Dedicado à Pietra Andrade Rodrigues, autora da idéia - 15 de Julho de 2010

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Os Vingadores



The Avengers
Produção: 1961 a 1969
Criação: Sidney Newman e Leonard White
Produtor: Leonard White (1961), Leonard White e John Bryce (1962/63), John Bryce (1963/64), Julian Wintle (1965/66), Albert Fennell e Brian Clemens (1966/69), John Bryce (1969)
Elenco: Ian Hendry (1961), Patrick McNee (1961/1969), Honor Blackman (1962-1964), Diana Rigg (1965-1968) e Linda Thorson (1968-1969)
Música: Laurie Johnson
Número de Episódios: 161

Quando se fala na série de tevê Os Vingadores (The Avengers), o que nos vem na lembrança é a imagem de John Steed (Patrick McNee) e Emma Peel (Diana Rigg), em plena segunda metade da década de 60, atuando em tramas de espionagem e fazendo concorrência a outros heróis espiões ao estilo de James Bond. Mas esse é apenas um dos vários aspectos que contemplam esta série.

Em 1960, o escritor canadense Sidney Newman fora incumbido de desenvolver o programa para a tevê inglesa. Na ocasião havia uma outra série intitulada Police Surgeon, estrelada por Ian Hendry e que retratava as aventuras de um médico da polícia. Com apenas 12 episódios de 30 minutos cada, a produção fora cancelada mas ficou a simpatia do público pelo personagem principal. Newman convidou Hendry para integrar o elenco de Os Vingadores, vivendo o médico David Keel. A intenção de Newman era ter o ator Patrick McNee no papel de um segundo personagem chamado John Steed. Na época, McNee atuava como produtor no Canadá e se recusava a trabalhar como ator novamente (ainda mais sendo coadjuvante de um jovem astro). Newman, então, ofereceu-lhe um salário cinco vezes maior. O dinheiro falou mais alto e McNee resolveu assumir o maior papel de sua vida: John Steed.

1ª Temporada (1961 - Preto e Branco)
A primeira fase de Os Vingadores inicia-se com o Dr. Keel anunciando o noivado com sua secretária, que acaba recebendo uma carga de drogas, entregue por engano em seu consultório. Diante do erro, membros do grupo criminoso são enviados para assassiná-la. Evidente que com isso visavam recuperar a mercadoria, eliminando também a testemunha. Como a polícia não tem elementos suficientes para dar continuidade ao caso, Keel resolve investigar por conta própria. É quando esbarra em John Steed, um agente especial que estava na pista da mesma quadrilha. Essa trama inicial durou dois episódios e só foi concluída quando ambos prendem o chefe da gangue.


A partir daí, Keel e Steed passam a atuar em conjunto. Esta primeira temporada do programa contabilizou 26 episódios, exibidos entre 07/01/61 e 30/12/61.

2ª Temporada (1962 a 1963 - Preto e Branco)
No início da segunda fase, Ian Hendry tentava se manter no elenco, mas tinha como meta atuar também em filmes para cinema. Como o sindicato da categoria não permitia trabalhos paralelos, o ator optou por abandonar Os Vingadores. Com a saída do Dr. David Keel, John Steed foi promovido a personagem principal. Mas ficou para os produtores a árdua tarefa de selecionar um novo parceiro para Steed. A idéia inicial era que houvesse um revezamento entre três novos personagens. O primeiro deles seria Catherine Gale, uma viúva, ex-guerrilheira do exército de Fidel Castro. Dentre várias candidatas, a escolhida para viver Gale foi a atriz Honor Blackman. O segundo personagem do revezamento seria uma cantora de boate chamada Venus Smith, que trabalharia como informante para Steed. Para o papel de Venus, foi escolhida a atriz Julie Stevens. O terceiro e último personagem do revezamento seria o Dr. Martin King, papel que coube ao ator Jon Rollason. Ao final da segunda temporada, pode-se perceber que Catherine Gale era a parceira mais constante de Steed. Os motivos: Julie Stevens ficou grávida após gravar seis episódios e Jon Rollason não caiu no agrado do público, estrelando apenas três episódios.

3ª Temporada (1963 a 1964 - Preto e Branco)
Foi durante a segunda temporada que Steed adotou os trajes que o caracterizariam pelo restante da série (chapéu coco e bengala). Cathy Gale utilizava macacões de couro, que lhe davam mais liberdade nas cenas de ação (ela praticava artes marciais). Como esse tipo de atuação gerava um certo preconceito (ela sempre brigava mais do que ele) foi solicitado pelos executivos de produção que, na terceira temporada, Cathy tivesse sua atuação suavizada, tendendo mais para o lado feminino. Por outro lado, Steed passou a ser mais violento, realçando o lado macho do personagem.


Outro problema que os executivos de produção enfrentavam eram os custos de cada episódio. Eles subiam dia-a-dia e não havia orçamento que comportasse o excedente verificado. McNee e Blackman ganhavam altíssimos salários mas eram os astros principais da série, que querendo ou não, fazia muito sucesso no seu país de origem. Como alternativa, Sidney Newman e Leonard White (produtores da série), estudaram a possibilidade de levar o programa para o cinema ou para o teatro.

4ª Temporada (1965 a 1966 - Preto e Branco)
Em 1964, enquanto se planejava a quarta temporada da série, um novo problema passou a atordoar os executivos de produção: Honor Blackman desistiu do projeto, preferindo ir trabalhar no cinema. Na verdade, ela preferiu interpretar a personagem Pussy Galore no filme "007 Contra Goldfinger", o terceiro filme da série cinematográfica James Bond. Trata-se até hoje de um dos melhores filmes do herói, na época ainda vivido pelo ator Sean Connery. Dessa forma, os criadores Newman e White tomaram duas atitudes: suspenderam a produção de Os Vingadores e iniciaram procura por uma nova parceira para John Steed. O nome desse personagem seria Emma Peel, também viúva a exemplo de Cathy Gale. A atriz escolhida teria de usar macacões de couro e praticar judô sem perder a feminilidade. Mas restava escolher a atriz. Após vários testes a escolhida foi Elizabeth Shepherd, que chegou a gravar parte do episódio "The Town of No Return". Os produtores no entanto, consideraram que os dois personagens principais não combinavam. Uma nova seleção foi feita e nenhuma atriz foi aprovada. Newman e White estavam quase "jogando a toalha" quando foram ao teatro assistir a uma peça em que atuava a atriz Diana Rigg. Perplexos, convidaram-na para fazer um teste. Diana foi aprovada e ao mesmo tempo sofria críticas por estar abandonando o teatro em prol de uma série de tevê.



Com a entrada de Diana, o programa sofreu alterações na forma e no conteúdo. Uma nova vinheta animada de abertura foi providenciada, assim como um novo tema musical, escrito por Laurie Johnson (que prevaleceu até o término da série). As tramas que antes abordavam crimes e intrigas foram substituídas por enredos mais próximos daqueles que vários seriados de espiões exploravam na época.


Resultado: os ingleses se apaixonaram por Emma Peel e os executivos de produção logo se encarregaram de tentar vender a série para o mercado americano. O grande problema foi que a série ainda era produzida em preto e branco, enquanto que nos Estados Unidos todos os programas já estavam sendo produzidos em cores. Depois de muita negociação, a rede americana ABC comprou os direitos de exibição da série. Os produtores de Os Vingadores assumiram o compromisso de produzir a quinta temporada em cores, mas impuseram à ABC a exibição preliminar de todos os episódios com Emma Peel em preto e branco. A exemplo dos ingleses, os americanos também se apaixonaram pela personagem de Diana Rigg.

5ª Temporada (1967 - Color)
Assustada com o sucesso e tremendamente aborrecida com o baixo salário que recebia, Diana pensou em abandonar a série antes do início da quinta temporada. Sua intenção era na verdade retomar o teatro. Sabendo das implicações que esta decisão poderia acarretar, os produtores resolveram dar-lhe um aumento significativo, a altura de sua popularidade, para que não abandonasse o projeto. Ela aceitou mas deixou claro que aquela seria sua última temporada na série.

E novas alterações foram introduzidas: a abertura de cada episódio não trazia mais a vinheta animada e sim os próprios atores tentando abrir uma garrafa de champanhe, com Steed se exibindo elegantemente com sua bengala e Emma na sombra, agora simulando golpes de kung fu. Também foi introduzida a mensagem "Mrs. Peel, We're Needed", quando Steed procurava Emma para iniciar uma nova missão. E duas linhas de comentário passaram a retratar o sumário do episódio que se iniciava, cada uma dando destaque para um personagem.

Com os personagens a bordo de um novo guarda-roupa, os episódios desta temporada, no entanto, foram considerados inferiores aos da temporada anterior, embora tenham feito bastante sucesso na Inglaterra e nos Estados Unidos.

6ª Temporada (1968 a 1969 - Color)
Diante da decisão da atriz Diana Rigg em abandonar a produção, não restou aos produtores outra alternativa senão escolherem uma nova parceira para John Steed. A contratada foi a novata Linda Thorson, que viveria a personagem Tara King. Muitos foram contra a escolha por considerarem a atriz inexperiente demais. O episódio inicial com Tara, intitulado "Forgot-Me-Not", levado ao ar em 25/09/68, ainda traz Diana Rigg. É nessa trama que ela descobre que o marido dado como morto, teria sido encontrado vivo na floresta amazônica. Diante do fato, desiste do serviço secreto para voltar aos braços de Peter Peel. E assim Tara King assumiu seu lugar ao lado de John Steed.


Novas mudanças foram introduzidas além - lógico - de uma nova apresentação. Até então os personagens recebiam as missões, mas não se sabia quem era o chefe de ambos. A partir desta temporada pode-se ver que, na verdade, trata-se de um personagem interpretado por Patrick Newell, que vivia numa cadeira de rodas e que todos chamavam de Mãe. A personagem Tara recebeu um guarda-roupa totalmente diferente daquele usado por Diana Rigg, justamente para evitar comparações. Mas seu estilo na verdade beirava o juvenil.

A medida em que essa temporada foi sendo exibida nos Estados Unidos, o interesse do público começou a cair e Os Vingadores começou a perder audiência para programas concorrentes. Isso fez com que a ABC americana não renovasse com a tevê inglesa para que fosse produzida mais uma temporada. Em função disso, o programa foi cancelado no seu país de origem, a Inglaterra.


Nos anos que se seguiram houveram tentativas de se levar Os Vingadores para o teatro e para o rádio. Nenhuma delas obteve êxito. Em 1975, uma produtora francesa conseguiu que os atores Patrick McNee e Linda Thorson estrelassem um comercial de champanhe, travestidos como em Os Vingadores. Seis meses depois, essa mesma produtora entendeu que a série havia sido cancelada em 1969 por falta de verba, já que os Estados Unidos desistiram de comprar os direitos de uma sétima temporada e a produção não tinha como ser sustentada só com o orçamento existente no seu país de origem. Foi quando procuraram pelo produtor Brian Clemens e decidiram investir numa retomada do projeto.


A nova produção deveria ter 26 episódios, mas o primeiro grande obstáculo foi Patrick McNee, que se considerava velho demais para voltar ao personagem John Steed. O ator contava 54 anos e a saída arrumada pelos produtores foi incluir, além de uma nova parceira para Steed, um novo parceiro. Ele deveria ser jovem e disposto, encarando as situações mais violentas no lugar do veterano astro. A atriz escolhida para parceira de Steed foi Joanna Lumley, que interpretaria a personagem Purdey. O papel do jovem parceiro ficou com o ator Gareth Hunt, que viveria o personagem Mike Gambit.

Apesar dos 26 episódios exibidos entre 1976 e 1977, a série foi um fracasso. Nos Estados Unidos, foi considerada muito violenta e as comparações com o modelo Steed-Peel dos anos 60 foram inevitáveis.

No Cinema

Tentativas foram feitas nos anos seguintes para que um projeto no cinema fosse concretizado, mas nenhuma deu certo. Em 1979 já se ventilava a possibilidade de haver uma versão cinematográfica de Os Vingadores. Mas foi só em 1998 que o fã Jerry Weintraub comprou os direitos para a produção do longa-metragem. Sua idéia era recriar o modelo Steed-Peel dos anos 60. Vários atores foram cogitados para o papel de John Steed, mas o escolhido acabou sendo Ralph Fiennes. Para interpretar Emma Peel, a escolhida foi Uma Thurman. No papel de Mãe, selecionaram o ator Jim Broadbent e o veterano Sean Connery aceitou viver o vilão Sir August DeWynter.

Ralph Fiennes, Uma Thurman e Sean Connery

A trama gira em torno de fenômenos meteorológicos manipulados por um vilão que tem a capacidade de fazer chuvas em grande quantidade. Na verdade, o que poucos sabem é que a trama deste filme foi totalmente extraída do episódio "A Surfeit of H2O" (Excesso de Água), produzido em preto e branco na quarta temporada da série original, ainda com Diana Rigg como Emma Peel, tendo sido levado ao ar originalmente em 20/11/65. O resultado obtido por este longa cinematográfico foi um tremendo fracasso nas bilheterias do mundo inteiro.

No Brasil

Os Vingadores chegou ao Brasil via TV Bandeirantes, numa segunda-feira 22 de Julho de 1968. O programa entrava no ar às 21h00. A emissora exibiu na estréia o episódio "Os Cibernautas" (The Cybernauts). Curioso é que nos anos 80 tentei contato com a distribuidora Turner (que na ocasião detinha os direitos de distribuição) e o responsável me disse que o nome da série não era Os Vingadores e sim Os Cibernautas (!!!).

A Bandeirantes exibiu em 1968 a quarta temporada da série, originalmente produzida em preto e branco entre 1965/66, com Diana Rigg. A simpatia inicial gerada entre os telespectadores não foi mantida durante a exibição dos episódios. O público na ocasião preferia a linha de séries apresentadas pela TV Excelsior e assistir aos Vingadores significava por vezes perder o início de Missão Impossível.

Hoje o programa está praticamente esquecido do grande público. A quinta temporada não foi exibida na TV aberta e não houveram reprises dos episódios veiculados pela TV Bandeirantes em 1968 nos anos seguintes.

Na década de 90, com o advento da TV por assinatura, coube ao canal Multishow trazer a série de volta, com som original e legendas. Mas os episódios não eram aqueles exibidos pela Bandeirantes e sim os da quinta temporada (nunca exibida na TV aberta), ainda com Diana Rigg e produzida em cores.

Em setembro de 2003, com a entrada do Retro Channel via Directv, fomos surpreendidos com a presença da série na grade de programação. Foi a chance que tivemos de revermos os episódios da quarta temporada (exibidos pela Bandeirantes), revermos os da quinta temporada (apresentados pelo Multishow) e conhecermos os da sexta temporada, estrelados por Linda Thorson. Todos exibidos com som original e legendas.

Em 2019, o canal Eurochannel da TV a Cabo exibiu os episódios da quarta, quinta e sexta temporada com som original e legendas em português. No mesmo ano, o Amazon Prime Video disponibilizou essas mesmas temporadas no formato streaming.

Curiosidades

Consta que todos os episódios das 3 primeiras temporadas de Os Vingadores foram gravados em video-tape. Por esse motivo, toda a primeira temporada da série teria sido perdida, com exceção do episódio 15, "The Frighteners" (27/05/61);

O episódio favorito de Linda Thorson é o de número 159, "Pandora" (30/04/69);

No exterior, vários episódios de Os Vingadores foram lançados em VHS e DVD;

O tema musical das três primeiras temporadas de Os Vingadores foi composto por Johnny Dankworth;

O tema musical, introduzido por Laurie Johnson a partir da quarta temporada, ficou tão famoso que gerou o lançamento de um Long-Play com títulos originais da série. Outros maestros também gravaram o tema, que está presente em inúmeras coletâneas;

O ator Ian Hendry nasceu em 13 de Janeiro de 1931 e não obteve no cinema o sucesso que desejava. Após participar de vários filmes e seriados para tevê, faleceu em 24 de Dezembro de 1984;

Patrick McNee nasceu em 06 de Fevereiro de 1922. Acreditava ser primo do famoso ator David Niven, segundo informação dada pela mãe. Tempos depois descobriu que isso era mentira. Divorciado duas vezes, ficou viúvo no terceiro casamento. Com dois filhos de sua primeira união, faleceu em 25 de Junho de 2015;

Honor Blackman nasceu em 22 de Agosto de 1926. Divorciada duas vezes, tem dois filhos e sua mais marcante aparição no cinema continua sendo em "007 Contra Goldfinger" (1964). Faleceu em 05 de Abril de 2020;

A atriz Diana Rigg nasceu em 20 de Julho de 1938. Apesar de cobiçada por milhares de homens mundo afora, nunca foi feliz no casamento. Divorciada duas vezes, tem apenas uma filha, Raquel, do segundo matrimônio. Foi a primeira atriz inglesa a fazer nu frontal numa peça teatral, em 1970. Em 1994 recebeu da Rainha Elizabeth II o título de Dama - versão feminina de Sir. Faleceu em 10 de Setembro de 2020;

Linda Thorson nasceu em 18 de Junho de 1947. É canadense, divorciada três vezes, está no quarto casamento e tem uma filha;

Joanna Lumley nasceu em 01 de Maio de 1946. Está no segundo casamento;

Gareth Hunt nasceu em 07 de Fevereiro de 1943 e se divorciou duas vezes (tendo um filho de cada união). Estava no terceiro casamento (que lhe deu mais três herdeiros) quando faleceu, em 14 de Março de 2007, vitimado por câncer no pâncreas.

Caminhos que se cruzam
Os Vingadores - 007 - O Agente da UNCLE

Honor Blackman saiu de Os Vingadores em 1964 para atuar com Sean Connery em "007 Contra Goldfinger";

Connery, por sua vez, encarnou o vilão Sir August DeWinter na adaptação cinematográfica de Os Vingadores em 1998;

Diana Rigg também saiu de Os Vingadores para depois atuar num dos filmes de James Bond. Trata-se de " 007 a Serviço Secreto de Sua Majestade" (On Her Majesty´s Secret Service, 1969), que também tinha Joanna Lumley no elenco. Diana não deu a mesma sorte de Honor Blackman, já que Connery havia desistido da série, sendo substituído pelo novato australiano George Lazenby (o pior 007 da história). O filme fracassou nas bilheterias, embora tenha recebido elogios da crítica. Consta que a atriz comia cebola antes das cenas de beijo tal a antipatia existente entre ela e Lazenby. Ainda assim foi a única Bond-Girl a casar-se com o herói;

George Lazenby aparece rapidamente no telefilme "A Volta do Agente da UNCLE" (The Return of The Man from UNCLE, 1983). Ele aparece travestido de James Bond, ajudando o herói Napoleon Solo (Robert Vaughn) numa seqüência de perseguição;

Em "A Volta do Agente da UNCLE", o chefe da organização não é Mr. Alexander Waverly, tendo em vista a morte do ator Leo G. Carroll em 1972. Seu sucessor é Sir John Raleigh, interpretado pelo ator Patrick McNee;

McNee também trabalhou num filme de James Bond. Isso aconteceu em "007 Na Mira dos Assassinos" (A View to a Kill, 1985), com Roger Moore;

Diana Rigg contracenou com com Robert Vaughn (foto abaixo) em 1970 no filme "Julius Caesar" e com David McCallum em "Mother Love", de 1989;
David McCallum e Joanna Lumley estrelaram entre 1979 e 1982 a série de TV Sapphire and Steel (foto abaixo).

Os Vingadores - Temporada 2 - Abertura e Créditos Finais


Os Vingadores - Temporada 4 - Abertura e Créditos Finais


Os Vingadores - Temporada 5 - Abertura e Créditos Finais


Lista de Episódios

1ª Temporada - 1961 (Preto e Branco)

001. Hot Snow - 07/01/61
002. Brought to Book - 14/01/61
003. Square Root of Evil - 21/01/61
004. Nightmare - 28/01/61
005. Crescent Moon - 04/02/61
006. Girl on the Trapeze - 11/02/61
007. Diamond Cut Diamond - 18/02/61 
008. The Radioactive Man - 25/02/61 009. Ashes of Roses - 04/03/61
010. Hunt the Man Down - 18/03/61
011. Please Don't Feed the Animals - 01/04/61
012. Dance with Death - 15/04/61
013. One for the Mortuary - 29/04/61
014. The Springers - 13/05/61
015. The Frighteners - 27/05/61
016. The Yellow Needle - 10/06/61
017. Death on the Slipway - 24/06/61
018. Double Danger - 08/07/61
019. Toy Trap - 22/07/61
020. The Tunnel of Fear - 05/08/61
021. The Far Distant Dead - 19/08/61
022. Kill the King - 02/09/61
023. Dead of Winter - 09/12/61
024. The Deadly Air - 16/12/61
025. A Change of Bait - 23/12/61
026. Dragonsfield - 30/12/61

2ª Temporada - 1962 a 1963 (Preto e Branco)

027. Mr Teddy Bear - 29/09/62
028. Propellant 23 - 06/10/62
029. The Decapod - 13/10/62
030. Bullseye - 20/10/62
031. Mission to Montreal - 27/10/62
032. The Removal Men - 03/11/62
033. The Mauritius Penny - 10/11/62
034. Death of a Great Dane - 17/11/62
035. The Sell-Out - 24/11/62
036. Death on the Rocks - 01/12/62
037. Traitor in Zebra - 08/12/62
038. The Big Thinker - 15/12/62
039. Death Dispatch - 22/12/62
040. Dead on Course - 29/12/62
041. Intercrime - 05/01/63
042. Immortal Clay - 12/01/63
043. Box of Tricks - 19/01/63
044. Warlock - 26/01/63
045. The Golden Eggs - 02/02/63
046. School for Traitors - 09/02/63
047. The White Dwarf - 16/02/63
048. The Man in the Mirror - 23/02/63
049. Conspiracy of Silence - 02/03/63
050. A Chorus of Frogs - 09/03/63
051. Six Hands Across a Table - 16/03/63
052. Killer Whale - 23/03/63

3ª Temporada - 1963 a 1964 (Preto e Branco)

053. Brief for Murder - 28/09/63
054. The Undertakers - 05/10/63
055. Man with Two Shadows - 12/10/63
056. The Nutshell - 19/10/63
057. Death of a Batman - 26/10/63
058. November Five - 02/11/63
059. The Gilded Cage - 09/11/63
060. Second Sight - 16/11/63
061. The Medicine Men - 23/11/63
062. The Grandeur That Was Rome - 30/11/63
063. The Golden Fleece - 07/12/63
064. Don't Look Behind You - 14/12/63
065. Death A La Carte - 21/12/63
066. Dressed to Kill - 28/12/63
067. The White Elephant - 04/01/64
068. The Little Wonders - 11/01/61.
069. The Wringer - 18/01/64
070. Mandrake - 25/01/64
071. The Secrets Broker - 01/02/64
072. Trojan Horse - 08/02/64
073. Build a Better Mousetrap - 15/02/64
074. The Outside-In Man - 22/02/64
075. The Charmers - 29/02/64
076. Concerto - 07/03/64
077. Esprit De Corps - 14/03/64
078. Lobster Quadrille - 21/03/64

4ª Temporada - 1965 a 1966 (Preto e Branco)

079. The Town of No Return (A Cidade de onde não se volta) - 02/10/65
080. The Gravediggers - 09/10/65
081. The Cybernauts (Os Cibernautas) - 16/10/65
082. Death at Bargain Prices (Morte a Preço de Ocasião) - 23/10/65
083. Castle Death - 30/10/65
084. The Master Minds - 06/11/65
085. The Murder Market - 13/11/65
086. A Surfeit of H2O (Excesso de H2O) - 20/11/65
087. The Hour that Never Was (A Hora que nunca soou) - 27/11/65
088. Dial a Deadly Number (Disque um Número Fatal) - 04/12/65
089. Man-Eater of Surrey Green - 11/12/65
090. Two's a Crowd (Dois é Multidão) - 18/12/65
091. Too Many Christmas Trees - 25/12/65
092. Silent Dust (Poeira Silenciosa) - 01/01/66
093. Room Without a View (Quarto sem Vista) - 08/01/66
094. Small Game For Big Hunters (Caça Miúda para um Grande Caçador) - 15/01/66
095. The Girl From Auntie (A Garota da Titia) - 22/01/66
096. The Thirteenth Hole - 29/01/66
097. Quick-Quick Slow Death - 05/02/66
098. The Danger Makers - 12/02/66
099. A Touch of Brimstone - 19/02/66
100. What the Butler Saw - 26/02/66
101. The House That Jack Built - 05/03/66
102. A Sense of History - 12/03/66
103. How to Succeed... at Murder (Como Executar um Assassinato) - 19/03/66
104. Honey For the Prince (Mel para o Príncipe) - 26/03/66

5ª Temporada - 1967 (Color)

105. From Venus With Love - 14/01/67
106. The Fear Merchants - 21/01/67
107. Escape in Time - 28/01/67
108. The See-Through Man - 04/02/67
109. The Bird Who Knew Too Much - 11/02/67
110. The Winged Avenger - 28/02/67
111. The Living Dead - 25/02/67
112. The Hidden Tiger - 04/03/67
113. The Correct Way to Kill - 11/03/67
114. Never, Never Say Die - 18/03/67
115. Epic - 01/04/67
116. The Superlative Seven - 08/04/67
117. A Funny Thing Happened on the Way to the Station - 15/04/67
118. Something Nasty in the Nursery - 22/04/67
119. The Joker - 29/04/67
120. Who's Who??? - 06/05/67
121. Return of the Cybernauts - 30/09/67
122. Death's Door - 07/10/67
123. The 50,000 Pound Breakfast - 14/10/67
124. Dead Man's Treasure - 21/10/67
125. You Have Just Been Murdered - 28/10/67
126. The Positive Negative Man - 04/11/67
127. Murdersville - 11/11/67
128. Mission... Highly Improbable - 18/11/67

6ª Temporada - 1968 a 1969 (Color)

129. The Forget-Me-Knot - 25/09/68
130. Game - 02/10/68
131. Super Secret Cypher Snatch - 09/10/68
132. You'll Catch Your Death - 16/10/68
133. Split! - 23/10/68
134. Whoever Shot Poor George Oblique Stroke XR40 - 30/10/68
135. False Witness - 06/11/68
136. All Done With Mirrors - 13/11/68
137. Legacy of Death - 20/11/68
138. Noon Doomsday - 27/11/68
139. Look- (stop me if you've heard this one) But There Were These Two Fellers... - 04/12/68
140. Have Guns- Will Haggle - 11/12/68
141. They Keep Killing Steed - 18/12/68
142. The Interrogators - 01/01/69
143. The Rotters - 08/01/69
144. Invasion of the Earthmen - 15/01/69
145. Killer - 22/01/69
146. The Morning After - 29/01/69
147. The Curious Case of the Countless Clues - 05/02/69
148. Wish You Were Here - 12/02/69
149. Love All - 19/02/69
150. Stay Tuned - 26/02/69
151. Take Me To Your Leader - 05/03/69
152. Fog - 12/03/69
153. Who Was That Man I Saw You With? - 19/03/69
154. Homicide And Old Lace - 26/03/69
155. Thingumajig - 02/04/69
156. My Wildest Dream - 07/04/69
157. Requiem - 16/04/69
158. Take-Over - 23/04/69
159. Pandora - 30/04/69
160. Get-A-Way - 14/05/69
161. Bizarre - 21/05/69

The New Avengers

1ª Temporada - 1976 a 1977 (Color)

001. The Eagle´s Nest - 22/10/76
002. House of Cards - 29/10/76
003. The Last of the Cybernauts...?? - 05/11/76
004. The Midas Touch - 12/11/76
005. Cat Amongst the Pigeons - 19/11/76
006. Target! - 26/11/76
007. To Catch a Rat - 03/12/76
008. The Tale of the Big Why - 10/12/76
009. Faces - 17/12/76
010. Gnaws - 21/12/76
011. Dirtier By the Dozen - 07/01/77
012. Sleeper - 14/01/77
013. The Three-Handed Game 21/01/77

2ª Temporada - 1977 (Color)

014. Dead Men Are Dangerous - 09/09/77
015. Angels of Death - 16/09/77
016. Medium Rare - 23/09/77
017. The Lion and The Unicorn - 30/09/77
018. Obssession - 07/10/77
019. Trap - 14/10/77
020. Hostage - 21/10/77
021. K is for Kill - Part 1 - 30/10/77
022. K is for Kill - Part 2 - 04/11/77
023. Complex - 11/11/77
024. Forward Base - 18/11/77
025. The Gladiators - 25/11/77
026. Emily - 17/12/77



Nenhum comentário:

Postar um comentário