Dedicado à Pietra Andrade Rodrigues, autora da idéia - 15 de Julho de 2010

quinta-feira, 11 de março de 2021

O Homem da Valise

.
Man in a Suitcase
Produção: 1966 a 1967
Número de Episódios: 30 (Color)
Elenco: Richard Bradford (1934 - 2016) no papel de McGill
Produção: Lew Grade’s ITC Entertainment
Criação: Dennis Spooner e Richard Harris
Música Tema: Ron Grainer
Música Incidental: Albert Elms
Dublagem: AIC São Paulo

“O Homem da Valise” é uma série policial inglesa que foi ao ar no Reino Unido entre 27 de Setembro de 1967 e 17 de Abril de 1968, tendo sido exibida nos Estados Unidos – via Rede ABC – entre 03 de Maio e 20 de Setembro de 1968.
.
O herói foi criado para ser uma espécie de substituto de “Danger Man”, cuja produção havia sido cancelada quando seu astro principal – o ator Patrick McGoohan – resolveu criar sua própria série, “The Prisoner” (no Brasil, “O Prisioneiro”).
.

.
O título inicialmente planejado para “O Homem da Valise” era apenas “McGill”, tal e qual o nome de seu personagem principal. A ideia da ITC era ter um ator americano a frente do elenco. A escolha inicial recaiu sobre Jack Lord (o mesmo de “Havaí 5-0”), mas após uma série de idas e vindas, optou-se por Richard Bradford, que havia atuado com Marlon Brando pouco tempo antes no filme “The Chase” (no Brasil, “Caçada Humana”).
.
.
No episódio piloto de “O Homem da Valise”, produzido em 1966, intitulado “Man from the Dead” (“O Morto Que Voltou”) descobre-se a razão pela qual McGill havia caído em desgraça. Seis anos antes, ele havia descoberto que um cientista ocidental chamado Le Farbe estava se preparando para desertar com destino a União Soviética. Ao tentar intercepta-lo, McGill recebe ordem de seu superior Harry Thyssen para não fazê-lo. Com a fuga de Le Farbe e a suposta morte de Thyssen por afogamento, McGill passa a ser considerado cúmplice na fuga e demite-se em meio a muita publicidade negativa.
.
.

Passados 6 anos, McGill descobre que Thyssen pode estar vivo, trabalhando num cargueiro russo como mensageiro de Le Farbe. Tratado como um bode expiatório e sem nenhuma perspectiva, McGill se exila na Inglaterra, onde passa a viver de trabalhos pequenos e inglórios na pele de um investigador independente.

.


.
“O Homem da Valise” estreou no Brasil pela TV Bandeirantes Canal 13 de SP em 15 de Agosto de 1969 – sexta-feira – no horário das 19h55. Curioso é que o episódio de estreia por aqui foi exatamente o piloto “Man from the Dead” (O Morto Que Voltou), ao contrário do que ocorrera no exterior, onde o episódio de estréia havia sido “Brainwash” (Lavagem Cerebral). Em 1971 a série migrou para a TV Gazeta Canal 11 de São Paulo (sextas-feiras, 23h00). Em 24 de Maio de 1978 – quarta-feira - a série foi relançada pela TV Tupi Canal 4 de SP no horário das 22h00.
.
Todos os episódios da série foram recentemente remasterizados para lançamento em DVD na região do Reino Unido.

.


.
O Homem da Valise - Dublagem Clássica
.
.
O Homem da Valise - Imagem Digital
.
.
Lista de Episódios
01. Brainwash
02. The Sitting Pigeon
03. Day of Execution
04. Variation on a Million Bucks - Part 1
05. Variation on a Million Bucks - Part 2
06. Man from the Dead
07. Sweet Sue
08. Essay in Evil
09. The Girl Who Never Was
10. All That Glitters
11. Dead Man's Shoes
12. Find the Lady
13. The Bridge
14. The Man Who Stood Still
15. Burden of Proof
16. The Whisper
17. Why They Killed Nolan
18. The Boston Square
19. Somebody Loses, Somebody... Wins?
20. Blind Spot
21. No Friend of Mine
22. Jigsaw Man
23. Web with Four Spiders
24. Which Way Did He Go, McGill?
25. The Property of a Gentleman
26. The Revolutionaries
27. Who's Mad Now?
28. Three Blinks of the Eye
29. Castle in the Clouds
30. Night Flight to Andorra

2 comentários:

  1. Obrigado pela excelente postagem! Edson Rodrigues, sabe onde encontro episódio dublado desse seriado? (meu email: neirivon@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Olha ... acredito que só mesmo com colecionadores.

    ResponderExcluir