Dedicado à Pietra Andrade Rodrigues, autora da idéia - 15 de Julho de 2010

quinta-feira, 16 de março de 2023

Retrato Falado

.
Cover Up
Produção: 1984 - 1985
Número de Episódios: 22
Elenco: Jennifer O'Neill, Jon-Erik Hexum (depois Antony Hamilton) e Richard Anderson
Produção: Glen A. Larson
Dublagem: Herbert Richers
.
"Retrato Falado" foi mais uma série de TV focando ação e aventura produzida por Glen A. Larson, o mesmo que antes respondeu pela produção de sucessos como "O Rei dos Ladrões", "McCloud", "O Homem de Virgínia", "Smith e Jones", "Switch", "As Aventuras de BJ", "Buck Rogers no Século 25", "Xerife Lobo", "A Super Máquina" e "Manimal".
.
A série era centrada na personagem Danielle Reynolds, fotógrafa de modelos, que de repente tem a vida mudada em função da morte do marido, que ela vem a descobrir ser um agente da CIA. Na tentativa de encontrar os assassinos, recruta Mac Harper - um ex-oficial de operações da marinha americana - e procura conhecer Henry Towler, o chefe do falecido marido. Towler passa para Daniele o trabalho antes desenvolvido pelo agente assassinado e esta, por sua vez, usa Mac como modelo para que ambos, dentro do trabalho de fotografia, possam desenvolver as investigações designadas por Towler.
.
.
Danielle Reynolds foi vivida pela linda atriz Jennifer O'Neill. Seus pais estavam no Rio de Janeiro quando de seu nascimento em 20 de Fevereiro de 1948 (neta de um presidente de banco brasileiro, Jennifer é filha de Oscar O'Neill - empresário de ascendência irlandesa e espanhola - e Irene Freda, uma típica inglesa dona de casa). Iniciou carreira como modelo em 1963, aos 15 anos. No cinema, seu primeiro filme foi "Um Homem para Ivy" (For Love of Ivy), de 1968, que foi lançado em DVD no Brasil sob o título "Um Amor para Ivy". Apesar do pequeno papel, chamou a atenção do diretor Howard Hawks, que a contratou para estrelar, em 1970, o filme "Rio Lobo", ao lado de John Wayne. Em 1971, Jennifer projetou-se para a fama quando atuou em "Houve uma vez um Verão" (Summer of 42). Apesar do sucesso em solo americano, nunca mais recebeu convite para um grande papel. É correto dizer que a atriz fez mais sucesso na TV do que no cinema.
.
.
Em 23 de outubro de 1982, esteve nos noticiários quando acidentalmente atirou no abdômen do seu então marido, John Ledere, em sua casa de Bedford, em Nova Iorque. Depois do inquérito foi verificado que a arma estava carregada e o acontecimento fora determinado como acidente. Em 2004, escreveu e publicou o livro “From Fallen to Forgiven”, contendo notas autobiográficas e pensamentos filosóficos sobre a vida e a existência. Nela conta que fez um aborto aos dezenove anos de idade e por isso tornou-se uma pessoa pró-vida e cristã. Desde então aconselha os jovens a não percorrerem o mesmo caminho em relação ao aborto. Casou 9 vezes e tem 3 filhos. Atualmente vive numa fazenda em Nashville, Tennesse. Já escreveu sua autobiografia e participa de várias campanhas humanitárias.
.
.
Jon-Erik Hexum - americano nascido em 05 de Novembro de 1957 - foi o ator selecionado para dar vida ao personagem Mac Harper. Antes de "Retrato Falado" havia estrelado uma série de TV chamada "Voyagers". No dia 12 de outubro de 1984, durante um intervalo de filmagem, Hexum descarregou e recarregou várias vezes um revólver Magnum 44, algo que muitos estranharam, já que essa incumbência não era dele e sim dos peritos e responsáveis pelo descarregamento da arma. Hexum, num ato que em princípio ensejava uma brincadeira, colocou o revólver em sua têmpora, sorriu e puxou o gatilho. O que o ator aparentemente não sabia é que os peritos usavam - para selar a arma - papéis e enchimento plástico e que esse enchimento era expelido para fora do tambor do revólver com força suficiente para causar sérios ferimentos em disparos de curto alcance. O estilhaço atingiu a têmpora em cheio, destruindo um quarto do seu crânio. Vários pedaços de ossos foram impelidos contra o cérebro. Um assistente correu até ele e envolveu sua cabeça numa toalha. Hexum entrou em coma e foi levado para um hospital, onde se submeteu a uma cirurgia de emergência. Na sequência o ator foi entubado e 6 dias depois foi anunciada sua morte cerebral. Com a permissão de sua mãe, o corpo fora levado para São Francisco, onde seus orgãos foram doados.
.
.
Em 1999, a atriz Jennifer O'Neill, entrevistada no programa "Mysteries and Scandals", criticou a má gerência e direção em "Retrato Falado", que chegava a exigir dos atores permanecerem no estúdio por até 18 horas diárias. Segundo ela, Hexum estava sobrecarregado de trabalho e muito cansado no dia do acidente.
.
No total, Jon-Erik Hexum participou de apenas 7 episódios da série, incluindo o piloto. Seu substituto foi o ator Antony Hamilton, um inglês nascido na Austrália em 04 de Maio de 1952. Tendo iniciado como modelo e dançarino, ganhou seu primeiro papel de destaque em 1984 no filme "Sansão e Dalila". Depois de "Retrato Falado", atuou na versão 1988 da série de TV "Missão Impossível". Em 29 de Março de 1995, Hamilton faleceu vitimado pela AIDS. Contava apenas 42 anos.
.
.
O ator Richard Anderson já era um veterano do meio quando estrelou "Retrato Falado". Nascido em 08 de Agosto de 1926, atuou em vários filmes e séries de TV, sendo que seu papel mais conhecido é o de Oscar Goldman, chefe de Steve Austin (Lee Majors) e Jaime Sommers (Lindsay Wagner) nas séries "O Homem de Seis Milhões de Dólares" e "A Mulher Biônica".
.
"Retrato Falado" foi exibido originalmente em solo americano entre 22 de Setembro de 1984 e 06 de Abril de 1985. Contabilizou 22 episódios coloridos em uma única temporada produzida. No Brasil, estreou pela TV Globo em 25 de Junho de 1985. Entrava as terças-feiras, 21h40, numa faixa intitulada "Terça Nobre", após a telenovela "Roque Santeiro". Em 1987 a série foi reapresentada pela TV Manchete.
.
Retrato Falado - Abertura
.
.
Lista de Episódios
.
01 - Cover Up - Part 1
02 - Cover Up - Part 2
03 - Death in Vogue
04 - The Million Dollar Face
05 - Harper-Gate
06 - Sudden Exposure
07 - Nothing to Lose
08 - Golden Opportunity
09 - Writher Block
10 - Murder in Malibu
11 - Midnight Highway
12 - A Subtle Seduction
13 - Black Widow
14 - Murder Offshore
15 - The Assassin
16 - Rules to Die By
17 - Healthy, Wealthy, and Dead
18 - The Ugliest American
19 - Who´s Trying to Kill Miss Globe?
20 - Adam´s Rib
21 - Jack of Spades
22 - Passions
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário