Dedicado à Pietra Andrade Rodrigues, autora da idéia - 15 de Julho de 2010

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Protectors


 . 
The Protectors
Produção: 1972 a 1974
Total de Episódios: 52 (coloridos)
Elenco: Robert Vaughn, Nyree Dawn Porter e Tony Anholt
Distribuição no Brasil: Brascontinental
Dublagem: Odil Fono Brasil
 .
"Protectors" (1972 a 1974) foi a primeira série de TV estrelada pelo ator Robert Vaughn após a conclusão da clássica "O Agente da UNCLE" (1964 a 1968). Produzida para a TV inglesa, foi criada por Gerry Anderson, com produção a cargo da Lew Grade´s ITC Entertainment. Com episódios que duravam cerca de 25 minutos, gerou duas temporadas com um total de 52 episódios coloridos.
.
No Brasil, estreou pela Rede Globo de Televisão no primeiro semestre de 1973. Entrava aos Domingos, as 21h30, logo após o programa "Só o Amor Constrói" (que depois seria substituído pelo Fantástico).
.
.
"Protectors" foi concebido com base na intenção de Lew Grade e John Barry da Fabergé (uma grande empresa de perfume) de patrocinarem um novo show de televisão. Ao saberem disso, Gerry Anderson e Reg Hill correram para compor o conceito de uma companhia de detetives chamada "Os Protetores", instalados numa base americana sediada em Londres. As tramas mostravam três personagens pertencentes a essa companhia, aparentemente muito ricos, se movimentando com carros extremamente luxuosos, em locações feitas ao longo da Europa. Alguns críticos afirmam ainda hoje que esses locais eram utilizados como um diferencial para os fracos enredos utilizados na série.
.
.
A música tema utilizada para série foi "Avenues and Alleyways" que depois fez muito sucesso com Tony Christie, que a utilizou novamente no ano 2000, como parte da trilha sonora do filme "Love, Honour and Obey".
.
Entre os atores pensados para o papel principal - do detetive Harry Rule - estavam Paul Burke ("Cidade Nua"), Chuck Connors ("O Homem do Rifle"), Robert Culp ("Os Destemidos"), William Shatner ("Jornada nas Estrelas") e Ben Gazzara ("Alma de Aço"). Antes de Gerry Anderson se decidir por algum deles, Lew Grade anunciou ter contratado o ator Robert Vaughn, até em função do sucesso conseguido por ele algum tempo antes na clássica de espionagem "O Agente da UNCLE".
.
.
Enquanto Gerry Anderson se adiantava contratando o segundo nome do elenco - o ator Tony Anholt - eis que Lew Grade anunciava também ter fechado contrato com a atriz Nyree Dawn Porter, que havia feito muito sucesso na série "The Forsyte Saga" para a BBC Londrina. A contratação de dois personagens secundários ao invés de um, que era o planejado, forçou Gerry Anderson a reescrever todo os roteiros até então elaborados.
.
Desta forma, "Protectors" acabou nas mãos de Robert Vaughn como o detetive Harry Rule, Nyree Dawn Porter como a Condessa Caroline di Contini e Tony Anholt como o personagem Paul Buchet. Os métodos utilizados pelos detetives não eram convencionais. Eram agentes caros e por conta disso só podiam ser contratados por pessoas ricas ou grupos poderosos.
.
.
Com o desenrolar das filmagens Gerry Anderson enfrentou sérios problemas com o temperamento do ator Robert Vaughn, que constantemente reclamava não gostar da série e do incômodo que era para ele ficar muito tempo sediado na Inglaterra. Anderson em dado momento chegou a ameaçar processar o ator quando o mesmo demonstrou vontade em largar tudo e voltar para a Califórnia. Ao que parece, ambos acabaram chegando a um acordo mas é fato que nunca mais reataram amizade.
.
.
Apesar de não ter feito um estrondoso sucesso, "Protectors" ganhou uma segunda temporada mas não resistiu a produção de uma terceira, até porque John Barry da Fabergé e Lew Grade não quiseram dar continuidade ao programa. Desta forma, restou para Gerry Anderson começar a trabalhar num novo projeto que se tornou depois a série "Espaço 1999 / Space: 1999".
.
.
Apresentada na Inglaterra pela ITV, entre 07 de Julho de 1972 à 01 de Fevereiro de 1974, "Protectors" foi exibida no Brasil via Rede Globo em 1973 e 1974. Não chamou muita atenção, até porque nosso público na ocasião não estava acostumado com tramas policiais com apenas meia hora de duração. Com a falência da Distribuidora Brascontinental no Brasil a série nunca mais foi vista entre nós e por conta disso sua dublagem é dada como perdida.
.
Do elenco principal de "Protectors" todos já são falecidos. A atriz Nyree Dawn Porter foi vitimada por leucemia em Abril de 2001. O ator Tony Anholt faleceu por conta de um tumor no cérebro em Julho de 2002. Robert Vaughn faleceu em 11 de Novembro de 2016, vitimado por leucemia aguda (no dia 22 do mesmo mês completaria 84 anos)..
.
Protectors - Abertura Digital - Lançamento em DVD
.
video
.
Lista de Episódios
.
Primeira Temporada (1972 a 1973)
.
01. 2000 Feet to Die
02. Brother Hood
03. See No Evil
04. Disappearing Trick
05. Ceremony For the Dead
06. It Was All Over Leipzig
07. The Quick Brown Fox (A Raposa Marrom)
08. King Con
09. Thinkback
10. A Kind of Wild Justice
11. Balance of Terror
12. Triple Cross
13. The Numbers Game
14. For the Rest of Your Natural ...
15. The Bodyguards
16. A Matter of Life and Death
17. The Big Hit
18. One and One Makes One
19. Talkdown
20. Vocal
21. ... With a Little Help From My Friends
22. Chase
23. Your Witness
24. It Could Be Practically Anywhere on the Island
25. The First Circle
26. A Case For the Right
.
Segunda Temporada (1973 a 1974)
.
27. Quinn
28. Bagman
29. Fighting Fund
30. The Last Frontier
31. Baubles, Bangles and Beads
32. Petard
33. Goodbye George
34. Wam (1)
35. Wam (2)
36. Implicado
37. Dragon Chase
38. Decoy
39. Border Line
40. Zeke's Blues
41. Lena
42. The Bridge
43. Sugar and Spice
44. Burning Bush
45. The Tiger and the Goat
46. Route 27
47. Trial
48. Shadbolt
49. A Pocketful of Posies
50. Wheels (Rodas)
51. The Insider
52. Blockbuster

Nenhum comentário:

Postar um comentário