Dedicado à Pietra Andrade Rodrigues, autora da idéia - 15 de Julho de 2010

quinta-feira, 2 de julho de 2015

The Persuaders

The Persuaders!
Última Atualização: 12/05/2013
Produção: 1970-71
Elenco: Tony Curtis (1925 - 2010) e Roger Moore (1927 - 2017)
Criação: Robert S. Baker e Lew Grade
Produção: Roger Moore
Tema de abertura: John Barry
Produtora: ITC - Inglaterra
Número de Episódios: 24

Dublagem: Odil Fono Brasil (série) e Álamo (Longa "Missão Monte Carlo")
.
No final dos anos 60, Tony Curtis e Roger Moore já não eram exatamente jovens. Ambos contavam mais de 40 quando surgiu a oportunidade na tevê inglesa de estrelarem uma nova série de ação intitulada "The Persuaders!".
.
Curtis dispensava comentários. Figurou entre os mais belos rostos de Hollywood nas décadas de 50 e 60, estrelou vários clássicos cinematográficos e é pai de um talento chamado Jamie Lee Curtis, filha de seu casamento com a atriz Janet Leigh.
.
Roger Moore, por sua vez, já estava na tevê inglesa desde a década de 50. Foi o protagonista da antiga série "Ivanhoé" e nos anos 60 apareceu com destaque em "O Santo" (The Saint), outro grande clássico da telinha. Aliás, foi por estar de contrato assinado para estrelar esse programa que Moore perdeu a chance de ser James Bond em 1962, quando se iniciou a produção da famosa série de espionagem.
.
Em "The Persuaders!", Tony Curtis seria o americano Daniel Wilde, papel este recusado primeiramente por Rock Hudson e depois por Glenn Ford. Consta que na ocasião Curtis estava envolvido com drogas. Verdade ou não, o ator viajou para Londres em Abril de 1970 para iniciar filmagens e acabou detido no Aeroporto de Heathrow por porte de maconha. Determinado na caracterização do personagem que lhe fora destinado, fez pessoalmente todas as sequências de luta e ação ao longo da produção do programa, dispensando com isso a utilização de dublês.
.
Roger Moore seria o inglês Brett Sinclair. Várias declarações - inclusive de Tony Curtis - dão conta de que Moore produziu a série através de uma empresa que possuía na ocasião (embora nada nunca tenha sido formalizado documentalmente ou creditado nos episódios). Isso valeu para o ator, inclusive, a direção de alguns episódios do programa, assim como a comercialização de trajes que usava em cena.
.
A idéia central teria sido extraída de um episódio da série de TV "O Santo", onde Simon Templar (Moore) faz parceria com um magnata do petróleo (vivido pelo ator Stuart Damon) durante um jogo na cidade de Monte Carlo. Robert S. Baker e Lew Grade gostaram dessa combinação que acabou sendo o ponto de partida para "The Persuaders!".
.
Ambos ricos, playboys e de bem com a vida, Wilde e Sinclair investigariam casos não resolvidos pela polícia. Por vezes, estariam obedecendo as ordens de um juiz aposentado chamado Fulton (o ator Lawrence Naismith, falecido em Junho de 1992 aos 83 anos).
.
Na verdade, as histórias pouco ou quase nada importavam, visto que o grande gancho acabava sendo a ótima química entre os personagens centrais, que improvisavam diálogos a maior parte do tempo.
.
A fórmula resultou muito boa e os resultados na Inglaterra foram bem satisfatórios em termos de audiência. A cada episódio, era notável o contraponto entre os dois heróis, pessoas de estilos totalmente opostos, um discordando do outro pelo simples prazer de discordar. Wilde passava a maior parte do tempo gozando o estilo inglês de Sinclair, que por sua vez não via nada de elegante no jeito debochado de ser do colega americano.
.

Os temas apresentados envolviam moedas de ouro falsificadas, procura por pessoas desaparecidas envolvidas em questões de herança, participação em corrida de automóveis para identificar um assassino, Sinclair acordando de manhã e descobrindo - embora não se lembrando - que se casou na noite anterior, Wilde comprando uma casa de campo na Inglaterra e descobrindo que seus vizinhos são para lá de estranhos, etc, etc, etc.
.
Dentre os astros convidados que passaram pela série, destacamos os nomes de Joan Collins, Terry Thomas, Sue Lloyd, Bernard Lee (que fez M, o chefe de James Bond, na série cinematográfica), Lois Maxwell (que fez a secretária Miss Money Penny na mesma série), Suzy Kendall e Diane Cilento (casada na época com o ator Sean Connery).
.
Como charme adicional, Danny Wilde (Curtis) possuía uma Ferrari vermelha e ridicularizava Brett Sinclair (Moore) por possuir "apenas" um Aston Martin amarelo. Wilde, em dado momento, apelidou o Aston de Sinclair de "Penélope Amarela". Em assim sendo, tais carros marcaram presença de maneira até então nunca vista na tevê.
.
"The Persuaders!" contabilizou 24 episódios em seu país de origem no ano de 1971 quando foi vendida para o mercado americano, que respondeu de maneira não satisfatória em termos de audiência. Curioso, se avaliarmos que o programa havia sido premiado na Austrália e na Espanha, tendo seus atores recebido prêmios também na Alemanha e na França.
.
 Nesse meio tempo, a série cinematográfica do Agente 007 enfrentava um pesadelo por conta da recusa de Sean Connery em continuar no papel de James Bond. Ante o eminente cancelamento de "The Persuaders!" por conta de sua baixa audiência nos Estados Unidos, Moore acabou aceitando assumir o lugar de Connery e Curtis ficou feliz em poder voltar a morar nos Estados Unidos, já que a produção da série o obrigava a residir na Europa.
.
Detalhe: apesar da decepção em solo americano, "The Persuaders!" se tornou bastante popular na Alemanha, Dinamarca, França, Noruega, Finlândia, Suécia, Rússia, Hungria e Itália, onde ainda é reprisada com regularidade.
.
No Brasil, o programa recebeu o título de "The Persuaders" tendo sido lançado pela Rede Globo de Televisão em 04 de Abril de 1972. A série era exibida nas terças-feiras, as 22h50, antecedida pela telenovela "Bandeira 2" (22h00) e pelo "Jornal Internacional" (22h40).
.
Posteriormente, "The Persuaders" foi reprisado na TV Record e na TV Bandeirantes. Era distribuída pela Brascontinental, a exemplo de "Jornada nas Estrelas". Com a falência da empresa, todo o material existente no Brasil fora devolvido para os Estados Unidos (data dessa época a perda da dublagem feita em território brasileiro). Em 1996, o canal pago Multishow (NET, SKY) exibiu os 24 episódios da série totalmente remasterizados, com som original e legendas em português.
.
Com o passar dos anos foi veiculado no Brasil o longa "Missão: Monte Carlo" (Dublagem Alamo), na verdade uma compilação dos episódios "Powerswitch e "The Gold Napoleon".
.
Consta ainda que a compilação de outros 6 episódios resultaram em mais 3 longas nunca veiculados em território brasileiro:
.
- London Conspiracy (episódios "A Home of One's Own" e "Greensleeves");
- Sporting Chance (episódios "Someone Wainting" e "Anyone Can Play");
- The Switch (episódios "The Ozerov Inheritance" e "Angie, Angie ...").
.
"The Persuaders" teve episódios - assim como os longas acima mencionados - comercializados inicialmente em VHS. Em 2001 a série foi remasterizada para lançamento em DVD na Europa. Em 2003 a empresa AE Home Video a lançou por completo em DVD para a região 1 (Estados Unidos e Canadá). Em 2006, por conta de sua popularidade na Grã-Bretanha, um novo lançamento ocorreu numa caixa especial com material extra, completa e sem cortes, a bordo de DVDs de dupla camada. Como sempre, nada consta a respeito de um possível lançamento no Brasil.
.
Sempre se especulou muito sobre um possível mal relacionamento entre Tony Curtis e Roger Moore durante o tempo de produção da série. A atriz Joan Collins, convidada num dos episódios da série, chegou a mencionar em sua autobiografia que o clima nas filmagens era tenso por conta do mau humor de Curtis. O diretor Val Guest chegou a alegar que foi muito divertido trabalhar na série, apesar de Tony Curtis viver reclamando de alguma coisa. Lew Grade, em sua autobiografia, observa também que ambos não se davam lá muito bem por diferenças culturais e pontos de vista opostos sobre o trabalho. Perguntados a respeito, os atores sempre afirmaram que a relação entre ambos era muito amigável. Roger Moore, inclusive, chegou a declarar que: "Tony e eu tivemos um bom relacionamento, apesar de sermos pessoas completamente diferentes ... e tudo que fizemos foi compartilhar nosso senso de humor". Numa entrevista concedida em 2005, Tony Curtis se referiu a Roger Moore com muito carinho e revelou que jamais participaria de um remake de "The Persuaders" sem ele.
.
No ano de 2005 surgiram rumores sobre uma versão cinematográfica, a ser estrelada por Steve Coogan e Ben Stiller. Em 2007 novos rumores davam conta que o filme seria estrelado por Hugh Grant e George Clooney. Verdade ou não, nada se materializou até hoje.
.
The Persuaders - Dublagem Odil Fono Brasil
.
.
The Persuaders - Abertura e Créditos Finais
.
.
Lista de Episódios
.
Season 1

1      1-01                17/Sep/71   Overture 
2      1-02                24/Sep/71   The Gold Napoleon 
3      1-03                01/Oct/71   Take Seven 
4      1-04                08/Oct/71   Greensleeves 
5      1-05                15/Oct/71   Powerswitch 
6      1-06                22/Oct/71   The Time and the Place 
7      1-07                29/Oct/71   Someone Like Me 
8      1-08                05/Nov/71   Anyone Can Play 
9      1-09                12/Nov/71   The Old, the New and the Deadly
10     1-10                19/Nov/71   Angie...Angie 
11     1-11                26/Nov/71   Chain of Events 
12     1-12                03/Dec/71   That's Me Over There 
13     1-13                10/Dec/71   The Long Goodbye 
14     1-14                17/Dec/71   The Man in the Middle 
15     1-15                24/Dec/71   Element of Risk 
16     1-16                31/Dec/71   A Home of One's Own 
17     1-17                07/Jan/72   Five Miles to Midnight 
18     1-18                14/Jan/72   Nuisance Value 
19     1-19                21/Jan/72   The Morning After 
20     1-20                28/Jan/72   Read and Destroy 
21     1-21                04/Feb/72   A Death in the Family 
22     1-22                11/Feb/72   The Ozerov Inheritance 
23     1-23                18/Feb/72   To the Death, Baby 
24     1-24                25/Feb/72   Someone Waiting

Nenhum comentário:

Postar um comentário