Dedicado à Pietra Andrade Rodrigues, autora da idéia - 15 de Julho de 2010

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Agente 86

.
Get Smart
Produção: 1965 a 1970
Criação: Mel Brooks e Buck Henry
Elenco: Don Adams (86), Barbara Feldon (99) e Edward Platt (Chefe)
Produtor: Chris Hayward
Produtor Executivo: Arne Sultan
Número de Episódios: 138 (5 temporadas)
Dublagem: Cinecastro (1ª temp.), AIC SP (2ª, 3ª e 4ª temp.) e Herbert Richers (5ª temp.)
.
A década de 60 tornou-se pródiga por ter lançado vários exemplares de heróis espiões. O primeiro deles foi James Bond no cinema, em 1962. Na TV, o primeiro a explorar o filão foi "O Agente da UNCLE", a partir de 1964. Outros se seguiram, até que alguém teve a idéia de conceber um herói espião dentro do gênero cômico. Esse alguém foi Dan Melnick, sócio da Talent Associates. Bastou convencer Leonard Stern e David Susskind - seus parceiros no negócio - e o projeto começou a se desenvolver com o auxílio de Mel Brooks e Bucky Henry.
.

O herói foi batizado de Maxwell Smart. Tinha um código: 86. E a série recebeu em solo americano o título de "Get Smart". Quando desembarcou na televisão brasileira, em Janeiro de 1966, através da TV Record, aos sábados, as 20h00 (no lugar da série de TV "O Rebelde"), os brasileiros inicialmente viam nas grades de programação o nome original. Algumas semanas depois essas mesmas grades já mostravam o nome que eternizaria o herói entre nós: "Agente 86".
.
As aventuras de Smart retratam um espião trapalhão, sempre ajudado por uma bonita agente, cujo código é 99. Ambos trabalham para uma organização secreta chamada CONTROLE. Lá recebem missões de um chefe, que durante muito tempo foi chamado apenas de "Chefe". Vários episódios depois, soube-se que seu nome era Thaddeus. A principal função do "CONTROLE" é combater os vilões que trabalham para uma organização secreta e criminosa chamada "KAOS" (assim como James Bond lutava contra a "SPECTRE" e "O Agente da UNCLE" contra a "THRUSH").
.
O Agente 86 usa toda uma coleção de equipamentos e armas secretas fornecidos pelo "CONTROLE". Assim, temos o incrível e famoso "sapato-fone" ou o hilário "cone do silêncio", uma cúpula de acrílico instalada na sala do chefe, sob a qual as pessoas podem conversar e não serem ouvidos por ninguém (o problema é que ninguém acaba se ouvindo lá dentro também).
.
O episódio piloto foi rodado em preto e branco. Os executivos de produção da Rede ABC recusaram-se a comprá-lo pois na trama apresentada a intenção dos vilões era explodir a estátua da liberdade. Os criadores de Smart não se deram por vencidos e foram bater na porta da Rede NBC, que aprovou o projeto e concedeu autorização para iniciar a produção da série, totalmente em cores.
.
A princípio, o próprio Mel Brooks pensava em encarnar Maxwell Smart. Desistindo da idéia, pensou no ator Tim Poston, da série Newhart. Don Adams - americano nascido Donald James Yarmy em 13 de abril de 1923 - acabou sendo escolhido por ter atuado no show de Bill Dana, onde fazia um atrapalhado detetive de hotel. Adams viveu o papel com muito empenho, arriscando-se até em cenas de luta, o que chegou a lhe render várias fraturas. O ator veio a falecer em 25 de Setembro de 2005, vítima de infecção pulmonar.
.
Para o papel da agente 99, contrataram a modelo Barbara Feldon, que havia chamado a atenção dos produtores ao protagonizar um comercial da Revlon e por ter sido uma das ganhadoras de um programa estilo "Show do Milhão", onde respondia a questões sobre a vida e as obras de Shakespeare. Nascida Barbara Hall em 12 de março de 1941, comparece até hoje em convenções que eternizam seu papel na série.
.
 .
Para o papel do chefe do "CONTROLE", foi escolhido o ator Edward Platt, outrora um cantor de ópera. Nascido em 4 de fevereiro de 1916, encarnava um homem sério e ponderado, que vivia tendo "dores de cabeça" com as trapalhadas de Smart. Em 19 de Março de 1974 Platt foi encontrado morto em seu apartamento. Inicialmente relataram que o mesmo fora vitimado por ataque cardíaco. Tempos depois seu filho admitiu que a morte do pai foi por suicídio, depois de uma longa luta contra uma depressão.

.
A série nasceu então com esse tripé básico. Ao longo do tempo, outros personagens foram se fixando. Um dos mais notáveis foi o ator Robert Karvelas que vivia Larabee, um secretário para lá de atrapalhado.
.
E assim, como James Bond enfrentou várias vezes o vilão Blofeld e "James West" o Dr. Lovelless, Smart vez por outra se defrontava com o vilão nazista Siegfried (o ator Bernie Koppel) - com seu ineficiente assistente Shtarker, vivido por King Moody.
.
A primeira fase do programa (1965/66) é considerada a melhor. Nela, Smart conta desde o início com a ajuda do agente K-9, que na nossa dublagem original chamavam de Fang (na verdade, um cão chamado Red). Mas muitos problemas ocorriam porque o animal sequer obedecia ao dono (que dirá o diretor do estúdio). Em assim sendo, o contrato de Fang foi rescindido ainda nos primórdios da série.
.
Outro ponto divertido é o agente 13, vivido pelo ator Dave Ketchum, que vivia escondido nos piores lugares e tinha como missão passar informações para Smart.
.
E o totalmente ilógico: o único competente era um andróide (!) chamado Hyme (o ator Dick Gautier).
.
Dentre as famosas frases de 86, as que marcaram época foram "Desculpe por isso, chefe!", "...e vou adorar!", "O velho truque...", "Você acreditaria se...?"
.
"Agente 86" acabou entrando para a história da televisão americana e mundial. Algumas de suas cenas tornaram-se memoráveis, como a abertura, em que Max passa por uma série de portas até chegar a uma cabine telefônica. Na verdade, ela é uma passagem secreta para entrar no quartel general do CONTROLE. De sua estréia em 1965 até seu cancelamento em 1970, a série conquistou fãs, elogios da crítica e um número impressionante de prêmios.
.
Em 1969, no entanto, a NBC resolveu tirar a série do ar, pois os índices de audiência estavam despencando. A Rede CBS decidiu apostar numa recuperação, financiando um quinto ano de produção (iniciado em 26 de setembro de 1969), com os personagens 86 e 99 casados (o mesmo erro fora cometido em "Jeannie é um Gênio", quando resolveram casar Jeannie com o Major Tony Nelson). Smart e 99 tiveram filhos gêmeos e a série tornou-se estilo família, fazendo com que o público perdesse o interesse. Com a audiência ladeira abaixo, a série foi cancelada em 11 de setembro de 1970.
..
Em 1979, a Universal resolveu ressuscitar o herói, produzindo para as telas do cinema uma nova aventura do agente atrapalhado. Desta forma, Don Adams e Robert Karvelas (únicos atores da série original) foram escalados para estrelar "A Bomba que Desnuda" (The Nude Bomb).
.
Substituindo Edward Platt, fora escalado Dana Elcar - ator falecido em 02 de Junho de 2005 - o mesmo que entre 1985 e 1992 viveria o chefe de MacGyver na série de TV "Profissão Perigo".
.
A grande novidade do longa: um novo interesse romântico para Smart vivido por Sylvia Kristel - atriz falecida em 17 de Outubro de 2012 - famosa na ocasião por conta da personagem erótica Emmanuelle.
.
"A Bomba que Desnuda" tem séria descaracterização: 99 não é mencionada e a sigla "CONTROLE" ("CONTROL", no original) foi alterada para "PITS" (Provisional Inteligence Tactical Service). E a fita acabou virando uma verdadeira "bomba" nas bilheterias ...
.
Receptividade aceitável só foi alcançada depois por "Agente 86, De Novo?" (Get Smart Again), feito para televisão (onde estreou em solo americano no dia 26 de Fevereiro de 1989) - com uma história e um ritmo até consideráveis. Nele, estão de volta Barbara Feldon como 99, o divertido Larabee, o vilão Siegfried, Hyme e até o agente 13.
. .
O filme, lançado em VHS e DVD no Brasil, foi também exibido pela televisão brasileira. Mas a dublagem deixou para trás dados característicos do programa original: o "sapato-fone" virou "telefone-sapato" e sigla "CONTROLE" foi dublada como no original, "CONTROL".
.
Em 1995, houve nova tentativa de reeditar o fascínio da série, através das aventuras do filho de Max, Zach Smart (que ao invés de um "sapato-fone", usava um "tênis-fone"). O personagem foi vivido por Andy Dick (o também atrapalhado Matthew, da série News Radio). Sua companheira é a sensual agente 66. Novo e lamentável fracasso.
.
.
O elenco da série de 1995 contou com Don Adams (Maxwell Smart), Andy Dick (Zach Smart), Elaine Hendrix (Agente 66), Heather Morgan (Trudy) e Barbara Feldon (Agente 99).
.
No Brasil, "Agente 86" estreou pela TV Record Canal 7 de SP em Janeiro de 1966 e depois foi exibida por outras emissoras, dentre elas Bandeirantes, Globo e a própria Record através de inúmeras reprises. Com o advento da TV a cabo nos anos 90, "Agente 86" foi exibido pelo Canal Multishow com som original e legendas (na ocasião, a própria Globo chegou a exibir alguns desses episódios nas madrugadas de sábado para domingo).  Em 2005, quando a série foi relançada pelo canal argentino Retro Channel via DirecTV, descobriu-se que apenas 22 episódios das primeiras quatro temporadas ainda possuíam a dublagem original (a dublagem da quinta e última fase ainda estava intacta). Para o lançamento da série em DVD no Brasil a série foi redublada por completo e é dessa forma que é exibida hoje em canais pagos.
.
De Novo no Cinema
.
"Agente 86" foi novamente adaptado para o cinema no ano de 2008. Na trama, um ataque à sede do CONTROLE faz com que Maxwell Smart (Steve Carell) seja enfim promovido a agente, ganhando o código 86. Juntamente com a agente 99 (Anne Hathaway), ele precisa encontrar os vilões da KAOS e encerrar de vez com seus planos.
.
Não é sempre que Hollywood acerta em adaptações de séries clássicas da TV. Mas podemos até considerar como exceção esta simpática versão moderna, que contou com a colaboração - ainda que superficial - de Mel Brooks, co-criador do original. Brooks sugeriu piadas, discutiu o seriado com diretor e roteiristas e adorou a contratação de Steve Carell, que ele considera um gênio.
.
.
Anne Hathaway cumpre o papel de 99 (outrora de Barbara Feldon) com competência. A atriz, transbordando em sensualidade, faz bonito ao lado de Carell. Sisuda na medida, é a escada perfeita. E não passa vergonha nas cenas de ação que, surpreendentemente, são bastante empolgantes. Afinal, ninguém imaginaria que o diretor Peter Segal, das comédias arroz com feijão de Adam Sandler, tivesse habilidade para conduzir inventivas sequências de pancadaria, perseguições de carros e explosões.
.
O ator Alan Arkin aparece nesta adaptação vivendo o Chefe eternizado por Edward Platt na série original. Ele pilota aviões, dá uma surra no vice-presidente e sofre nas mãos de Smart.
.
Mas nem tudo é perfeito neste "Agente 86 modernizado". O roteiro deixa a desejar no final, que depende demais da nostalgia para funcionar - algo que deve incomodar quem está conhecendo Max pela primeira vez. De qualquer maneira, se você tem idade suficiente pra reconhecer os bordões, figurinos e outros elementos da série, encarados aqui como uma homenagem, vai encontrar neste "Agente 86 do Século 21" algumas qualidades do clássico original.
.
Agente 86 - Abertura Dublada - 5ª Temporada
.
.
Agente 86 - Todas as Aberturas
.
.

Lista de Episódios
.
1ª Temporada - 1965/66

.

001. Mr. Big - Piloto em preto e branco

002. Our Man in Toyland (No País dos Brinquedos)

003. KAOS in CONTROL (Controlando a KAOS)
004. School Days (Escola de Espiões)
005. Diplomat’s Daughter (A Filha do Diplomata)
006. Now You See Him, Now You Don’t (Brincando de Esconder)
007. Washington 4, Indians 3 (Washington 4, Índios 3)
008. Our Man in Leotards (Nosso Homem Bailarino)
009. The Day Smart Turned Chicken (O Dia em que Smart Tornou-se Covarde)
010. Satan Place (A Praça do Diabo)
011. Too Many Chiefs (Chefes Demais)
012. My Nephew the Spy (Meu Sobrinho, o Espião)
013. Weekend Vampire (Vampiro aos Domingos)
014. Aboard the Orient Express (No Expresso do Oriente)
015. Double Agent (O Agente Duplo)
016. Survival of the Fatest (Os Gordos Sobrevivem)
017. Kisses for Kaos (Beijos Para a Kaos)
018. The Dead Spy Scrawis (O Pergaminho do Espião Morto)
019. Back to the Old Drawing Board (De Volta à Prancheta de Desenho)
020. All in the Mind (Só na Mente Dele)
021. Smart, the Assassin (Smart, o Malvado)
022. Dear Diary (O Diário)
023. I’m Only Human (Sou Apenas Humano)
024. Stakeout on Blue Mist Mountain (Acampamento na Montanha da Neblina Azul)
025. The Amazing Harry Hoo (O Espantoso Harry Hoo)
026. Hubert’s Unfinished Symphony (Sinfonia Inacabada de Hubert)
027. Ship of Spies - part 1 (A Nau dos Espiões - parte 1)
028. Ship of Spies - part 2 (A Nau dos Espiões - parte 2)
029. Shipment to Beirut (Encomenda Para Beirute)
030. The Last One in is a Rotten Spy (O Último é Sempre o Espião)
.
2ª Temporada - 1966/67
.
031. A Spy For a Spy (O Espião do Espião)
032. The Only Way to Die (A Única Forma de Morrer (Morte à Minuta)
033. Strike While the Agent is Hot (Greve de Agentes (Avance Enquanto Está Quente)
034. Maxwell Smart, Alias Jimmy Ballantine (Agente Disfarçado)
035. Anatomy of a Lover (Anatomia de um Galã)
036. Kiss of Death (Beijo da Morte)
037. Casablanca (Casablanca)
038. The Greatest Spy on Earth (O Maior Espião do Mundo)
039. Hoo Done it? (Quem Foi?)
040. Rub-A-Dub-Dub...Three Spies in a Sub (Espiões Submarinos)
041. The Decoy (A Isca)
042. Bronzefinger (Dedo de Bronze)
043. The Whole Tooth And... (Aventura Dentária)
044. Island of the Darned (Uma Ilha dos Diabos)
045. Perils in a Petshop (O Papagaio Espião)
046. It Takes One to Know Onw (Uma Questão de Afinidade)
047. Someone Down Here Hates Me (Alguém Quer Ver Minha Caveira)
048. Cutback at CONTROL (Falta de Fundos)
049. The Mummy (A Múmia)
050. The Girls From KAOS (Beleza Também Mata
051. The Man From YENTA (Quem é Quem?)
052. Smart Fit the Battle of Jericho (A Batalha de Jericó)
053. Where-What-How-Who Am I? /Quem Sou, Onde Estou, Mamãe!)
054. How to Succeed in the Spy Business (Espião Por Distração)
055. The Expendable Agent (Agente Dispendioso (Mas Que Bomba!)
056. Appointment in Sahara (Encontro no Saara)
057. Pussycat Galore (O Clube Sinistro)
058. A Man Called Smart - part 1 (Esperto é Apelido - parte 1)
059. A Man Called Smart - part 2 (Esperto é Apelido - parte 2)
060. A Man Called Smart - part 3 (Esperto é Apelido - parte 3)
.
3ª Temporada - 1967/68
.
061. Viva Smart (Viva Smart)
062. Witness for Persecution (Testemunha de Perseguição)
063. The Spy Who Met Himself (Conheça-te a Ti Mesmo)
064. The Spirit is Willing (O Fantasma de 50.000 Dólares)
065. Maxwell Smart, Private Eye (Espião Exclusivo)
066. Supersonic Boom (Aí Vem Barulho)
067. One of Our Olives is Missing (A Voz da Azeitona)
068. When Good Fellows Get Together (Os Bons Amigos (Ação Entre Amigos))
069. Dr. Yes (O Dr. Yes)
070. The Old Gang of Mine (Uma Bela Quadrilha)
071. The Mild Ones (Os Motorizados)
072. Classification: Dead (Preparem a Cova- Q4 P R9)
073. The Mysterious Dr. T (O Misterioso Dr. T)
074. The King Lives? (Salve o Rei)
075. The Groovy Guru (O Guru Legal (O Hipnotizador)
076. The Little Black Book - part 1 (O Livrinho Negro - parte 1)
077. The Little Black Book - part 2 (O Livrinho Negro - parte 2)
078. Don’t Look Back (Não Olhe Para Trás)
079. 99 Loses Control (Controle-se, 99)
080. The Wax Max (Nada de Cera)
081. Operation Ridiculous (Operação Ridículo)
082. Spy, Spy, Birdie (O Pombo de Guerra)
083. Run, Robot, Run (O Robô Atleta)
084. The Hot Line (Apoteose Mental)
085. The Reluctant Redhead (A Ruiva Desconfiada)
086. Die, Spy (Ping Pong Sinistro)
.
4ª Temporada - 1968/69
.
087. Impossible Mission (Missão Bem Impossível)
088. Snoopy Smart vs. the Red Baron (O Barão Vermelho)
089. Closely Watched Planes (Aviões Estritamente Vigiados)
090. The Secret of San Vittorio (O Segredo de San Vittorio)
091. Diamonds Are a Spy’s Best Friend (Espiões Adoram Diamantes)
092. The Worst Best Man (O Pior dos Melhores)
093. A Tale of Two Tails (Golpe Errado)
094. The Return of the Ancient Mariner (A Volta do Velho Fuzileiro)
095. With Love and Twitches (Com Amor e Confusão)
096. The Laser Blazer (O Casaco de Laser)
097. The Farkas Fracas (Amigos Indigestos)
098. Temporally Out of Control (Descontrole Temporário)
099. Scwartz’s Island (A Ilha Artificial)
100. One Nation Invisible (Problemas Invisíveis)
101. Hurray For Hollywood (Viva Hollywood)
102. The Day Raided the Knights (O Cavaleiro do Diabo
103. Tequila Mockingbird (Operação Mockingbird
104. I Shot 86 Today (Uma Tacada Perigosa.......)
105. Absorb the Greek (Confusão à la Grega
106. To Sire, With Love - part 1 (Ao Rei, Com Amor - parte 1
107. To Sire, With Love - part 2 (Ao Rei, Com Amor - parte 2)
108. Shock it to Me (Durmam Nenêns)
109. Leadside (O Inválido)
110. Greer Window (Por um Binóculo)
111. The Not-So-Great Escape - part 1 (Fuga Complicada - parte 1)
112. The Not-So-Great Escape - part 2 (Fuga Complicada - parte 2)
.
5ª Temporada - 1969/70
.
113. Pleasant Under Grass (O Anel que Tu me Deste Era Vidro e Se Quebrou)
114. Ironhand (Mão de Ferro)
115. Valerie of the Dolls (Valerie das Bonecas)
116. Widow Often Annie (O 13º Marido)
117. The Trasure of C. Errol Madre (O Tesouro de C. Errol Madre)
118. Smart Fell On Alabama (Maxwell Smart no Alabama)
119. And Baby Makes Four - part 1 (99 Vai Ter um Neném - parte 1)
120. And Baby Makes Four - part 2 (99 Vai Ter um Neném - parte 2)
121. Physician Impossible (Sem título em português)
122. The Apes of Rath (Os Macacos)
123. Age Before Duty (O Dever Antes de Tudo)
124. Is This Trip Necessary? (Essa Viagem é Necessária?)
125. Ice Station Siegfried (99 Vai ao Pólo Norte)
126. The Moonlightning Becames You (Secretária de Araque)
127. House of Max - part 1 (A Casa de Max - parte 1)
128. House of Max - part 2 (A Casa de Max - parte 2)
129. Rebecca of the Funny Folk Farm (Rebecca, a Inesquecível)
130. The Mess of Adrian Listenger (O Fim de Adrian Listenger)
131. Witness for the Execution (Testemunha da Execução)
132. How Green Was My Valet (Como Era Verde Meu Valete)
133. And Only Two Ninety-Nine (Duas 99 é Demais)
134. Smartacus (Smartacus)
135. What’s it All About, Algie (Que História é Essa, Algie?)
136. Hello Columbus, Goodbye America (Alô Colombo, Adeus América)
137. Do I Hear A Vaults? (Ouviu Alguma Coisa?)
138. I Am Curiously Yellow (Os Amarelos Atacam)
.
Temporada de 1995
.
Pilot (8/1/1995)
Casino Evil (15/1/1995)
Goodbye Ms. Chip (22/1/1995)
Shooting Up The Charts (29/1/1995)
Passenger 99 (5/2/1995)
Wurst Enemies (12/2/1995
Liver Let Die (19/2/1995)
.

Um comentário:

  1. Quando foi lançado não assistia muito...só vim a assistir com mais frequencia nos anos 70.

    ResponderExcluir