Dedicado à Pietra Andrade Rodrigues, autora da idéia - 15 de Julho de 2010

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Mulher Maravilha

.
Wonder Woman
Produção: 1976 a 1979
Número de Episódios: 59
Número de Temporadas: 3
Elenco: Linda Carter e Lyle Waggoner (1935 - 2020)
Dublagem: Herbert Richers
.
A origem da Mulher Maravilha data de Dezembro de 1941, quando a mesma apareceu numa HQ da DC Comics. Na verdade, ela fora criada por Charles Moulton, psicólogo e jornalista, que na ocasião tentava atrair o público feminino para o universo das histórias em quadrinhos. Segundo contava, as aventuras da heroína eram inspirados em sua própria esposa, Elizabeth Holloway Marston.

A heroína era uma princesa chamada Diana, filha de Hipólita, rainha das amazonas numa ilha conhecida por Themyscira. Reza a lenda que ela fora criada a partir de uma imagem de barro, à qual cinco deusas do Olimpo deram vida e a presentearam com superpoderes.

Ao se tornar adulta, a Mulher Maravilha é enviada ao nosso mundo depois que um piloto chamado Steve Trevor cai por acidente na ilha. A então Princesa deixa a ilha, renuncia a imortalidade e vai para os Estados Unidos com a missão de combater vilões, manter a paz e a justiça.

Alta e com cabelos negros compridos, a Mulher Maravilha usa uma tiara dourada com um estrela (que funciona também como um bumerangue), bustiê vermelho com um símbolo dourado, short azul com estrelas brancas e botas vermelhas de cano longo. Possui também braceletes que soltam rajadas cósmicas. Muito ágil, consegue voar e possui grande força física. Em alguns momentos aparece pilotando um avião invisível. Ao chegar nos Estados Unidos, Diana passa a trabalhar como enfermeira da Força Aérea Norte-Americana e fica apaixonada por Steve Trevor.

A primeira tentativa de se produzir uma série de TV com a personagem ocorreu em 1967, em decorrência do sucesso de "Batman". William Dozier, produtor das aventuras do homem-morcêgo, encomendou junto a Stan Hard e Larry Siegel um roteiro para servir de alicerce para aquele que seria o piloto de "A Mulher Maravilha".

O projeto foi chamado de "Who´s Afraid of Diana Prince?" (Quem tem medo de Diana Prince?). Era estrelado por Ellie Wood Walker no papel da Princesa Diana e Linda Harrison encarnando a Mulher Maravilha. A atriz Maudie Prickett fazia o papel da mãe de Diana.
.
.
Assim como na série Batman, essa produção tinha bastante inclinação para a comédia. Diana era uma jovem desajeitada e vivia com sua mãe perto de uma base da força aérea norte-americana. Repreendida todo o tempo por não ter um namorado, ela esperava que a mãe deixasse seu quarto para se transformar na sensual Mulher Maravilha.
.
.
.
Esse piloto nunca foi exibido na TV, embora tenha sido visto em alguns sites da internet. A partir da rejeição agregada a esta tentativa inicial, todos os projetos que existiam para a provável produção de uma série semanal foram engavetados.
.
A personagem voltaria como convidada numa série animada de televisão intitulada "The Brady Kids". O ano era 1972 e o episódio chamou-se "It´s All Greek to Me" (É tudo grego para mim). Ali, os filhos de Brady acabam conhecendo a heroína e juntos são transportados acidentalmente aos tempos dos jogos olímpicos da era Antiga. Planejando competir na maratona vencendo os atletas gregos, as crianças são convencidas pela Mulher Maravilha a mudarem de ideia sob pena de mudar todo o rumo da história.

Dois anos depois, coube a Rede ABC exibir um novo piloto intitulado "The Wonder Woman" (A Mulher Maravilha). O mesmo era estrelado por Cathy Lee Crosby (como Diana e Mulher Maravilha), Kaz Garas (como Steve Trevor) e Ricardo Montalban (como o vilão Abner Smith). 
.
.
Desta vez, a heroína procura por um livro de códigos que continha informações sobre agentes do governo norte-americano. Apresentado em 12 de Março de 1974, conseguiu índices apenas razoáveis de audiência. E o nível de rejeição novamente se fez sentir, uma vez que a produção chegou a ser classificada como "um dos cem eventos mais bobos da história da televisão".
.
.
Apesar das críticas, os produtores da rede ABC sentiam que uma série sobre a heroína tinha grandes chances de cair no gosto do público. Partindo desse princípio, encomendaram outro piloto com o mesmo nome do longa anterior, com roteiro de Stanley Ralph Ross, que preferiu ser fiel as HQs de origem. Trabalhando sobre esse raciocínio, fixou a produção no ambiente da segunda grande guerra mundial com leves toques de comédia.
.
.
Difícil mesmo foi escolher a atriz que desta vez daria vida à Mulher Maravilha. Após intensa pesquisa, a escolha recaiu sobre Lynda Carter, que havia acabado de vencer um concurso de beleza. Para o papel de Steve Trevor, os produtores escolheram o ator Lyle Waggoner, que na ocasião se apresentava no programa "The Carol Burnett Show".

Apesar de seguir a linha das HQs, algumas alterações ocorreram nesse novo piloto. Em vez de Diana ser uma enfermeira, ela agora é recrutada pela Marinha como uma Oficial. Os mitos antigos e lendas das HQs também desapareceram, dando lugar a tramas que envolviam nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. E  Diana se transformava na Mulher Maravilha girando seu corpo sobre um eixo de 360 graus.

Em 7 de novembro de 1975 o novo piloto - intitulado "Wonder Woman" - foi apresentado pela rede ABC. O sucesso levou a rede a solicitar mais 2 episódios especiais e a produção de 11 episódios normais, que foram apresentados de forma irregular até 1976.
.
.
Com exibições em dias e horários alternados, os produtores resolveram levar a segunda fase da série para a rede CBS, onde passou a ser exibida regularmente por mais duas temporadas, sob a denominação "As Novas Aventuras da Mulher Maravilha". Estas duas últimas temporadas apresentam menos humor e tramas mais convencionais. Em solo americano, "A Mulher Maravilha" foi exibida pela última vez em horário nobre no dia 11 de Setembro de 1979.
.
Tentativas têm sido feitas para se produzir uma nova série de televisão sobre a personagem. Em 2011, a NBC lançou um piloto estrelado por Adrianne Palicki, mas o mesmo não foi aprovado para se transformar numa série semanal. Em 2012, surgiram informações sobre o desenvolvimento de um roteiro para um seriado intitulado "Amazônia", que trataria sobre a origem da Mulher Maravilha.
.
Em julho de 2013, a presidente da DC Entertainment, Diane Nelson revelou que Mulher-Maravilha estava nos planos do estúdio para um longa cinematográfico. Em 4 de Dezembro do mesmo ano, a atriz Gal Gadot foi confirmada para viver a heroína. Em 15 de Outubro de 2014, em uma reunião com investidores da Time/Warner, o CEO do estúdio, Kevin Tsujihara oficializou a agenda de lançamentos de filmes de super-heróis da DC Comics pela Warner Brothers e Mulher Maravilha foi anunciado para 2017. A receptividade ao filme ficou além do esperado, com uma bilheteria espetacular de quase 822 milhões de dólares. 

No Brasil, o longa de 1974 estrelado por Cathy Lee Crosby foi exibido pela TV Globo em 06 de Julho de 1975, um Domingo, 22h00, após o "Fantástico" (o título adotado na ocasião foi "A Mulher Maravilha"). O piloto de 1975 estrelado por Lynda Carter foi exibido pela mesma emissora no dia 18 de Junho de 1976, uma sexta-feira, 21h00, numa sessão chamada "Sexta Super Show", após a telenovela "O Casarão" (o titulo adotado na ocasião foi "A Volta da Mulher Maravilha").
.
A série semanal estreou também pela TV Globo em 27 de Abril de 1977. Entrava as quartas-feiras, as 21h00, depois da telenovela "Duas Vidas", num sistema de rodízio que incluía as séries "SWAT" e "Caso Médico". Mal avaliada para o horário adulto (alguns críticos chegaram a classificar o programa como sendo "um verdadeiro bagulho"), não tardou em ser deslocada para as 16h00 dos Domingos, onde se transformou num grande sucesso, com bons índices de audiência. Depois da Globo, "Mulher Maravilha" andou pelo SBT e pela Record. Sua mais recente exibição entre nós ocorreu através do extinto canal argentino Retro Channel, que pertencia a grade da extinta DirecTV. Na ocasião, a emissora optou pela exibição com som original e legendas, tendo mostrado muita pouca coisa com a dublagem original da Herbert Richers.
.
Em Fevereiro de 2018 foi anunciado o lançamento da série em DVD aqui no Brasil. O mesmo ocorreu via Warner Brothers, algo inusitado para um momento onde as distribuidoras oficiais nada estavam lançando no tocante a séries clássicas.
.
Em Novembro de 2021, "Mulher Maravilha" foi adicionada ao Streaming da HBO Max.
.
.
.
Lynda Carter nasceu Lynda Jean Córdoba Carter em 24 de julho de 1951, no Estado do Arizona, EUA, filha do norte-americano Colby Carter e da mexicana Juana Córdoba. Deixou a faculdade para seguir carreira musical fazendo turnês com diversas bandas de rock. Depois dessa fase se inscreveu num concurso de beleza onde foi eleita Miss World USA em 1972.
.
Após algumas aulas de interpretação em escolas de arte dramática na cidade de Nova Iorque, começou a aparecer em séries de TV. Convidada a interpretar a personagem Mulher Maravilha numa série semanal, tornou-se internacionalmente famosa. A exemplo de outros artistas que já viveram super-heróis, acabou ficando marcada por esse papel e isso atrapalhou significativamente sua carreira desde então.
.
A atriz casou-se duas vezes. Uma com o agente Ron Samuels, em 1977, de quem se divorciou em 1982. Em 1984 casou-se com o advogado Robert Altman - que não é o conhecido diretor de cinema - com quem teve dois filhos.

Lyle Waggoner nasceu Wesley Lyle Waggoner no dia 13 de abril de 1935, em Kansas City, EUA. Filho de Maria e Waggoner Myron, começou carreira participando de algumas séries de televisão. Em 1965 perdeu para o ator Adam West o papel de Batman na famosa série de TV.
.
Waggoner começou a criar alguma fama ao participar da série “The Carol Burnett Show” por quase sete temporadas, onde fazia locução e também interpretava. Em 1974 deixou o programa para atuar em "A Mulher Maravilha", interpretando o piloto Steve Trevor, personagem que o tornou mundialmente famoso.
.
Depois do encerramento da série continuou a atuar, mas em 1979 fundou seu próprio negócio: a Waggoner Star Waggons, uma empresa de aluguel de trailers personalizados para o cinema.
.
Lyle Waggoner casou-se uma única vez, com a atriz Sharon Kennedy, em 1961, que também se tornou uma boa consultora financeira e corretora de imóveis. Ambos tiveram dois filhos. O ator faleceu em 17 de Março de 2020.
.
Mulher Maravilha - Todas as Aberturas
.
.
Lista de Episódios
.
• Pilot
.
Special S1     0           07/Nov/75    Wonder Woman (pilot) (90 min)
.
• Season 1
.
1      1-02      166532    21/Apr/76   Wonder Woman Meets Baroness Von Gunther
2      1-03      166531    28/Apr/76   Fausta: The Nazi Wonder Woman
3      1-04      166601    13/Oct/76   Beauty on Parade
4      1-05      166602    06/Nov/76   The Feminum Mystique (1)
5      1-06      166603    08/Nov/76   The Feminum Mystique (2)
6      1-07      166606    18/Dec/76   Wonder Woman vs. Gargantua!
7      1-08      166605    25/Dec/76   The Pluto File
8      1-09      166604    08/Jan/77   Last of the Two Dollar Bills
9      1-10      166608    15/Jan/77   Judgement from Outer Space (1)
10     1-11      166609    17/Jan/77   Judgement from Outer Space (2)
11     1-12      166607    22/Jan/77   Formula 407
12     1-13      166610    29/Jan/77   The Bushwackers
13     1-14      166611    16/Feb/77   Wonder Woman in Hollywood
.
• Season 2
.
14     2-01      166701    16/Sep/77   The Return of Wonder Woman
15     2-02      166702    23/Sep/77   Anschluss '77
16     2-03      166704    30/Sep/77   The Man Who Could Move the World
17     2-04      166703    07/Oct/77   The Bermuda Triangle Crisis
18     2-05      166705    14/Oct/77   Knockout
19     2-06      166706    21/Oct/77   The Pied Piper
20     2-07      166707    28/Oct/77   The Queen and the Thief
21     2-08      166708    11/Nov/77   I Do, I Do
22     2-09      166709    18/Nov/77   The Man Who Made Volcanoes
23     2-10      166710    02/Dec/77   Mind Stealers from Outer Space (1)
24     2-11      166711    09/Dec/77   Mind Stealers from Outer Space (2)
25     2-12      166712    30/Dec/77   The Deadly Toys
26     2-13      166713    06/Jan/78   Light-Fingered Lady
27     2-14      166714    20/Jan/78   Screaming Javelin
28     2-15      166716    03/Feb/78   Diana's Disappearing Act
29     2-16      166717    10/Feb/78   Death in Disguise
30     2-17      166715    17/Feb/78   I.R.A.C. Is Missing
31     2-18      166719    03/Mar/78   Flight to Oblivion
32     2-19      166718    10/Mar/78   Seance of Terror
33     2-20      166721    31/Mar/78   The Man Who Wouldn't Tell
34     2-21      166720    07/Apr/78   The Girl from Islandia
35     2-22      166722    21/Apr/78   The Murderous Missile
.
• Season 3
.
36     3-01      166835    22/Sep/78   My Teenage Idol Is Missing
37     3-02      166834    29/Sep/78   Hot Wheels
38     3-03      166831    06/Oct/78   The Deadly Sting
39     3-04      166832    13/Oct/78   The Fine Art of Crime
40     3-05      166836    20/Oct/78   Disco Devil
41     3-06      166833    03/Nov/78   Formicida
42     3-07      166837    10/Nov/78   Time Bomb
43     3-08      166838    24/Nov/78   Skateboard Wiz
44     3-09      166839    01/Dec/78   The Deadly Dolphin
45     3-10      166840    15/Dec/78   Stolen Faces
46     3-11      166843    22/Dec/78   Pot of Gold
47     3-12      166841    29/Dec/78   Gault's Brain
48     3-13      166842    12/Jan/79   Going, Going, Gone
49     3-14      166844    26/Jan/79   Spaced Out
50     3-15      166845    02/Feb/79   The Starships Are Coming
51     3-16      166846    16/Feb/79   Amazon Hot Wax
52     3-17      166848    19/Feb/79   The Richest Man in the World
53     3-18      166849    10/Mar/79   A Date with Doomsday
54     3-19      166850    17/Mar/79   The Girl with a Gift for Disaster
55     3-20      166852    28/May/79   The Boy Who Knew Her Secret (1)
56     3-21      166853    29/May/79   The Boy Who Knew Her Secret (2)
57     3-22      166854    28/Aug/79   The Man Who Could Not Die
58     3-23      166847    04/Sep/79   Phantom of the Roller Coaster (1)
59     3-24      166851    11/Sep/79   Phantom of the Roller Coaster (2)

4 comentários:

  1. sempre gostei da mulher maravilha eu tenho os dvds dela,mas prefiro reve los na tv. da mais emocao cezar

    ResponderExcluir
  2. alguem teria as legendas do filme 1974 (da cathy Lee Crosby)?

    ResponderExcluir
  3. Esta série está sendo lançada em DVD aqui no Brasil através da sua distribuidora oficial, a Warner Brothers.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este box já havia sido lançado em 2004. O piloto com Lynda Carter recebeu o nome de THE NEW ORIGINAL WONDER WOMAN, algo como A VERDADEIRA MULHER MARAVILHA, pro público da época não confundi-lo com o filme de 1974.

      Excluir