Dedicado à Pietra Andrade Rodrigues, autora da idéia - 15 de Julho de 2010

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Mr. Bean

.
Mr. Bean
Produção: 1989 a 1995
Número de Episódios: 14 (Color)
Elenco: Rowan Atkinson como Mr Bean
Criação: Rowan Atkinson, Richard Curtis e Ben Elton
Transmissão: ITV Inglesa
.
“Mr. Bean” é o personagem principal de uma série de humor, cujo primeiro episódio foi transmitido em 01 de janeiro de 1990 pela ITV inglesa. O intérprete de Bean – o ator Rowan Atkinson – criou o personagem como se o mesmo tivesse a mentalidade de uma criança de seis anos. Cada episódio da série era relativamente curto – cerca de 20 minutos – sendo que os primeiros traziam como inovação o fato de cada um mostrar três segmentos diferentes de situação (algo que o pessoal do meio chama de esquete).
.
A série chegou ao Brasil pela TV a Cabo - Canal Globosat - em 03 de Abril de 1994. Era exibido aos Domingos, as 23h15. A partir de 30 de Abril de 1995 a TV Globo introduziu o personagem dentro do programa Fantástico. Sem exibir a apresentação original do programa, a emissora optou inicialmente por exibir a cada domingo um esquete; ou seja, se cada episódio possuía três esquetes, a Globo fechava a exibição de um episódio completo a cada três domingos.
.
.
Durante os cinco anos em que esteve no ar na Inglaterra, “Mr. Bean” conseguiu enorme audiência, a ponto de, no ano de 1992, ser assistido por quase dezenove milhões de telespectadores durante a exibição do episódio “The Trouble With Mr. Bean”. Dado o imenso sucesso, o programa ganhou um número de relevante de prêmios e gerou uma série animada.
.
.
Uma das curiosidades mais marcantes do personagem é o fato dele viver num pequeno apartamento no norte da Inglaterra, sempre acompanhado de um ursinho de pelúcia chamado Teddy. O número de diálogos em cada episódio é mínimo. E não podemos deixar de mencionar o pequeno veículo que ele utiliza, fechado com um cadeado e desprovido do volante pelo próprio dono para evitar furtos.

.
Na abertura de cada episódio (exceto o primeiro), é cantada uma música em coral que diz “Ecce homo qui est faba” (em latim, “eis o homem que é feijão”), numa clara referência ao fato de Bean, em inglês, significar feijão. No encerramento é cantado “Vale homo qui est faba” (em latim, “adeus homem que é feijão). A música foi escrita por Howard Goodall e é cantada pelo coral da Southwark Cathedral.
.
.
Em 1997, o personagem foi levado para o cinema. No filme – intitulado “Bean” - uma galeria de arte americana decide comprar um famoso quadro chamado “A Mãe de Whistler”. Para a primeira exposição em público, a galeria pede à Royal National Gallery que lhes seja enviado um ilustre conhecedor de arte para fazer o discurso de abertura. Como Bean era o mais atrapalhado funcionário da galeria, os conselheiros decidem envia-lo para dessa forma se livrarem dele. O filme foi dirigido por Mel Smith com um orçamento de US$ 22 milhões. Não repetiu o êxito obtido na televisão, mas ainda assim arrecadou cerca de US$ 232 milhões mundo afora.
.
.
No ano de 2007, Rowan Atkinson voltou a repetir o personagem no cinema, desta feita em “As Férias de Mr. Bean”, sob direção de Steve Bendelack. Neste exemplar, ele ganha como prêmio de uma rifa: uma nova máquina de filmar, 200 Euros e uma semana de férias no sul da França. Por ocasião dessa produção, Atkinson chegou a declarar que este seria seu último filme como Mr. Bean.
.
.
Verdade ou não, o ator voltou a encarnar o personagem na abertura das olimpíadas de 2012, em Londres. No evento, Bean atrapalha a orquestra utilizando um smartphone ao mesmo tempo que um vídeo exibe uma paródia do filme “Carruagens de Fogo”.
.
As exibições da série aqui no Brasil sempre foram irregulares. A mais recente tentativa na TV aberta foi feita pela Bandeirantes, utilizando-a como “tapa-buraco” na programação. Na TV a Cabo - além da Globosat - a mesma já foi exibida pelos canais Viva e AE.
.

.
Todos os episódios que compõem a série já foram lançados em DVD no Brasil, assim como os longas cinematográficos. A série também já esteve disponível no segmento de TV por Internet (Netflix). E há quem diga que Mr. Bean pode retornar em nova produção ...
.
Mr Bean - Abertura
.
.
Lista de Episódios
Ano
Episódio
Título em Português
Título Original
01
Mr. Bean
Mr. Bean
02
A Volta de Mr. Bean
The Return of Mr. Bean
03
A Maldição de Mr.Bean
The Curse of Mr. Bean
04
05
O Problema com Mr. Bean
The Trouble with Mr. Bean
06
Mr. Bean Ataca Novamente
Mr. Bean Rides Again
07
Feliz Natal, Mr. Bean
Merry Christmas, Mr. Bean.
08
Mr. Bean no Quarto 426
Mr. Bean in Room 426
09
Cuidado com o Bebê, Mr. Bean
Mind the Baby, Mr. Bean
10
Mr. Bean em Faça você Mesmo
Do-It-Yourself, Mr. Bean
11
Mr. Bean Volta à Escola
Back to School, Mr. Bean
12
O Jogo de Golfe de Mr. Bean
Tee Off, Mr. Bean
13
Boa Noite, Mr. Bean
Goodnight, Mr. Bean
14
Corte de cabelo de Mr. Bean
Hair by Mr. Bean of London


Nenhum comentário:

Postar um comentário