Dedicado à Pietra Andrade Rodrigues, autora da idéia - 15 de Julho de 2010

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Perdidos no Espaço

.
Lost in Space
Elenco: Guy Williams, June Lockhart. Mark Goddard, Marta Kristen, Billy Mumy e Angela Cartwright.
Ator especialmente convidado: Jonathan Harris
Produção: 1965 a 1968
Número de Episódios: 83 (29 em Preto e Branco – 54 Coloridos)
Criação e Produção: Irwin Allen Productions – 20th Century Fox
Dublagem: AIC São Paulo
.
Baseada na obra “The Swiss Family Robinson”, “Perdidos no Espaço” foi exibida nos Estados Unidos entre 15 de Setembro de 1965 e 06 de Março de 1968, tendo se tornado a segunda das quatro grandes séries criadas e produzidas por Irwin Allen nos anos 60. O programa foi lançado depois de “Viagem ao Fundo do Mar” (1964/1968), antes das séries “O Túnel doTempo” (1966/1967) e “Terra de Gigantes” (1968/1970).
.
Allen ofereceu o projeto da série à rede CBS, que encomendou um piloto sob produção da 20th Century Fox. Durante as conversas iniciais, ele precisou alterar o título de “A Família Robinson Espacial” para “Perdidos no Espaço”, em função de um conflito criado com um terceiro chamado IB Melchior, que se dizia autor de uma história sobre uma família chamada Robinson, que se perde no espaço em 1997, após passar por uma chuva de meteoros a caminho da colonização de um planeta. Esta história teria sido registrada no Sindicado dos Roteiristas em Fevereiro de 1964 e oferecida para diversos estúdios e canais, entre eles a CBS. Apesar do processo de plágio que Melchior iniciou contra Allen e a CBS, a produção do filme piloto foi levada a efeito alterando-se apenas o título. Consta que as partes teriam entrado num acordo financeiro em função do sucesso da primeira temporada da série.
.
O piloto encomendado chamou-se “No Place to Hide”. Nele haviam apenas os Robinsons e o Major West como protagonistas. Nesta trama, uma nave chamada Gemini 12 se perde no espaço quando enfrenta uma chuva de meteoros. Os comediantes Groucho Marx e Red Skelton aceitaram se tornar sócios de Allen para bancar os altos custos de produção previstos. Este, por sua vez, queria que o piloto fosse filmado em cores. Só que projetos coloridos eram caros demais na época e isso – mesmo com os novos sócios – o forçaria a colocar dinheiro do bolso. Em assim sendo, “No Place To Hide” foi filmado em preto e branco. Quando concluído e apresentado aos executivos da CBS, estes perceberam faltar um personagem que pudesse causar à família algum tipo de transtorno. Caso isso não fosse providenciado, a série acabaria por cair no velho esquema do “Monstro da Semana”. E foi por conta dessa providência que se criou um personagem chamado Zachary Smith.
.
.
A base central da trama ocorre num planeta Terra extremamente populado no ano de 1997. A família Robinson - John (Guy Williams), Maureen (June Lockhart), Judy (Marta Kristen), Penny (Angela Cartwright) e Will (Billy Mumy) - tem por missão colonizar planetas alternativos e o primeiro deles seria o de Alpha Centaury. Por conta da longa distância até o planeta pretendido – cerca de 68 anos terrestres – a família planeja fazer a viagem a bordo da nave Júpiter 2, tendo como piloto o Major Don West (Mark Goddard). Para tanto, todos os ocupantes da nave seriam congelados quando do lançamento, estado este que se encerraria algum tempo depois em função de programação computadorizada.
.
O que a família não sabe – tampouco o piloto designado para a missão – é que o médico responsável pela avaliação de saúde da tripulação – Dr. Zachary Smith (Jonathan Harris) - está na verdade a serviço de um governo inimigo. Sua missão: reprogramar um Robô Modelo B9 da classe M3 - originalmente um instrumento de análise na colonização - preparando o mesmo para destruir a nave e todos seus ocupantes em horário pré-determinado.
.
.
Ao reprogramar o robô, Smith perde tempo além do normal e fica preso na nave. Seu peso extra faz com que a mesma se desvie do curso programado, enfrentando uma inesperada chuva de meteoros. Desesperado, reanima o Major West e este, por sua vez, o resto da família. Passada a chuva de meteoros, a triste constatação: a nave saiu totalmente da rota programada e todos seus membros estão perdidos no espaço. A partir daí, os Robinsons - com a ajuda do Major West - decidem tentar localizar o planeta Alpha Centaury. Inconformado, Smith passa o resto da série cometendo uma série de irregularidades tentando encontrar uma forma de voltar para a Terra.
.
Quando contratado para viver o Dr. Smith, o ator Jonathan Harris foi incluído nos créditos como “Ator Especialmente Convidado”. A previsão inicial era que deixasse a produção após uma meia dúzia de episódios. Percebendo a simpatia que gerava junto ao público com algumas frases de efeito e seu jeito escandalosamente amedrontado, Harris se empenhou por conquistar seu espaço, conseguindo dessa forma permanecer ao longo de toda a produção.
.
E foi por conta da introdução de seu personagem que o novo episódio piloto ganhou outro título: “O Clandestino Teimoso”. Em assim sendo, “No Place to Hide” foi arquivado, somente sendo liberado para conhecimento do público no ano de 1990.
.
.
A primeira temporada de “Perdidos no Espaço” foi produzida em preto e branco e mostrou tramas mais sérias. Seguindo o esquema dos antigos seriados do cinema, cada episódio encerrava com a introdução da aventura que seria vista na semana seguinte.
.
A partir da segunda temporada, em 1966, o programa ganhou cores e abandonou a seriedade por completo, seguindo a linha psicodélica de sátira adotada na série de TV “Batman” (1965/1968). E as tramas passaram a focar mais o trio Will, Smith e o Robô, fato esse que relegou os demais personagens a mero coadjuvantes. Guy Williams, que havia estrelado a série de TV Disney “A Marca do Zorro” (1957/1959), era o mais incomodado com tal situação. Contratado como ator principal, ele só permaneceu no programa depois de acertar ter seu nome e salário à frente dos demais integrantes do elenco.
.
.
A terceira temporada, produzida entre 1967 e 1968, tentou resgatar algo da seriedade verificada na fase inicial. Mas os índices de audiência já não eram os mesmos. Para complicar, a CBS havia decidido cortar custos em “Perdidos no Espaço” e “Viagem ao Fundo do Mar”. Allen não concordava com os cortes e pretendia – de quebra – produzir outra série, muito cara em termos de produção, intitulada “Terra de Gigantes” (estudos iniciais demonstravam que o orçamento seria bastante elevado com a construção de cenários e aplicação de efeitos especiais).
.
Embora não exista uma razão única e definitiva para o cancelamento de “Perdidos no Espaço” e “Viagem ao Fundo do Mar”, o fato é que ambas saíram do ar em março de 1968. E as negociações para conseguir produzir “Terra de Gigantes” podem ter determinado o fim de cada uma delas. O problema é que tal série estreou em setembro de 1968, mas o alto custo de produção acabou determinando o seu final em 1970.
.
No final dos anos 70, com o sucesso de “Jornada nas Estrelas: o Filme”, os fãs de “Perdidos no Espaço” pressionaram Irwin Allen para que o mesmo realizasse uma versão cinematográfica da série. Acreditando que o filme poderia afetar negativamente os lucros que estava tendo com as reprises, Allen resistiu. Em 1990, ele aparentemente mudou de ideia e começou a sondar o mercado para levar a efeito uma possível versão da série para o cinema. Mas o projeto foi suspenso com sua morte, ocorrida em 1991.
.
Em 1995, um novo projeto começou a ser desenvolvido pela New Line Cinema, subsidiária da Turner, em parceria com a Prelude Pictures, Paramount e Irwin Allen Productions. O cinematográfico ”Perdidos no Espaço” era estrelado por William Hurt, Mimi Rogers, Matt LeBlanc, Gary Oldman, Jack Johnson, Heather Graham e Lacey Chabert. A estréia ocorreu em 1997, ano em que por coincidência a série original era situada. No elenco, em participações especiais, June Lockhart, Mark Goddard, Angela Cartwright e Marta Kristen.
.
.
A despeito de não ter agradado aos fãs da série e ao público em geral, a Fox aproveitou a ocasião para lançar a série clássica em VHS. O lançamento em DVD ocorreria algum tempo depois, no início de 2004. Enquanto isso, no Brasil, os fãs pressionavam a Fox, já que nada havia sido lançado por aqui.
.
.
As três temporadas que compõem a série acabaram sendo lançadas no Brasil entre Julho de 2004 e Maio de 2005, tendo se tornado a primeira série de TV em DVD a contemplar a opção de ter a dublagem original, feita de forma brilhante pela AIC São Paulo. Em 2011, a matriz americana anunciou a suspensão de sua produção; ou seja, o produto sairá de catálogo tão logo os estoques existentes pelo mundo cheguem ao final.
.
No Brasil, “Perdidos no Espaço” estreou num Domingo, 04 de dezembro de 1966, as 18h30, pela TV Record Canal 7 de SP, logo depois do programa “Jovem Guarda” e antes do programa “Hebe”. Entre 1970 e 1978 a série foi exibida pela TV Globo. Com o advento das transmissões em cores, os episódios mostrados a partir de 1973 eram somente os coloridos da segunda e terceira fase. Seguindo esse contexto, a série foi exibida depois pela TV Tupi (1978 a 1980) e TV Bandeirantes (1980 a 1988). Em 1988, a TV Gazeta adquiriu o programa para exibi-lo em horário nobre – 21h30 – nas sextas-feiras, dentro de uma sessão chamada Cult Séries. Graças a protestos de fãs, a emissora exibiu a primeira temporada produzida em preto e branco, fase esta que havia sido ignorada pelas emissoras anteriores por pelo menos 15 anos.
.
.
Em 1990 a TV Record – já de propriedade da Igreja Universal – incluiu a série no horário vespertino, como uma espécie de tapa-buraco, dentro de uma sessão intitulada “Manhã de Aventura”. Com o advento da TV a Cabo no Brasil, “Perdidos no Espaço” foi depois exibida no Canal Fox (durante os anos 90) e pelo Canal FX (entre 2003 e 2007).
.

Do elenco da série já são falecidos:

Guy Williams (14/01/1924 - 30/04/1989)
- Jonathan Harris (06/11/1914 - 03/11/2002)
.
Perdidos no Espaço - Abertura - Temporada 3
.
.
Perdidos no Espaço - Dublagem AIC SP
.
.
Lista de Episódios
.
Temporada 1
.
01      1-01      8501      15/Sep/65   The Reluctant Stowaway
02      1-02      8502      22/Sep/65   The Derelict
03      1-03      8503      29/Sep/65   Island in the Sky
04      1-04      8504      06/Oct/65   There Were Giants in the Earth
05      1-05      8505      13/Oct/65   The Hungry Sea
06      1-06      8506      20/Oct/65   Welcome Stranger
07      1-07      8507      27/Oct/65   My Friend, Mr. Nobody
08      1-08      8508      03/Nov/65   Invaders from the Fifth Dimension
09      1-09      8509      10/Nov/65   The Oasis
10     1-10      8510      17/Nov/65   The Sky is Falling
11     1-11      8512      24/Nov/65   Wish Upon a Star
12     1-12      8511      01/Dec/65   The Raft
13     1-13      8513      08/Dec/65   One of Our Dogs Is Missing
14     1-14      8514      15/Dec/65   Attack of the Monster Plants
15     1-15      8515      29/Dec/65   Return from Outer Space
16     1-16      8516      12/Jan/66   The Keeper (1)
17     1-17      8517      19/Jan/66   The Keeper (2)
18     1-18      8518      26/Jan/66   The Sky Pirate
19     1-19      8519      02/Feb/66   Ghost in Space
20     1-20      8521      09/Feb/66   War of the Robots
21     1-21      8520      16/Feb/66   The Magic Mirror
22     1-22      8522      02/Mar/66   The Challenge
23     1-23      8523      09/Mar/66   The Space Trader
24     1-24      8524      16/Mar/66   His Majesty Smith
25     1-25      8525      30/Mar/66   The Space Croppers
26     1-26      8526      06/Apr/66   All That Glitters
27     1-27      8527      13/Apr/66   The Lost Civilization
28     1-28      8528      20/Apr/66   A Change of Space
29     1-29      8529      27/Apr/66   Follow the Leader
.
Temporada 2
.
30     2-01      9501      14/Sep/66   Blast Off Into Space
31     2-02      9502      21/Sep/66   Wild Adventure
32     2-03      9503      28/Sep/66   The Ghost Planet
33     2-04      9504      05/Oct/66   Forbidden World
34     2-05      9505      12/Oct/66   Space Circus
35     2-06      9506      19/Oct/66   The Prisoners of Space
36     2-07      9507      26/Oct/66   The Android Machine
37     2-08      9508      02/Nov/66   The Deadly Games of Gamma 6
38     2-09      9509      09/Nov/66   The Thief of Outer Space
39     2-10      9510      16/Nov/66   The Curse of Cousin Smith
40     2-11      9512      30/Nov/66   West of Mars
41     2-12      9513      07/Dec/66   A Visit to Hades
42     2-13      9514      14/Dec/66   The Wreck of the Robot
43     2-14      9511      21/Dec/66   The Dream Monster
44     2-15      9515      28/Dec/66   The Golden Man
45     2-16      9516      04/Jan/67   The Girl from the Green Dimension
46     2-17      9517      11/Jan/67   The Questing Beast
47     2-18      9518      25/Jan/67   The Toymaker
48     2-19      9519      01/Feb/67   Mutiny in Space
49     2-20      9520      08/Feb/67   The Space Vikings
50     2-21      9522      15/Feb/67   Rocket to Earth
51     2-22      9525      22/Feb/67   The Cave of the Wizards
52     2-23      9521      01/Mar/67   Treasure of the Lost Planet
53     2-24      9524      08/Mar/67   Revolt of the Androids
54     2-25      9526      15/Mar/67   The Colonists
55     2-26      9527      22/Mar/67   Trip Through the Robot
56     2-27      9528      29/Mar/67   The Phantom Family
57     2-28      9523      05/Apr/67   The Mechanical Men
58     2-29      9529      12/Apr/67   The Astral Traveler
59     2-30      9530      26/Apr/67   The Galaxy Gift
.
Temporada 3
.
60     3-01      1501      06/Sep/67   Condemned of Space
61     3-02      1505      13/Sep/67   Visit to a Hostile Planet
62     3-03      1506      20/Sep/67   Kidnapped in Space
63     3-04      1502      27/Sep/67   Hunter's Moon
64     3-05      1503      04/Oct/67   The Space Primevals
65     3-06      1508      11/Oct/67   The Space Destructors
66     3-07      1509      18/Oct/67   The Haunted Lighthouse
67     3-08      1507      25/Oct/67   Flight into the Future
68     3-09      1510      08/Nov/67   Collision of Planets
69     3-10      1511      15/Nov/67   The Space Creature
70     3-11      1504      22/Nov/67   Deadliest of the Species
71     3-12      1514      29/Nov/67   A Day at the Zoo
72     3-13      1515      13/Dec/67   Two Weeks in Space
73     3-14      1513      20/Dec/67   Castles in Space
74     3-15      1512      27/Dec/67   The Anti-Matter Man
75     3-16      1516      03/Jan/68   Target: Earth
76     3-17      1519      10/Jan/68   Princess of Space
77     3-18      1518      17/Jan/68   The Time Merchant
78     3-19      1520      24/Jan/68   The Promised Planet
79     3-20      1522      31/Jan/68   Fugitives in Space
80     3-21      1523      14/Feb/68   Space Beauty
81     3-22      1517      21/Feb/68   The Flaming Planet
82     3-23      1521      28/Feb/68   The Great Vegetable Rebellion
83     3-24      1524      06/Mar/68   The Junkyard of Space
.
.

Um comentário: