Dedicado à Pietra Andrade Rodrigues, autora da idéia - 15 de Julho de 2010

quinta-feira, 11 de maio de 2023

Gemini Man


.
Gemini Man
Produção: 1976
Número de Episódios: 11
Elenco: Ben Murphy, Katherine Crawford e William Sylvester
Produção: Harve Bennet Productions / Universal TV
Tema: Lee Holdridge
Dublagem: BKS
.
A série de TV "Gemini Man" foi criada em 1976 e naquela ocasião já era a terceira produção de televisão a tratar sobre o tema da invisibilidade. Sua antecessora - "O Homem Invisível", de 1975, estrelada por David McCallum - não foi bem aceita entre os americanos e havia durado apenas 13 episódios (embora tenha feita enorme sucesso no Brasil).
.
A ideia da Rede NBC foi a de colocar outro programa no lugar, com tema similar. O problema é que o tiro saiu pela culatra: "Gemini Man" contabilizou apenas 11 episódios coloridos, dos quais apenas 5 foram exibidos em solo americano.
.
.
O foco central do programa era o personagem Sam Casey (Ben Murphy), agente da Intersect (uma unidade de ações especiais do serviço secreto americano). Em uma de suas missões, Casey é afetado pela radiação emitida por uma explosão submarina. Os efeitos colaterais passam a lhe dar o poder da invisibilidade. Cientistas da Intersect desenvolvem - a partir de um relógio digital - um dispositivo capaz de manter Sam visível. O problema é que para continuar vivo, ele não pode - a cada 24 horas - ficar invisível mais de 15 minutos.
.
O piloto de "Gemini Man" foi exibido nos Estados Unidos em 10 de Maio de 1976. Bem aceito, gerou a produção da série cuja exibição via Rede NBC iniciou em 23 de Setembro do mesmo ano, tendo sido cancelada logo depois, por baixa audiência, em 28 de Outubro.
.
.
Aqui no Brasil a série foi exibida na íntegra, mas não teve - em termos de audiência - a mesma aceitação de sua antecessora. A TV Globo lançou-a em 03 de Janeiro de 1977, uma segunda-feira, as 21h00, após a telenovela "Duas Vidas". Semanas após foi retirada da grade de programação, retornando em 23 de Janeiro de 1978, no mesmo dia e horário, após a telenovela "O Astro". Poucas semanas depois, saiu em definitivo da programação global. 
.
.
Reprises de "Gemini Man" só foram vistas mais tarde em duas oportunidades, ambas na TV Record (a primeira delas em 1979 e a segunda no ano de 1982).
.
No ano 2000, através da Sci Fi Channel, nos Estados Unidos, outra série com o mesmo tema foi lançada, agora tendo o ator Vicente Ventresca interpretando Darian Fawkes, um ex-trapeceiro recrutado por uma organização de espionagem, que resolve implantar um material especial em sua glândula, que deixa segregar uma substância a base de mercúrio que saem pelos seus poros e folículos, tornando-o invisível.
.
.
Intitulada "O Homem Invisível", foi encerrada em 2002, depois de 46 episódios, devido a seu alto custo de produção e brigas internas entre as emissoras Sci Fi Channel e a USA Networks.
.
Gemini Man - Abertura
.
.
Lista de Episódios
.
01 - Pedacinhos
02 - O Minotauro
03 - Sam Casey, Sam Casey
04 - Trem para Dallas
05 - Corra Sam, Corra
06 - A Fuga ( * )
07 - Oito, Nove, Dez ... Você está Morto ( * )
08 - Alvos ( * )
09 - Não Confie na Polícia ( * )
10 - Buffalo Bill Ataca Novamente ( * )
11 - O Retorno do Leão ( * )

.
( * ) Não exibido na televisão americana
.

2 comentários: