Dedicado à Pietra Andrade Rodrigues, autora da idéia - 15 de Julho de 2010

quinta-feira, 9 de maio de 2019

As Valentonas

.
Pistols ´n´ Petticoats
Produção: 1966 a 1967
Elenco: Ann Sheridan, Ruth McDevitt, Carole Wells, Dowglas Fowley, Gary Vinson, Robert Lowery, Lon Chaney Jr, Marc Carvell, Alex Hentelhoff e Jay Silverheels.
Número de Episódios: 26 (Color)
Tema Musical: Jack Elliott
Dublagem: TV Cine Som RJ
.
"As Valentonas" foi uma sitcom ambientada no velho oeste. A série focalizava a família Hanks, destacando Vovó Effie Hanks, Vovô Andrew Hanks, uma filha viúva chamada Henrietta (Ann Sheridan) e a neta de Effie, filha de Henrietta, chamada Lucy.
.
Os Hanks viviam na cidade de Wretched, no Colorado, época essa em que o Velho Oeste vivia sendo ocupado por todos os tipos de bandidos. Cabia aos Hanks se imporem contra a criminalidade da cidade, agindo como se fossem xerifes.
.
.
Quem não gostava muito disso era o próprio xerife - Harold Sikes - ao ver a família assumindo o controle da cidade, tirando todo o mérito de seus feitos. Os Hanks tinham como adversários freqüentes um bando comandado por Buss Courtney (Robert Lowery, que fez o Batman Serial de 1949) e alguns membros de uma tribo indígena próxima conduzida pelo chefe Eagle Shadows (Lon Chaney Jr.) com os seus parceiros Little Bear (Alex Hentelhoff) e Great Bear (Jay Silverheels, que fez o personagem Tonto na série de TV "Zorro").
.
.
A produção de "As Valentonas" teve, no  entanto, de ser descontinuada em função da morte de Ann Sheridan, ocorrida em 21 de janeiro de 1967. A atriz participou de 21 dos 26 episódios produzidos.
.
.
Ann Sheridan nasceu como Clara Lou Sheridan, no dia 21 de fevereiro de 1915, em Denton, Texas, EUA. Iniciou carreira no filme "Wagon Wheels", em 1934, após ganhar um concurso de beleza. Quatro anos mais tarde, em 1938, passou a adotar o nome artístico Ann Sheridan quando assinou um contrato com a Warner Brothers. Foi a partir do filme "Angels with Dirty Faces", que se tornou uma das mais carismáticas estrelas de Hollywood, realizando na sequência vários filmes. Casou-se quatro vezes e não teve filhos. Era uma fumante inveterada e morreu de um câncer no esôfago e fígado, aos 52 anos de idade. Suas cinzas cremadas estão depositadas no Hollywood Cemetery. Por sua contribuição para a indústria do entretenimento, o nome de Ann Sheridan consta da Hollywood Walk of Fame em 7024 Hollywood Boulevard.
.
.
Ruth McDevitt nasceu como Ruth Thane Shoecraft no dia 13 de setembro de 1895, em Michigan, Estados Unidos. Depois de freqüentar a American Academy of Dramatic Arts casou-se com Patrick McDevitt e passou a dedicar-se ao lar. Após a morte do marido em 1934 voltou a atuar na Broadway e no rádio. Ficou então conhecida por interpretar papéis cômicos no cinema e na televisão. Ruth participou de diversas séries na TV mas ficou conhecida mesmo por sua atuação em "As Valentonas". A atriz continou atuando até um ano antes de sua morte, no dia 27 de maio de 1976, aos 80 anos de idade, em Hollywood, Los Angeles.
.
.
Douglas Fowley nasceu como Daniel Vincent Fowley no dia 30 de maio de 1911, no Bronx, New York, Estados Unidos. Começou a atuar enquanto participava da St. Francis Xavier Military Academy. Fez seu primeiro filme - “The Game Mad” - em 1933 e depois seguiu por vários anos fazendo papéis de bandido em filmes B. Na década de 50 começou a aparecer em outros papéis, mas ficou praticamente estigmatizado como vilão em diversos filmes e seriados de televisão. Na década de 60 ficou bastante conhecido ao participar de "As Valentonas", onde interpretava o patriarca da família. Casou pela primeira vez com Judy Walsh em 1954, de quem se se divorciou em 1955 sem terem filhos. Depois casou com Joy Torstup (um filho), Vivian Chamber (outro filho), Mary Hunter (mais um filho), Maria Fowley, Shelby Payne e finalmente com Jean Fowley com quem viveu até a sua morte em 21 de maio de 1998, aos 86 anos de idade, na Califórnia. Douglas é o pai de Kim Fowley, produtor musical, compositor e co-fundador da banda “The Runaways”. Provavelmente sempre será lembrado pelo seu papel como um diretor de cinema chamado Roscoe Dexter no filme “Cantando na Chuva" (Singing in the Rain) de 1952.
.
Gary Vinson nasceu no dia 22 de outubro de 1936, em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos. Iniciou carreira em 1957, num episódio de “Story of Sister Brigit”. Na década de 60 participou de diversos espetáculos televisivos como “Hawaiian Eye”, “Sugarfood”, "Beat Bourborn Street” e “McHale´s Navy”, entre outros. Na década seguinte continuou sua participação em diversos filmes e seriados famosos como “Love, American Style”, “McCloud”, “Fall Guy” e “The Incredible Hulk”, entre outros. Em 15 de outubro de 1984, Vinson se suicidou provavelmente perturbado por uma acusação criminal pendente em sua casa na Califórnia.
.
.
Carole Wells nasceu no dia 31 de agosto de 1942, em Louisiana, Estados Unidos. Iniciou carreira aos 12 anos fazendo comerciais, vindo a participar de diversos seriados de televisão, filmes e musicais no teatro. Tornou-se depois uma escritora de livros, bem como produtora de filmes, seriados e videogames. Apóia instituições de caridade, tendo recebido o Prêmio Humanitário pelo Conselho da Cidade de Los Angeles. Como atriz participou de várias séries de TV.
.
No Brasil, "As Valentonas" foi exibida pela TV Excelsior Canal 9 de SP, a partir de 03 de Maio de 1969 (sábado - 18h00). A série fora depois reprisada em outras emissoras sob o título "As Valentonas do Oeste".
.
As Valentonas - Abertura
.
.
Lista de Episódios
.
01 – A Crooked Line
02 – No Sale
03 – Bitter Blossom O´Brien
04 – Sir Richard of Wretched
05 – The Hank and the Indian War
06 – The Triangle
07 – A Wagonload of Wives
08 – The Ross Guttley Story
09 – The Gun Runners
10 – Lookout Point
11 – Quit Shootin´ Folks, Grandma
12 – Shootout at the O´Day Corral
13 – Grandma's Date
14 – Here Comes Trouble
15 – Willie the Kid
16 – Wretched Beautiful
17 – Faint Heat Never Won Grandpa
18 – The Stranger
19 – Beware The Hangman
20 – A man for Hank
21 – Petrified Wretched
22 – The Golden Fleece
23 – Peace Offering
24 – The Taming of Sorry Water
25 – A Colonel Comes to Town
26 – Harold´s Double
.
Obs. Consta que houve um episódio piloto nunca exibido, que acabou sendo refilmado na série sob o título “Quit Shootin´ Folks, Grandma”.

Um comentário:

  1. O melhor dessa série, era um índio atrapalhado, que constantemente caia do cavalo e tinha crise de tosse quando batia no peito(sob os olhares de reprovação do resto da tribo).

    ResponderExcluir