Dedicado à Pietra Andrade Rodrigues, autora da idéia - 15 de Julho de 2010

quinta-feira, 3 de março de 2016

Viagem ao Fundo do Mar



Voyage To The Bottom Of The Sea
Produção: 1964 a 1968
Número de Episódios: 110 (32 Preto e Branco – 78 Coloridos)
Elenco: Richard Basehart, David Hedison, Robert Dowdell, Henry Kulky, Terry Becker, Del Monroe
Produção: 20th Century Fox Television – Irwin Allen Productions
Dublagem: AIC SP
 . 
O diretor Irwin Allen ficou conhecido na década de 70 como mestre do cinema catástrofe graças ao sucesso de filmes como “O Destino do Poseidon”, “Inferno na Torre” e “O Dia em que o Mundo Acabou”. O que poucos sabem é que Allen deu início a sua carreira de sucessos na TV, no ano de 1963, com a versão televisiva de um filme que ele próprio dirigiu para o cinema em 1961.
.
O longa chamava-se “Viagem ao Fundo do Mar”, era fortemente influenciado por Julio Verne e tinha como base central a descoberta do Cinturão de Van Allen (uma região no espaço que concentra partículas no campo magnético da Terra provocando fenômenos atmosféricos). Allen escreveu o roteiro explorando a ideia do que poderia ocorrer caso as radiações provocadas pelo Cinturão atingissem a Terra em sua totalidade. Desta forma, os tripulantes do submarino nuclear Seaview tem por missão evitar que a radiação de tal cinto provoque uma incineração em nosso planeta.
.
Irwin Allen
.
O cinematográfico “Viagem ao Fundo do Mar” foi estrelado por Walter Pidgeon, que no filme interpretou o Almirante Nelson, responsável pela Fundação Nelson de Pesquisas Submarinas e criador do Submarino Seaview. A seu lado estava o Capitão Lee Crane (Robert Sterling), o Comandante Lucius Emery (Peter Lorre), o Tenente Chip Romano (Frankie Avalon), a Tenente Cathy Connors, noiva de Crane (Barbara Eden, antes de “Jeannie é um Gênio”), a psicóloga Dra. Susan Hiller (Joan Fontaine) e o cientista civil Miguel Alvarez (Michael Ansara, na ocasião marido de Barbara Eden na vida real). Ainda na tripulação, os dois únicos atores que migrariam depois para a série da televisão: Del Monroe (como Kowski, que na TV passou a se chamar Kowalski) e Mark Slade (como Malone, que na TV só apareceu na primeira fase do programa).
.
.
O sucesso do longa cinematográfico fez com que Allen levasse o projeto para a TV. Walter Pidgeon não quis repetir o papel do Almirante Nelson, personagem esse que acabou caindo no colo de Richard Basehart, um grande ator com excelente carreira no teatro (consta que ele aceitou o papel para que com isso obtivesse recursos financeiros para continuar produzindo peças teatrais). A presença de Basehart no elenco convenceu David Hedison a aceitar o convite de Allen para interpretar o Capitão Crane (papel esse que ele havia recusado viver no cinema).
.

.
No lugar de Peter Lorre entrou Henry Kulky, que interpretou o Chefe Curley Jones. Com a morte do ator em 1965, foi adicionado ao elenco o ator Terry Becker, que interpretou o Chefe Sharkey. Em substituição ao ator e cantor Frankie Avalon, Allen contratou Robert Dowdell para interpretar o Tenente Chip Morton.
.
Henry Kulky
.
Terry Becker
.
Robert Dowdell
.

O episódio piloto foi filmado em cores no ano de 1963. A primeira temporada, no entanto, foi totalmente gravada em preto e branco. O grande astro da série era sem sombra de dúvida o submarino nuclear, que atraía interesses militares de toda sorte. Consta que em 1967 o então Presidente do Brasil Marechal Costa e Silva chegou a visitar os bastidores de produção.

.
Situada uma década à frente, a primeira fase do programa trouxe tramas que exploravam espionagem num cenário de ficção, até em função da presença do submarino e seu arsenal de recursos. Como os roteiristas não estavam acostumados a escrever para esse gênero, criavam roteiros em torno daquilo que conheciam, situando cada história dentro do submarino. Em alguns episódios da primeira temporada já se faziam presentes monstros e outros seres, algo que passou a predominar a partir da segunda temporada, quando “Viagem ao Fundo do Mar” passou a ser produzida em cores. Aos poucos, Allen foi alterando radicalmente o rumo da série, com um novo monstro a cada semana. Além disso, criou o “SUBVOADOR”, um veículo que permitia aos tripulantes saírem do submarino para chegar mais rapidamente em solo firme.

.
.
Quando a série entrou em seu terceiro ano de produção, os executivos promoveram cortes no orçamento. Isso reduziu tudo, desde efeitos especiais, cenários e até profissionais. Aumentava o número de episódios com monstros e várias cenas mostradas eram na verdade gravações antigas de outras produções da Fox.
.
Quando “Viagem ao Fundo do Mar” estreou a quarta temporada, David Hedison e Richard Basehart não escondiam de ninguém o quanto descontentes estavam com os rumos tomados pela série. Além disso, se diziam cansados dos roteiros. Mesmo com tal desgaste, a audiência da série ainda era boa.
.
A essa altura, Allen já havia concluído a produção de “O Túnel do Tempo” e mantinha em produção outro grande sucesso que era “Perdidos no Espaço”. Na ocasião, o diretor tinha muito interesse em produzir um novo programa intitulado “Terra de Gigantes”. Mas os estudos iniciais demonstravam que o orçamento seria bastante elevado com a construção de cenários e aplicação de efeitos especiais.
.
.
Embora não exista uma razão única e definitiva para o cancelamento de “Viagem ao Fundo do Mar” e “Perdidos nos Espaço”, o fato é que ambas saíram do ar em março de 1968. E as negociações para conseguir produzir “Terra de Gigantes” podem ter determinado o fim de cada uma delas. O problema é que tal série estreou em setembro de 1968, mas o alto custo de produção acabou determinando o seu final em 1970.
.
“Viagem ao Fundo do Mar” foi exibida nos Estados Unidos entre 14 de Setembro de 1964 e 31 de Março de 1968. No Brasil foi lançada pela TV Record – Canal 7 de SP - em Maio de 1965. Entrava aos Domingos, as 20h00. Todos os episódios da série já foram lançados em DVD no mercado americano. Segundo a Fox, tal distribuidora – pelo menos por enquanto - não está autorizada a lançar outras produções de Irwin Allen no Brasil (a única até aqui foi “Perdidos no Espaço”, que vendeu horrores em solo brasileiro).
.
Do elenco da série já são falecidos:
Henry Kulky (11/08/1911 - 12/02/1965)
Richard Basehart (31/08/1914 - 17/09/1984)
Del Monroe (07/04/1936 - 05/06/2009)
.
Viagem ao Fundo do Mar - Abertura
.
.
Lista de Episódios

Primeira Temporada (1964 a 1965 - Preto e Branco)

Onze Dias a Zero Grau
A Cidade Submersa
Os Fabricantes do Medo
A Névoa do Silêncio
Pavor a Bordo
O Céu vem Abaixo
Retorno no Tempo
A Aldeia Misteriosa
A Linha Quente
O Naufrágio do Seaview
A Arma Misteriosa
Sem Saída
A Tempestade de Neve
O Espírito de Moby Dick
Viva o Rei
O Chefe
A Última Batalha
O Motim
O Dia do Juízo Final
Os Invasores
O Homem Indestrutível
O Plano Diabólico
O Computador Humano
O Sabotador
O Monstro Submarino
Os Anfíbios
O Exílio
A Força Desconhecida
Os Inimigos
O Segredo do Monstro
O Condenado
O Traidor

Segunda Temporada (1965 a 1966 - Colorido)

Jonas e a Baleia
A Bomba Humana
O Submarino Naufragado
Os Terríveis Cyborgs
Fuga de Veneza
O Canhoto
O Jogo Perigoso
O Gigante Submarino
O Pacificador
Os Sabotadores Silenciosos
O Rapto do Cientista
A Revolta das Máquinas
O Monstro do Espaço
Terror na Ilha dos Dinossauros
O Submarino Renegado
O monstro das Profundezas
O Fantasma
Céu em Chamas
O Soro da Juventude
A Baleia Gigantesca
O Navio Pirata
Massacre em Alto Mar
O Ataque da Aranha Monstruosa
O Monstruoso Homem Peixe
O Homem Mecânico
A Volta do Fantasma

Terceira Temporada (1966 a 1967 - Colorido)

O Monstro do Inferno
O Lobisomen
O Dia em que a Terra Acabou
Uma Noite de Terror
Os Terríveis
Dia de Crueldade
Águas Mortais
O Ser Interespacial
A Vigília da Morte
Invasão Mortal
O Submarino Fantasma
O Homem Vegetal
A Bomba Perdida
A Marca do Monstro
A Criatura
A Morte vem do Passado
O Monstro Incandescente
Os Homens Fósseis
A Sereia
A Múmia
O Homem Sombra
Ninguém Escapa da Morte
A Ilha do Juízo Final
Os Homens de Cera
A Nuvem Mortal
Destruam o Seaview

Quarta Temporada (1967 a 1968 - Colorido)

Fogos Mortais
As Bonecas Mortais
O Navio Fantasma
Viajando com o Pavor
Ordens Secretas
O Homem de Muitas Caras
Carga Fatal
A Hora Pré Determinada
O Resgate
Terror
Sem Hora para Morrer
Paranóia
Os Anfíbios Mortais
A Volta do Barba Negra
Os Duendes
O Homem Lagosta
O Pesadelo
O Abominável Homem das Neves
Segredos das Profundezas
O Homem Fera
Floresta Selvagem
Gelo Flamejante
Ataque!
Na Fímbria do Destino
O Relógio da Morte
Sem Volta

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário