Dedicado à Pietra Andrade Rodrigues, autora da idéia - 15 de Julho de 2010

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Super Homem


Adventures of Superman
Ano de Produção: 1952 a 1958
Número de Episódios: 104 (52 em preto e branco e 52 coloridos)
Elenco: George Reeves (1914 - 1959), Phyllis Coates, Noel Neill, Jack Larson, John Hamilton (1887 - 1958) e Robert Shayne (1900 - 1992).
Produção: Whitney Ellsworth, RobertJ. Maxwell e Bernard Luber
Tema Musical: Leon Klatzkin
Dublagem: AIC SP e Herbert Richers
"Matéria dedicada ao grande amigo Marcos Roberto Ramos Pereira"
.
Superman nasceu num planeta fictício chamado Krypton. Batizado como Kal-El, foi enviado à Terra por seu pai, o cientista Jor-El, pouco antes de Krypton explodir. O foguete aterrissou na cidade americana de Smallville (durante anos no Brasil as HQs se referiam a essa cidade chamando-a de Pequenópolis). O jovem Kal-El foi então descoberto e adotado - sob o nome de Clark Kent - pelo casal de fazendeiros Jonathan e Martha Kent. Na medida em que ia crescendo, descobria possuir habilidades diferentes do humanos. Para suas incursões usando tais poderes, adotou um traje azul e vermelho, confeccionado pela mãe com o tecido que o envolvia quando chegou ainda criança em sua pequena nave. Ao se tornar adulto, foi trabalhar como repórter no jornal "Planeta Diário", ao lado de Lois Lane.



Criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, Superman apareceu pela primeira vez em solo americano no mês de Junho de 1938, através de uma HQ da Action Comics. No Brasil, ele surgiu em Dezembro do mesmo ano, no suplemento "A Gazetinha", do jornal "A Gazeta", de propriedade do jornalista Cásper Líbero. As aventuras do homem de aço passaram depois para uma revista chamada "O Lobinho" e em 1945 para a Editora EBAL, onde foram publicadas até o ano de 1983, quando os direitos foram repassados para a Editora Abril.


A Gazetinha - 1938
O Lobinho - 1941

Entre 1941 e 1942 foram produzidos 17 desenhos animados pelos estúdios Max Fleischer, com distribuição a cargo da Paramount. O Superman desta produção tinha a mesma voz da versão radiofônica transmitida pela Radio Mutual Network. O herói voltaria em desenho animado entre 1966 a 1969 - numa produção da Filmation intitulada "The New Adventures of Superman" - e de 1973 a 1984 no desenho animado "Superamigos". Em 1987, uma nova série composta por 13 desenhos animados foi produzida pela Ruby Spears. Em 1996 a Warner Brothers produziu a série "Superman: The Animated Series", aclamada pela crítica e pelo público como sendo a melhor até então realizada.


Kirk Alyn

No cinema, o herói estreou em 1948 num seriado de 15 capítulos produzido pela Columbia Pictures. Intitulado "Superman", trazia o ator Kirk Alyn no papel central e Noel Neill como Lois Lane (no Brasil as HQs trocavam o nome Lois Lane para Miriam Lane). Como as cenas do herói voando eram muito difíceis de serem feitas, a produção optou por transformar o herói em desenho animado quando a ação demandava que o mesmo se deslocasse pelos ares de um local para outro. Este foi considerado o ponto mais fraco da série visto que outras similares - como a do Capitão Marvel - tinham efeitos mais convincentes. Outras trucagens mais eficazes neste Superman acabaram obscurecidas pelas fracas sequências de vôo. Os produtores alegaram na ocasião que a opção por tal recurso se deu por um tremendo fracasso que foi uma versão alternativa, onde filmaram Alyn suspenso por fios com projeção de nuvens ao fundo (os fios apareciam todos na tela e a saída foi apelar para a animação). Apesar disso, foi um grande sucesso financeiro, a ponto de ser apresentado em salas de cinema que nunca haviam antes exibido um seriado.


Em 1950 a mesma Columbia Pictures retomou o personagem em outro seriado de 15 capítulos, intitulado "Atom Man vs Superman", com Kirk Alyn e Noel Neill repetindo os personagens do seriado anterior. Os efeitos de vôo foram melhorados pelo simples fato de colocarem uma câmera ao lado do ator, que de braços esticados ficava exposto a uma máquina de vento e fumaça colocados acima dele. Tomadas mais longas, porém, continuaram a usar a animação verificada no exemplar anterior.


George Reeves e Phyllis Coates

Em 1951 o ator George Reeves estrelou como Superman, ao lado de Phyllis Coates como Lois Lane, o primeiro longa cinematográfico do homem de aço: "Superman and the Mole-Man". Produzido por Barney Sarecky e dirigido por Lee Sholem, foi filmado em 12 dias, com um total de 58 minutos de duração.


O mesmo foi produzido para se testar a receptividade de uma provável série de TV intitulada "Adventures of Superman". Lançado nos cinemas americanos em 23 de Novembro de 1951, o filme teve boa receptividade, sendo exibido na televisão ainda em 18 de Dezembro daquele mesmo ano. Com a produção da série iniciada em 1952, tal longa fora transformado no episódio "The Unknown People", tendo sido exibido em duas partes, como os episódios 25 e 26 que finalizaram a primeira temporada do programa.
.

A exibição da série iniciou em Setembro de 1952 sob o patrocínio da Kellogg's, o mesmo que já havia patrocinado o herói em sua era radiofônica. Pelo menos quatro estúdios foram utilizados durante a produção: RKO (que depois se tornaria a Desilu), Califórnia, Chaplin e Ziv.
.
.
.

Os efeitos do Superman voando na série de TV eram bem mais ambiciosos que os utilizados por Kirk Alyn em seus dois seriados cinematográficos. Os mesmos envolviam três fases: decolar, voar e pousar. Cabos e fios sustentavam George Reeves para que ele fizesse as cenas de decolagem na primeira fase do programa. Dublês foram utilizados e por vezes o próprio ator realizava tais cenas. No episódio "Ghost Wolf" alguns fios se quebraram e Reeves caiu no chão do estúdio. Por conta disso, uma nova estratégia foi adotada: com uma agilidade surpreendente, o ator aparecia saltando, entrando e saindo das janelas dos prédios, com o auxílio de um trampolim. Para outras cenas onde aparecia voando, Reeves era colocado sobre uma prancha com a projeção de nuvens ou prédios ao fundo. Alguns episódios da primeira fase do programa chamam a atenção pelo seu tom violento e por vezes realista, digno de uma trama policial e não de uma aventura focando um super-herói.
.
Para a segunda temporada, a atriz Phyllis Coates optara por abandonar a produção já que pretendia ter seu próprio programa. Em seu lugar foi introduzida a mesma Noel Neill que interpretou a repórter Lois Lane nos dois seriados cinematográficos.


A série passou a focar mais o público infantil, diminuindo a violência e acrescentando maior ingenuidade às tramas. A partir da terceira temporada - iniciada em 1955 - os episódios passaram a ser produzidos em cores.

.

A série contabilizou 104 episódios em 6 temporadas de produção, com a última exibição datada de 05 de Maio de 1958. O herói se tornou tão popular que chegou a fazer uma participação especial na série de TV "I Love Lucy". Mas isso acabou por estrangular a carreira do ator George Reeves, com seguidas negativas para outros trabalhos em função de ter ficado muito marcado pelo papel.


Superman em "I Love Lucy"

Reeves nasceu George Keefer Brewer em 05 de Janeiro de 1914. Ao ser adotado pelo padrasto, recebeu o nome de George Bessolo. O ator casou-se com Ellanora Needles em 1940. Sem filhos, o casal se divorciou em 1950. Reeves era visto com a roupa do Superman visitando hospitais dando atenção especialmente para crianças vitimadas por câncer. Com elas tinha de ser cauteloso pois não raras vezes fora agredido a socos e pontapés pelos pequenos que teimavam em testar sua invulnerabilidade.
.
Na vida pessoal, era mulherengo e gostava de fumar. Os executivos de produção aconselharam o ator a parar de fumar e não fazer aparições públicas com namoradas para não prejudicar sua imagem e nem a do herói que encarnava, visto o mesmo ser um modelo de virtude e saúde para as crianças em geral.


.

No dia 16 de Junho de 1959, George Reeves foi encontrado morto com um tiro na cabeça em sua casa de Los Angeles. Com sua morte, surgiram boatos de que o ator teria sido assassinado ou cometido suicídio. A versão de suicídio é atribuída até hoje ao cancelamento da série no ano anterior e sua dificuldade em arrumar novos papéis, fato este que o teria levado à uma depressão. A versão de assassinato foi levantada em função do ator ter sido encontrado despido em sua cama, com marcas de balas adicionais no assoalho, algumas contusões no corpo e sinais de luta no quarto. Para os adeptos de tal versão, seu assassinato estaria ligado ao romance que vinha mantendo com Toni Mannix, esposa de E.J. Mannix, um dos executivos mais poderosos da Metro Goldwyn Mayer. A investigação feita pela polícia chegou a conclusão de que o ator cometera suicídio. Querendo ou não, ele já havia tentado suicídio duas vezes antes, tendo sido essa a mesma causa da morte de seu padrasto.


George Reeves
Christopher Reeve

Depois de Reeves, o herói retornaria através dos cinemas, na pele do ator Christopher Reeve, que viveu Superman em quatro longas realizados entre 1978 e 1987. Em 1995 Reeve sofreu um acidente causado ao cair de um cavalo, que o deixou tetraplégico. O ator veio a falecer em 2004, vitimado por um infarto.


John Haymes Newton
Gerard Christopher

John Haymes Newton foi o ator que assumiu a pele do herói em 1988 numa série para TV intitulada "Superboy". Após a conclusão da primeira temporada, ele foi substituído por Gerard Christopher, que estrelou o programa até seu final, em 1992.

Dean Cain

Dean Cain foi quem deu vida ao personagem na série de TV "Lois e Clark: As Novas Aventuras do Superman". Produzida pela ABC, começou em 1993 e foi concluída em 1997, após quatro temporadas.


Tom Welling

Tom Welling protagonizou a série de TV "Smallville", chamada aqui no Brasil de "Smallville: As Aventuras do Superboy". A produção começou em 2001 e terminou em 2011, explorando as aventuras do herói quando ainda era adolescente.

Brandon Routh

O ator Brandon Routh encarnou o herói quando de sua volta ao cinema no ano de 2006. O filme, intitulado "Superman - O Retorno", pretendia ser uma continuação dos quatro filmes estrelados por Christopher Reeve. Não fez o sucesso esperado.

Henry Cavill

O mais recente ator a viver o personagem é Henry Cavill, astro principal de "O Homem de Aço", produção de 2013. Não é dos melhores filmes sobre Superman, mas impressiona pelos efeitos especiais.
.
Afora os acima citados, já encarnaram Super Homem os atores Ray Middleton (num evento da DC Comics de 1940) e Bob Holiday (numa peça da Broadway de 1966).


Ray Middleton - 1940
Bob Holiday - 1966

A série de TV protagonizada por George Reeves chegou ao Brasil através da DIF (Distribuidora e Importadora de Filmes). Num artigo publicado pelo jornal "Folha de São Paulo" datado de 04 de Outubro de 1961, a DIF dava conta de que possuía os direitos de distribuição da série, mas que nenhuma emissora havia manifestado interesse em exibi-la.
.
"Super Homem" só chegou na grade de programação da televisão aberta quando a TV Bandeirantes, Canal 13 de São Paulo, inaugurada no sábado 13 de Maio de 1967, alocou-a em sua programação de segunda a sexta-feira, a partir do dia 15 de Maio, no horário das 18h43, após breve boletim do "Titulares da Notícia" (que entrava no ar as 18h40).



Pouca gente reparou no programa visto que o mesmo adentrava o horário das 19h00 e concorria com a telenovela "Redenção", da TV Excelsior, que obtinha na ocasião 70% da audiência no eixo Rio-SP. Com o passar dos meses, esse quadro se agravou visto que "Super Homem" acabava iniciando no horário das 19h00, o mesmo de início dessa novela.



Em 1970 "Super Homem" estava na programação vespertina da TV Globo e foi por essa mesma emissora que voltou a ser exibido no final dos anos 70, início dos anos 80, na "Sessão Aventura". Tempos depois fora alocada para o horário das 12h00, época em que muitos colecionadores começaram a gravar episódios dessa série em VHS. Na ocasião, a dublagem original da AIC SP fora descartada em função de uma redublagem executada pela Herbert Richers. Curioso constatar que "Super Homem" nunca ocupou horário nobre na nossa TV.
.
Sua última exibição entre nós ocorreu através do extinto canal a cabo argentino Retro Channel, que exibiu a série com som original e legendas em português (o canal era parte integrante da grade de atrações da DirecTV).
.
O lançamento da primeira temporada em DVD no Brasil decepcionou nas vendas e o resultado é que as demais temporadas só foram lançadas pela Warner no exterior, com opção de legendas em inglês e espanhol. Tempos atrás ambos os seriados estrelados por Kirk Alyn foram disponibilizados entre nós nesse formato de mídia.

Super Homem - Dublagem AIC SP


.
Super Homem - Abertura
.
.
Super Homem - Cenas
.

Lista de Episódios
.
• Pilot

25     1-25                18/Dec/51    The Unknown People (1) 
26     1-26                18/Dec/51    The Unknown People (2) 

• Season 1

1      1-01                19/Sep/52   Superman on Earth 
2      1-02                26/Sep/52   The Haunted Lighthouse 
3      1-03                03/Oct/52   The Case of the Talkative Dummy 
4      1-04                10/Oct/52   Mystery of the Broken Statues 
5      1-05                17/Oct/52   The Monkey Mystery 
6      1-06                24/Oct/52   Night of Terror 
7      1-07                31/Oct/52   The Birthday Letter 
8      1-08                07/Nov/52   The Mind Machine 
9      1-09                14/Nov/52   Rescue 
10     1-10                21/Nov/52   The Secret of Superman 
11     1-11                28/Nov/52   No Holds Barred 
12     1-12                05/Dec/52   The Deserted Village 
13     1-13                12/Dec/52   The Stolen Costume 
14     1-14                19/Dec/52   Mystery in Wax 
15     1-15                26/Dec/52   Treasure of the Incas 
16     1-16                02/Jan/53   Double Trouble 
17     1-17                09/Jan/53   The Runaway Robot 
18     1-18                16/Jan/53   Drums of Death 
19     1-19                23/Jan/53   The Evil Three 
20     1-20                30/Jan/53   Riddle of the Chinese Jade 
21     1-21                06/Feb/53   The Human Bomb 
22     1-22                13/Feb/53   Czar of the Underworld 
23     1-23                20/Feb/53   The Ghost Wolf 
24     1-24                27/Feb/53   Crime Wave 

• Season 2

27     2-01                18/Sep/53   Five Minutes to Doom 
28     2-02                25/Sep/53   The Big Squeeze 
29     2-03                03/Oct/53   The Man Who Could Read Minds 
30     2-04                10/Oct/53   Jet Ace 
31     2-05                17/Oct/53   Shot in the Dark 
32     2-06                24/Oct/53   The Defeat of Superman 
33     2-07                31/Oct/53   Superman in Exile 
34     2-08                07/Nov/53   A Ghost for Scotland Yard 
35     2-09                14/Nov/53   The Dog Who Knew Superman 
36     2-10                21/Nov/53   The Face and the Voice
37     2-11                28/Nov/53   The Man in the Lead Mask 
38     2-12                05/Dec/53   Panic in the Sky 
39     2-13                12/Dec/53   The Machine That Could Plot Crimes 
40     2-14                19/Dec/53   Jungle Devil 
41     2-15                26/Dec/53   My Friend Superman 
42     2-16                02/Jan/54   The Clown Who Cried 
43     2-17                09/Jan/54   The Boy Who Hated Superman 
44     2-18                16/Jan/54   Semi-Private Eye 
45     2-19                23/Jan/54   Perry White's Scoop 
46     2-20                30/Jan/54   Beware the Wrecker 
47     2-21                06/Feb/54   The Golden Vulture 
48     2-22                13/Feb/54   Jimmy Olsen, Boy Editor 
49     2-23                20/Feb/54   Lady in Black 
50     2-24                27/Feb/54   Star of Fate 
51     2-25                06/Mar/54   The Whistling Bird 
52     2-26                13/Mar/54   Around the World with Superman 

• Season 3

53     3-01                23/Apr/55   Through the Time Barrier 
54     3-02                30/Apr/55   The Talking Clue 
55     3-03                07/May/55   The Lucky Cat 
56     3-04                14/May/55   Superman Week 
57     3-05                21/May/55   Great Caesar's Ghost 
58     3-06                28/May/55   Test of a Warrior 
59     3-07                04/Jun/55   Olsen's Millions 
60     3-08                10/Sep/55   Clark Kent Outlaw 
61     3-09                17/Sep/55   The Magic Necklace 
62     3-10                24/Sep/55   The Bully of Dry Gulch 
63     3-11                01/Oct/55   Flight to the North 
64     3-12                08/Oct/55   The Seven Souvenirs 
65     3-13                15/Oct/55   King for a Day 

• Season 4

66     4-01                18/Feb/56   Joey 
67     4-02                25/Feb/56   The Unlucky Number 
68     4-03                03/Mar/56   The Big Freeze 
69     4-04                10/Mar/56   Peril by Sea 
70     4-05                21/Apr/56   Topsy Turvy 
71     4-06                28/Apr/56   Jimmy the Kid 
72     4-07                05/May/56   The Girl Who Hired Superman 
73     4-08                12/May/56   The Wedding of Superman 
74     4-09                19/May/56   Dagger Island 
75     4-10                26/May/56   Blackmail 
76     4-11                02/Jun/56   The Deadly Rock 
77     4-12                09/Jun/56   The Phantom Ring 
78     4-13                16/Jun/56   The Jolly Roger 

• Season 5

79     5-01                08/Mar/57   Peril in Paris 
80     5-02                15/Mar/57   Tin Hero 
81     5-03                22/Mar/57   The Town That Wasn't 
82     5-04                29/Mar/57   The Tomb of Zaharan 
83     5-05                05/Apr/57   The Man Who Made Dreams Come True 
84     5-06                12/Apr/57   Disappearing Lois 
85     5-07                19/Apr/57   Money to Burn 
86     5-08                26/Apr/57   Close Shave 
87     5-09                03/May/57   The Phony Alibi 
88     5-10                10/May/57   The Prince Albert Coat 
89     5-11                17/May/57   The Stolen Elephant 
90     5-12                24/May/57   Mr. Zero 
91     5-13                31/May/57   Whatever Goes Up 

• Season 6

92     6-01                03/Feb/58   The Last Knight 
93     6-02                10/Feb/58   The Magic Secret 
94     6-03                17/Feb/58   Divide and Conquer 
95     6-04                24/Feb/58   The Mysterious Cube 
96     6-05                03/Mar/58   The Atomic Captive 
97     6-06                10/Mar/58   The Superman Silver Mine 
98     6-07                17/Mar/58   The Big Forget 
99     6-08                24/Mar/58   The Gentle Monster 
100    6-09                31/Mar/58   Superman's Wife 
101    6-10                07/Apr/58   Three in One 
102    6-11                14/Apr/58   The Brainy Burro 
103    6-12                21/Apr/58   The Perils of Superman 
104    6-13                05/May/58   All That Glitters 

Observação

A pedido do Departamento do Tesouro dos EUA, a produtora fez um filme especial para promover planos de poupança para as crianças e esse teria sido o episódio nº 105, chamado de “Stamp Day for Superman”, mostrado no ensino fundamental em 1960. Sendo o único que entrou em domínio público, não consta da lista oficial de episódios da série. Nele, a presença de Clark Kent (Superman), Jimmy Olsen e Lois Lane em um episódio normal em preto e branco, da segunda temporada, com os semi-regulares Tristam Coffin (como porta-voz do governo) e Billy Nelson (como um criminoso). A direção ficou a cargo de Thomas Carr.


Narração da Abertura de Cada Episódio

"Mais rápido que uma bala;
Mais poderoso que uma locomotiva;
Capaz de transpor altos prédios de um pulo só;
Olhem, lá no céu!
É um pássaro!
É um avião!
É o Super-Homem!
Sim, é o Super-Homem,
visitante de outro estranho planeta,
que veio para a Terra com poderes e habilidades,
muito além das conhecidas pelo homem.
O Super-Homem, que pode mudar o curso dos rios caudalosos;
vergar o aço com as próprias mãos;
e que, disfarçado como Clark Kent,
melhor repórter de um grande jornal da cidade,
enfrenta uma infindável luta pela liberdade
e justiça para o bem de todos".




2 comentários:

  1. Belíssima matéria. Possuo o seriado completo!!! Todas as 6 Temporadas!!! Aqui no Brasil infelizmente saiu somente a 1ª Temporada. Consegui comprar as restantes diretamente dos EUA e inseri legendas em português em todos os episódios e extras. Ficou ótimo!!! Quem tiver interesse é só contatar cinemadvdnostalgia@gmail.com.
    Em tempo: poderia ser devidamente verificado se o seriado estreou mesmo pela Bandeirantes no ano de 1967??? Eu possuía uma coleção antiga de gibis do "Fantasma", publicada pela RGE (atual Ed. Globo) e em suas edições (do ano de 1965/66) encontrava-se em suas páginas várias chamadas de programas da recém fundada Rede Globo, como por exemplo: "Mister Ed", "A Feiticeira", Programa do Capitão Furacão", e entre eles, no horário das 19:15hs está o Super Homem, com uma foto estampada do rosto o George Reeves ao lado do anúncio. Ou seja, sua estreia aqui no Brasil deve ter-se dado mesmo no ano de 1965 na própria Globo e não na Bandeirantes, que apenas o reprisou em seguida. Poderia confirmar tal informação??? Abração e parabéns pela matéria!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As programações antigamente eram regionais. A Globo, por exemplo, foi fundada no Rio de Janeiro em 1965. Aqui em SP o que existia no Canal 5 era a TV Paulista, das Organizações Vitor Costa. Portanto, Super-Homem pode mesmo ter sido exibido no Rio de Janeiro, no ano de 1965, pela estreante Rede Globo, algo que não aconteceu em São Paulo, já que a Globo só incorporou o Canal 5 no ano de 1966 (e não exibiu Super-Homem naquela época, algo que coube a Bandeirantes no ano seguinte). As informações do blog são baseadas nas estreias ocorridas em São Paulo, até porque a grande maioria das atrações iniciavam exibição por SP e depois pelo resto do País (esse conceito de rede não simultânea foi inventado pela TV Excelsior Canal 9 de SP por conta das novelas e das séries que exibia). Rede simultânea via satélite só passou a existir a partir de 1969, com o lançamento do Jornal Nacional. A fonte de informação com relação a programação dos canais a quem recorro com certa frequência é do banco de dados do Jornal Folha de SP.

      Excluir