Seu Macaco - Parte 1 (09/01/1969)
16. Serena Strikes Again - Cada Galho Com Seu Macaco - Parte 2 (16/01/1969)
17. One Touch of Midas - O Feitiço da Boneca (23/01/1969)
18. Samantha the Bard - O Verso e o Reverso (30/01/1969)
19. Samantha the Sculptress - Super-Escultura (06/02/1969)
20. Mrs. Stephens, Where Are You? - Cães e Gatos (13/02/1969) - Sem a presença do ator Dick York.
21. Marriage, Witche´s Style - Um Marido Para Serena (20/02/1969) - Sem a presença do ator Dick York.
22. Going Ape - O Impacto da Propaganda (27/02/1969) - Sem a presença do ator Dick York.
23. Tabitha´s Weekend - Uma Semana Que é o Fim (06/03/1969) - Sem a presença do ator Dick York.
24. The Battle of Burning Oak - Um Clube Muito Fechado (13/03/1969)
25. Samantha´s Power Failure - Um Poder Maior (20/03/1969) - Sem a presença do ator Dick York.
26. Samantha Twitches for Unicef - Uma Verdade Salgada (27/03/1969) - Sem a presença do ator Dick York.
27. Daddy Does His Thing - Teimoso Como Uma Mula (03/04/1969)
28. Samantha´s Good News - Boas Notícias (10/04/1969) - Sem a presença do ator Dick York.
29. Samantha´s Shopping Spree - Comprando Briga (17/04/1969) - Sem a presença do ator Dick York.
30. Samantha and Darrin In Mexico City - Os Magos das Olimpíadas (24/04/1969) - Último episódio com Dick York.
.
Temporada 6 - 1969 a 1970 - Color
.
01. Samantha and the Beanstalk - Três Gerações de Bruxas (18/09/1969) - Estréia de Dick Sargent, substituindo a Dick York.
02. Samantha´s Yoo-Hoo Maid - Empregada Para Todo Feitiço (25/09/1969)
03. Samantha´s Caesar Salad - Uma Salada Histórica (02/10/1969)
04. Samantha´s Curious Craving - Seja Feita a Sua Vontade (09/10/1969)
05. ... And Something Makes Four - Os Encantos do Bebê (16/10/1969)
06. Naming Samantha´s New Baby - Seu Nome, Por Favor (23/10/1969)
07. To Trick Or Treat Or Not To Trick Or Treat - Mais Forte Que a Magia (30/10/1969)
08. A Bunny For Tabatha - Em Vez de Multiplicar, Subtrair (06/11/1969)
09. Samantha´s Secret Spell - Homem ou Rato? (13/11/1969)
10. Daddy Comes For a Visit - Magia Por Um Dia (20/11/1969)
11. Darrin, The Warlock - Mania de Magia - Conclusão do Episódio Anterior - (27/11/1969)
12. Samantha´s Double Mother Trouble - Encantos e Desencantos (04/12/1969)
13. Your´re So Agreeable - Um Sujeito Encantador (11/12/1969)
14. Santa Comes To Visit And Stays And Stays - O Espírito Natalino (18/12/1969)
15. Samantha´s Better Halves - Atendendo a Dois Deveres (01/01/1970)
16. Samantha´s Lost Weekend - A Feiticeira Devoradora (08/01/1970)
17. The Phrase Is Familiar - Já Ouvi Isso Em Algum Lugar (15/01/1970)
18. Samantha´s Secret Is Discovered - Revelação de Um Segredo (22/01/1970)
19. Tabitha´s Very Own Samantha - As Mães Podem Parecer Bruxas (29/01/1970)
20. Super Arthur - Sinto-me Um Super-Homem (05/02/1970)
21. What Makes Darrin Run - O Que Deu Nele? (12/02/1970)
22. Serena Stops The Show - Serena Acaba Com a Serenidade (19/02/1970)
23. Just a Kid Again - Tão Bom Ser Criança (26/02/1970)
24. The Generation Zap - Geração Zás-Trás (05/03/1970)
25. Okay, Who´s The Wise Witch? - Qual é o Truque? (12/03/1970)
26. A Chance on Love - Atrações e Traições (19/03/1970)
27. If The Shoe Pinches - Os Apertos de Um Sapato (26/03/1970)
28. Mona Sammy - O Mago da Pintura (02/04/1970)
29. Turn on the Old Charm - O Amuleto da Paz (09/04/1970)
30. Make Love, Not Hate - Amor à Primeira Vista (16/04/1970)
.
Temporada 7 - 1970 a 1971 - Color
.
01. To Go Or Not To Go, That Is The Question - Uma Convenção Sem Convenções (24/09/1970)
02. Salem, Here We Come - Encontro em Salém (01/10/1970) - Conclusão do Episódio Anterior
03. Salem Saga - Da Panela à Fogueira (08/10/1970)
04. Sam´s Hot Bed Warmer - O Mago Enfeitiçado (15/10/1970) - Conclusão do Episódio Anterior
05. Darrin On A Pedestal - Um Pedestal Para James (22/10/1970)
06. Paul Revere Rides Again - Não Bulas no Bule (29/10/1970)
07. Samantha´s Bad Day In Salem - Feiticeira Em Apuros (05/11/1970)
08. Samantha´s Old Salem Trip - Viagem através dos Séculos (12/11/1970)
09. Samantha´s Pet Warlock - Mordendo a Isca (19/11/1970)
10. Samantha´s Old Man - Velhice Prematura (03/12/1970)
11. The Corsican Cousins - Primas Gêmeas (10/12/1970)
12. Samantha´s Magic Potion - A Poção da Inspiração (17/12/1970)
13. Sisters At Heart - Mágicas em Preto e Branco (24/12/1970)
14. Mother-In-Law Of the Year - A Sogra do Ano (14/01/1971)
15. Mary The Good Fairy - Mary, a Boa Fada (21/01/1971)
16. The Good Fairy Strikes Again - Dando Asas à Imaginação (28/01/1971) - Conclusão do Episódio Anterior
17. The Return of Darrin The Bold - Feiticeiro Por Um Dia (04/02/1971)
18. The House That Uncle Arthur Build - O Bruxo Brincalhão (11/02/1971)
19. Samantha And The Troll  - De Cabelos Em Pé (1/02/1971)
20. This Little Piggie - Com a Cabeça Nas Nuvens (25/02/1971)
21. Mixed Doubles - Inconveniências da Feitiçaria (04/03/1971)
22. Darrin Goes Ape - Como Capturar um Gorila (11/03/1971)
23. Money Happy Returns - Um Achado Perdido (18/03/1971)
24. Out of the Mouths of Babes - Publicidade e Honestidade (25/03/1971)
25. Sam´s Psychic Pslip - Soluço Indiscreto (01/04/1971)
26. Samantha´s Magic Mirror - O Espelho Mágico (08/04/1971)
27. Laugh, Clown, Laugh - Feitiço Alegre (15/04/1971)
28. Samantha And The Antique Doll - Querer Não é Poder (22/04/1971)
.
Temporada 8 - 1971 a 1972 - Color
.
01. How Not To Lose Your Head To King Henry VIII - Na Corte de Henrique VIII (15/09/1971)
02. How Not To Lose Your Head To King Henry VIII - Na Corte de Henrique VIII (22/09/1971) - Conclusão do Episódio Anterior
03. Samantha And The Loch Ness Monster - Monstro, Porém, Famoso (29/09/1971)
04. Samantha´s Not-So-Leaning Tower of Pisa - A Verdadeira História da Torre de Pisa (06/10/1971)
05. Bewitched, Bothered and Baldoni - As Encantadas, Encantadoras Estátuas (13/10/1971)
06. Paris, Witche´s Style - A Magia de Paris (20/10/1971)
07. The Ghost Who Made a Spectre of Himself - O Espectro Romântico (27/10/1971)
08. TV Or Not TV - Um Dom Sobrenatural (03/11/1971)
09. A Plague On Maurice and Samantha - Reconquista do Poder (10/11/1971)
10. Hansel And Gretel In Samanthaland - Vivendo em um Conto de Fadas (17/11/1971)
11. The Warlock In The Gray Flannel Suit - Um Publicitário Genial (01/12/1971)
12. The Eight-Year Witch - Ciúmes Felinos (08/12/1971)
13. Three Men And a Witch On A Horse - O Cavalo Enfeitiçado (15/12/1971)
14. Adam, Warlock or Washout - Mais Um Mago na Família (29/12/1971)
15. Samantha´s Magic Sitter - Histórias Fantásticas (05/01/1972)
16. Samantha Is Earthbound - Gravidade Sem Maior Gravidade (15/01/1972)
17. Serena´s Richcraft - O Poder Mais Forte (22/01/1972)
18. Samantha On Thin Ice - Os Patins Mágicos (29/01/1972)
19. Serena´s Youth Pill - A Pílula Rejuvenescedora (15/02/1972)
20. Tabitha´s First Day At School - Cuidado Com Ela (12/02/1972)
21. George Washington Zapped Here - George Washington em Pessoa - Parte 1 (19/02/1972)
22. George Washington Zapped Here - George Washington em Pessoa - Parte 2 (26/02/1972)
23. School Days, School Daze - A Menina Prodígio (04/03/1972)
24. A Good Turn Never Goes Unpunished - Publicidade ao Alcance de Todos (11/03/1972)
25. Sam´s Witchcraft Blows a Fuse - A Maldição do Tibete (18/03/1972)
26. The Truth, Nothing But The Truth, So Help Me, Sam - A Verdade, Nada Mais Que a Verdade (25/03/1972)

3 comentários:

  1. Parabéns pela matéria a respeito do seriado A FEITICEIRA e por registrar todos os 254 episódios em ingles e portugues durante os 8 anos de produção deste seriado que a exemplo de JEANNIE É UM GENIO foram grandes seriados da década de 60 e que até hoje passam na TV e atualmente dentro dos canais do aplicativo PLUTO TV.

    ResponderExcluir